Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Dia do Reggae: as 10 músicas mais tocadas de Bob Marley no Brasil

      11 de maio de 2020 11:44 Por Gustavo Morais

      11 de maio é comemorado o Dia Nacional do Reggae no Brasil. A data foi escolhida em alusão ao aniversário de morte de Bob Marley, expoente máximo do ritmo jamaicano, aos 36 anos, no ano de 1981. Marley não resistiu às complicações de um câncer, que começou na unha e depois migrou para cérebro, pulmão e estômago.

      Imagem de Bob Marley estilizada com as cores do reggae

      Dia Nacional do Reggae tem relação direta com a passagem de Bob Marley na Terra (Foto/Divulgação)

      Em levantamento inédito, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) indica quais são as músicas do cantor e compositor e as mais tocadas nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública, como rádio, sonorização ambiental, shows e música ao vivo.

      A pesquisa é uma singela homenagem ao Dia Nacional do Reggae, um gênero de música completamente fundido ao estilo de vida de seus adeptos.

      Músicas mais tocadas de Bob Marley

      Bob Marley tem 688 músicas e 1853 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad. A maior parte de seus rendimentos em direitos autorais pela execução pública de suas músicas, nos últimos cinco anos, vem dos segmentos de shows, música ao vivo, rádios e tv, que correspondem a 70% do que é destinado à obra dele.

      É importante ressaltar que seus herdeiros continuam recebendo os direitos autorais pela execução pública de suas músicas. Esse pagamento é assegurado por 70 anos após a morte do autor (ou do último autor, em caso de parcerias), conforme determina a lei do direito autoral (9.610/98). Sendo assim, os 13 filhos reconhecidos por Marley recebem o repasse por parte do Ecad.

      Bob Marley cantando ao vivo, com sua jaqueta estilizada nas cores do reggae

      Musicalidade de Bob Marley é bastante admirada no Brasil (Foto/Divulgação)

      A seguir, você relembra e confere as cifras das 10 músicas mais tocadas de Bob Marley no Brasil. Se prepare aí para receber essa inundação de boas vibrações.

      1. Is This Love

      A música mais tocada de Marley no Brasil foi lançada no disco Kaya, de 1978. A letra é uma pura mensagem de amor, boas vibrações e relacionamento sem trapaças. É uma música ideal pra mandar pro crush, hein?

      O clipe acima música foi filmado no Keskidee Arts Centre, em Londres, e marcou a primeira aparição pública da modelo Naomi Campbell, então com sete anos. A cifra de Is This Love não tem muito segredo. Com 6 acordes, incluindo 3 pestanas, você desembola a questão.

      2. Three Little Birds

      Em 1977, a banda Bob Marley & The Wailers lançou o disco Exodus. O álbum marcou a conexão sonora do reggae com blues, soul, funk e rock britânico.

      Para tocar essa música, você só precisa de três acordes. A batida reggae, no entanto, requer toda uma atenção especial. A cifra e a videoaula completa de Three Little Birds, como não poderia ser diferente, estão lá no Cifra Club.

      3. I Shot The Sheriff

      Essa canção foi lançada pela banda The Wailers no disco Burnin’, de 1973, o último trabalho que o grupo lançou antes de passar a usar o nome Bob Marley & The Vailers. Bem polêmica, sobretudo para a época em que chegou ao mercado, I Shot The Sheriff mostra um cara admitindo ter atirado no xerife local.

      O narrador também afirma ter agido em legítima defesa e afirma ser falsamente acusado de ter matado o vice-xerife. Seria uma forma de denunciar repressão policial? Vale a reflexão ;) Polêmicas à parte, você confere a cifra completa de I Shot The Sheriff, o reggae que fez a cabeça de Eric Clapton.

      4. Could You Be Loved

      Essa canção faz parte do disco Uprising, lançado em maio de 1980, o último trabalho lançado com Bob Marley ainda em vida. Este álbum é um dos mais religiosos, com quase todas as músicas abordando a crença Rastafari.

      Esse trabalho marcou um período de muito sucesso na carreira de Bob Marley. Porém, ao mesmo tempo, ele descobriu a doença que levou sua vida cerca de um ano depois do lançamento do icônico álbum. Para tocar Could You Be loved, você precisa fazer um riff maroto, conforme consta na cifra.

      5. Don’t Matter

      A música Don’t Matter não consta na discografia de Bob Marley. A relação mais próxima que Marley tem com esse termo está na música Don’t Matter, de Akon, cujo refrão interpola fragmentos da canção Zimbabwe, faixa lançada no disco Survival, de 1979.

      6. Redemption Song

      Essa é a última música, do último lado, do último disco de Bob Marley. Tecnicamente, Redemption Song foi o canto do cisne de Marley. A letra tem versos buscados no discurso do orador pan-africano Marcus Garvey.

      Quando gravou essa canção, Bob já sabia que estava com câncer. De acordo com Rita Marley, “ele estava secretamente afundado em dor e o tratamento foi a sua própria mortalidade, o que está bastante visível no álbum, particularmente nesta faixa”.

      Com mais de 2 milhões de exibições, no Cifra Club, a cifra de Redepmtion Song é a mais acessada de Bob Marley. Mais do que uma canção, um hino.

      7. Stir It Up

      Escrita em 1967, Stir It Up foi gravada no disco Catch a Fire, o quinto trabalho do The Wailers, de 1973. A letra dessa canção mostra a pegada, digamos, mais sedutora de Marley.

      Com três acordes e um punhado de bons versos, a cifra de Stir It Up é um exemplo de que “menos é mais”. Tudo isso, claro, não seria tão mágico sem a batida regueira.

      8. Get Up Stand Up

      Fruto de uma parceria de por Bob com Peter Tosh, essa música faz parte do disco Burnin’, de 1973. A letra aborda questões sociais, como a luta por direitos civis, manipulação religiosa e política.

      Confira a videoaula e a tab de baixo de Get Up Stand Up, canção que uniu duas das mentes mais brilhantes da música em geral. Preste bem atenção na letra, uma das amostras mais claras do reggae roots.

      9. Waiting In Vain

      Mais uma música do disco Exodus, de 77. Naquela época, Bob já tinha trocado o clima tropical da Jamaica pelo frio aconchegante da Inglaterra.

      Para tocar Waiting In Vain, é preciso estar em dia com as pestanas. O arranjo também tem um solo bem bacana, desses que você não pode deixar de tirar.

      10. Jamming

      Assim como a música de número 9 neste top, Jamming também está no disco Exodus. Apesar de ser uma canção mais romântica, a letra aborda assuntos relacionados à religião.

      Para tocar essa musica, não tem mistérios! A cifra de Jamming é bem simples, ou seja, você vai tirar essa canção sem grandes dificuldades.

      Mais conteúdo de reggae

      Se você curte regae, saiba que tenho mais uns conteúdos para te aplicar. Dá só uma olhadinha nos posts abaixo:

      E já que você chegou até aqui, que tal dar um hel para espalhamos essa positividade que só o reggae tem? É bem relax: basta você compartilhar o link deste post por aí e, de quebra, marcar a galera que curte esse rolê! No mais… good vibes, sempre :D