Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Anos 90: mais 8 pagodes antigos pra você ouvir e tocar hoje

      13 de maio de 2020 13:37 Por Gustavo Morais

      Quem vivenciou a década de 1990, fatalmente, deu de cara com o estouro do pagode. Como nunca antes em sua história, o estilo bombou nas rádios, na tv, nas revistas, nos bares, nos shows e em tudo que é canto. Não deu outra: ao longo daqueles 10 anos, não faltaram batuques, letras românticas, coreografias e figurinos!

      Os Morenos é um grupo de pagode antigo

      Os Morenos marcaram o pagode antigo (Imagem/Divulgação)

      Lembra que recentemente conversamos sobre 12 hinos do pagode dos anos 90? Apesar de algumas ausências de nomes importantes no rolê, foi uma nostalgia maravilhosa! No post de hoje, no entanto, vou te aplicar mais 8 pagodes antigos para você ouvir e tocar. Se liga só na qualidade quem vindo aí:

      • Desejo de Amor
      • Mina de Fé
      • Quando a Gente Ama
      • O Teu Chamego
      • Meu Casamento
      • Vergonha na Cara
      • Se Melhorar Estraga
      • Só Por Causa de Você

      Afaste aí os móveis, ajuste seus fones de ouvido e se prepara! Afinal de contas, todo dia é dia de pagodear. “Tá afim de sambar? Já pode chegar” ;)

      Desejo de Amor – Eliana de Lima

      Nascida em 1961, Eliana De Lima chegou nos anos 90 com o status de referência nas escolas de samba do carnaval de São Paulo. Ela chegou, inclusive, a fazer um dueto com o incomparável Jamelão.

      Em 1991, ela lançou o seu segundo disco solo, Fala de Amor. O grande hit do álbum foi Desejo de Amor, eternizada pela onomatopeia undererê. Contando com uma voz capaz de mover montanhas, com arranjos sofisticados, e com a acensão do estilo, Eliana de Lima passou a ser chamada de A Rainha do Pagode.

      De lá pra cá, Eliana não parou de trabalhar e continua na ativa. Além da maravilhosa Abandonada, que dá show de sofrência, um dos grandes momentos da carreira dela foi o dueto com Luis Carlos, do Raça Negra, na faixa Volta Pra Ela.

      Mina de Fé – Os Morenos

      Na estrada desde 1994, o grupo Os Morenos é um dos principais nomes do pagode dos anos 90. Depois de arrebentar a boca do balão, com os hoje clássicos Marrom Bombom, Teu Charme, entre outros hits, em 1998 eles lançaram a inesquecível Mina de Fé.

      É quase impossível falar de pagode dos anos 90 sem citar Waguinho, ex-vocalista d’Os Morenos. Além de sua inconfundível voz, o cara é um verdadeiro “caneta de ouro”, ou seja, um compositor de primeira categoria. Como você pode imaginar, Waguinho escreveu algumas das canções mais emblemáticas daquela geração pagodeira.

      Quando a Gente Ama – Os Travessos

      Depois de batalhar pra caramba e até mudar de nome [antes era Muleke Travesso], no ano de 1997, finalmente, o grupo Os Travessos lançou seu disco de estreia, Nossa Dança. O primeiro single foi Quando a Gente Ama, uma canção que começa numa pegada charm, no melhor estilo Sampa Crew, e vai se transformando até cair num pagodão de responsa. Com direito a saxofone, “Laia laia laia, laia laia laia” e coreografia, essa música é a cara do pagode da segunda metade dos anos 90.

      Depois do sucesso do primeiro disco, Os Travessos conquistaram uma vaga no time titular da seleção brasileira de pagode. Apesar de mudanças na formação, o grupo seguiu fazendo sucesso e conquistando novas gerações de fãs.

      O Teu Chamego – Grupo Raça

      Surgido em 1985, o Grupo Raça foi banda de apoio de artistas do naipe de Zeca Pagodinho, Leci Brandão e Dona Ivone Lara. Apesar dessa experiência na raiz do samba, os caras sempre curtiram a pegada mais romântica do rolê e, consequentemente, chegaram nos anos 90 fazendo um pagode realmente diferenciado. Lançada no disco Feito Pra Você, de 1992, a música O Teu Chamego ajudou o grupo a ser ainda mais gigante.

      Atualmente, apesar da não contar mais com sua formação clássica, o Grupo Raça segue apresentando a versatilidade artística de quem domina pagode romântico, partido alto, samba de roda, entre outras vertentes.

      Meu Casamento – Kiloucura

      Depois de 8 anos, o cantor e compositor Délcio Luiz saiu do icônico Grupo Raça. Na sequência, em 1998, o artista formou o Kiloucura e continuou fazendo o Brasil inteiro cantar e dançar. O single Meu Casamento sempre será o maior hit da banda.

      Em carreira solo desde o ano 2000, Délcio só faz fortalecer sua condição de ícone do pagode dos anos 90. Com seus 30 anos de carreira, a “caneta de ouro” de Délcio Luiz escreveu mais de 500 músicas! Entre outros nomes, Exaltasamba, Só Pra Contrariar, Os Travessos, Os Morenos e Molejo estão entre as lendas que gravaram canções que saíram da mente e do talento único de Délcio.

      Vergonha na Cara – Ginga Pura

      Pouco comentado nos dias de hoje, o grupo Ginga Pura ajudou a mostrar a força carioca no pagode. Surgida entre o fim da década de 80, a banda fez muito sucesso ao longo da primeira metade dos anos 90. Entre seus grandes hist estão Castelo de Emoção e Vergonha na Cara.

      Se Melhorar Estraga – Karametade

      O Karametade surgiu em 1996, em Santos. Com pinta de galã, o vocalista Vavá ajudou o grupo a conquistar uma sólida base de fãs entre as minas pagodeiras [ou não]. O primeiro grande hit deles foi Se Melhorar Estraga, single do homônimo disco de estreia.

      Se Melhorar Estraga é fruto da parceria entre Délcio Luiz e Ronaldo Barcelos, dois dos “canetas de ouro” do pagode. De 0 a 10, as chances de ser sucesso são 11, concorda?

      Só Por Causa de Você Só Preto Preconceito

      Com origens em meados dos anos 80, na cidade do Rio de Janeiro, o Só Preto Sem Preconceito começou com os dois pés no samba. Com o passar do tempo, mas sem nunca perder a essência, os caras foram adaptando aos sons mais modernos e, inevitavelmente, gravaram alguns pagodes. A seguir, você confere o inesquecível hit Só Por Causa de Você.

      E se você curtiu esta nossa volta aos anos 90, meu amigo e minha amiga, que tal dar uma forcinha na divulgação? É bem simples: basta compartilhar o link deste post nas suas redes sociais e nos seus grupos de WhatsApp ;)