Cifra Club

Pagode anos 90: conheça o ritmo que embalou gerações

Neste artigo, você confere as origens do gênero musical, principais artistas e hits do pagode antigo!

Se você se lembra com saudades do pagode anos 90, provavelmente tem a memória de grupos numerosos comandando os programas dominicais. Nesse sentido, o estilo bombou não só na TV, mas também em rádios, revistas, bares, shows e onde mais fosse possível! Os batuques, as letras românticas e as coreografias dominaram a década de maneira expressiva.

Integrantes do grupo de pagode Exaltasamba
Registro do LP Luz do Desejo, do Exaltasamba, lançado em 1996 (Foto: Reprodução)

Mais do que um ritmo, o pagode antigo marcou gerações e continua fazendo escola, embalando festas, lotando shows e inspirando novos cantores.

Como resultado, sua essência continua viva, ainda que repaginada, em produções de artistas mais novos. Por exemplo, os grupos Sorriso Maroto, Menos É Mais e vários outros representantes do pagode atual.

Bateu a nostalgia aí? Então, vem com a gente relembrar e saber mais sobre este popular gênero musical!

A origem do pagode: manifestação popular, história e amor

Antes de tudo, o pagode é uma manifestação cultural presente no cenário nacional desde o século XIX. Primeiramente, era um gênero ligado às festas realizadas nas senzalas pelos quilombolas. Depois, passou a denominar todas as festas que continham cantoria, bebidas alcoólicas e samba.

Nesse sentido, sua relação tem a ver com construção de identidade do povo recém liberto da escravidão e que se expressava pela dança e pela música.

Com o passar do tempo, o pagode transformou-se em sinônimo de samba, sendo utilizado pelos sambistas para referirem-se às festas alegres – os pagodes.

Na anos 70, ganhou notoriedade quando Tim Maia e Beth Carvalho visitaram um bloco de Carnaval no Rio de Janeiro, com sambistas e jogadores de futebol. Assim, foi nessa ocasião que a cantora conheceu um dos principais grupos de pagode dos anos 70, o Fundo de Quintal.

Sua sonoridade misturava ritmos africanos, samba, banjo, cavaquinho, surdo e demais instrumentos, criando um som totalmente novo. Encantada, Beth ajudou a revelar novos nomes, que iniciaram a carreira nos anos 70 e perdurariam até os dias de hoje.

Dentre eles, Zeca Pagodinho, Jorge Aragão e o próprio Fundo de Quintal, consolidando o gênero. A seguir, ouça Camarão Que Dorme a Onda Leva, de Beth, Zeca, Arlindo Cruz e Beto sem Braço:

Principais características do pagode antigo

A partir da década de 80, houve uma crescente aceitação do público com o estilo musical. Com isso, as revelações talentosas do pagode passaram a marcar presença no rádio e na TV, movimentando a cena.

Dessa forma, uma nova vertente surgia nos anos 90, atendendo às novas exigências comerciais da época. Letras adocicadas, teclados eletrônicos e traços mais pop se tornavam cada vez mais presentes, bem como um novo figurino.

Nesse sentido, era comum que os grupos de pagode anos 90 usassem roupas da mesma cor e arriscassem coreografias inspiradas nas boy bands estadunidenses.

A nova vertente musical inovou não só no visual, como também na sonoridade. Isso porque a base rítmica era bastante original, além de sofrer forte influência do samba-rock de Jorge Ben. Além disso, somava-se ao instrumental letras apaixonadas e populares, que transformaram hits em clássicos.

Assim como o pagode romântico se popularizou, outra vertente foi criada, o pagode baiano. Também chamado de pagofunk, com raízes em Salvador e sonoridade animada, o grupo É o Tchan foi o seu maior representante.

Assim, os sucessos do grupo foram tão marcantes que até mesmo gerações que não viveram seu auge conhecem as músicas e coreografias que marcaram época.

Os melhores grupos de pagode dos anos 90

Muitos dos principais grupos e cantores de pagode dos anos 90 começaram nos anos 80, mas tiveram seu auge na década seguinte. Entre eles, podemos listar:

Além desses, muitos outros grupos surgiram, continuando na ativa até hoje. Aliás, alguns escolheram seguir carreira solo, como Alexandre Pires, do Só Pra Contrariar.

Com tantos músicos incríveis, fica difícil definir qual foi o maior grupo de pagode dos anos 90, não é mesmo?

Embora seja uma lista numerosa, é possível que alguns nomes importantes tenham ficado de fora. Por isso, separamos alguns hinos de outros artistas para você relembrar!

Pagodes antigos que fizeram sucesso

Que tal refrescar a memória com algumas canções marcantes? Aumenta o som e vem com a gente!

1. Desejo de Amor — Eliana de Lima

Nascida em 1961, Eliana De Lima chegou aos anos 90 com o status de referência nas escolas de samba do carnaval de São Paulo. Além disso, fez um dueto com o incomparável Jamelão. Em 1991, ela lançou o hit Desejo de Amor.

2. Mina de Fé — Os Morenos

Na estrada desde 1994, o grupo Os Morenos é um dos principais nomes do pagode anos 90. Depois de arrasar com os clássicos Marrom Bombom e Teu Charme, em 1998 eles lançaram a inesquecível Mina de Fé. O vocalista Waguinho, além de talentoso artista, foi responsável por compor outras canções emblemáticas da geração pagodeira.

3. Quando a Gente Ama — Os Travessos

Em 97, o grupo Os Travessos lançou seu disco de estreia, Nossa Dança, com seu primeiro single, Quando a Gente Ama. A canção começa numa pegada charmosa e vai se transformando, até cair num pagodão de responsa. Essa era a cara do pagode da segunda metade dos anos 90!

4. Vergonha na Cara — Ginga Pura

Apesar de pouco comentado nos dias de hoje, o grupo Ginga Pura ajudou a mostrar a força carioca no pagode. Surgido no fim da década de 80, fez muito sucesso ao longo da primeira metade dos anos 90, com grandes hits. Entre eles, Castelo de Emoção e Vergonha na Cara.

5. Morango do Nordeste — Karametade

O Karametade surgiu em meados de 1996, em Santos, com o galã Vavá à frente dos vocais. Logo, considerado um dos melhores cantores de pagode anos 90, ele ajudou o grupo a conquistar sua base de fãs. O hit Morango do Nordeste foi um marco para a história do pagode.

Agora que você sabe mais sobre o ritmo e relembrou grandes sucessos de pagode anos 90, que tal compartilhar este artigo com seus amigos e amigas? Assim, vocês têm um momento nostálgico e alegre, além de descobrirem grupos inspiradores para festejar juntos!

Foto de Laryssa Costa

Laryssa Costa

Jornalista, também graduada em Letras e com especialização em Música e Negócios. Amante e pesquisadora da música, viciada em shows e biografias. Escreve para o Cifra Club desde junho de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK