Cifra Club

Cantor e compositor Moraes Moreira morre aos 72 anos

A música brasileira está de luto: morreu, na manhã desta segunda-feira (13), no Rio de Janeiro, o cantor e compositor baiano Moraes Moreira. Ele tinha 72 anos. Ainda não se sabe a causa da morte do músico, um dos maiores agitadores culturais do nosso país.

“Ele estava bem, ninguém sabe as causas”, informou um familiar do artista. De acordo com a revista Fórum, “Moraes faleceu dormindo em sua casa na Gávea”.

Moraes Moreira, de braços cruzados e expressão séria

Moraes Moreira morreu enquanto dormia (Foto/Divulgação)

Antônio Carlos Moraes Pires, o popular e já saudoso Moraes Moreira, deixa um legado de muitos sucesso e relevância na cultura brasileira. No icônico Carnaval de Salvador, por exemplo, ele é considerado o primeiro cantor de trio elétrico. Entre 1969 e 1975, Moraes fez parte do grupo Novos Baianos. Com muito bom gosto, a banda soube fazer o diálogo musical de Jackson do Pandeiro com Jimi Hendrix.

Moraes Moreira deixou 40 discos gravados, entre Novos Baianos, carreira solo, dupla com o guitarrista Pepeu Gomes e ainda o emblemático trabalho junto ao Trio Elétrico Dodô e Osmar.

Em breve, este post será transformado em um memorial à altura da obra única deste gênio da música brasileira popular. Por horas, meu amigo e minha amiga, vamos relembrar um dos grandes momentos da carreira de Moraes Moreira.

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK