Cifra Club

É “talento” que fala? 5 covers feitos por instrutores do Cifra Club

Além das videoaulas e cursos, os instrutores do Cifra Club também adoram fazer um som. Esses momentos, inclusive, são registrados para que a gente possa curtir e buscar inspiração no talento tão singular dessa galera. Você aí, meu amigo e minha amiga, já deu uma conferida nesses vídeos?

Leo Eymard toca violão, para um vídeo do Cifra Club, na música Amor Falso

Você não pode ficar sem conferir o cover do Leo Eymard para Amor Falso (Divulgação)

No texto de hoje, você saboreia uma coletânea com alguns covers sensacionais feitos por Leo Eymard, Gustavo Fofão e Caico Antunes. As músicas aqui desta lista foram escolhidas com a intenção reforçar o lado de intérprete desses caras. No final da conversa, a sua motivação para aprender a tocar violão vai aumentar bastante! Afinal de contas, ouvir e ver um instrumento bem tocado, certamente faz a gente acreditar em nossa capacidade… e você é 100% capaz! Se liga só nos hits citados neste post:

  • Neon
  • A Horse With No Name
  • Bohemian Rhapsody
  • Oh!Darling
  • Amor Falso

Viu só como são canções que abrangem épocas e estilos musicais completamente diferentes? Dito isso, só posso tenho um conselho para te dar: ajuste o volume do seu áudio e se prepare para curtir 5 vídeos que representam momentos de verdadeira inspiração.

Neon – John Mayer

Com violão em mãos, o “querídolo” Leo Eymard realmente sabe o que fazer. E por falar em complexidade, a versão acústica de Neon, do John Mayer é uma música realmente para quem tá no nível mais hard dos estudos. São muitos acordes complexos, as mudanças são rápidas e a batida precisa tá em perfeita sincronia com tudo isso.

A Horse With No Name – America

Algúem aí curte Breaking Bad? Se sua resposta for “sim”, certamente você tá lembrado do episódio em que Walter White cantarola os versos de A Horse With No Name, clássico indiscutível do America. Durante um dos melhores momentos da série Fofão na Estrada, o meu querido Gustavo Fofão fez um cover maravilhoso para esse clássico do folk.

Bohemian Rhapsody – Queen

Cantar uma música imortalizada pela voz única de Freedie Mercury, não é tarefa para os fracos. Além de afinação, que é o fundamento mais básico para um vocalista, é preciso estar em dia com questões de interpretação, respiração, entre outras coisas. Com destreza de Ayrton Senna e carisma de Martin Luther King, meu brother Caico Antunes celebrou o legado tão ímpar do Queen.

Oh!Darling – The Beatles

Te contar um segredo: Caico Antunes é beatlemaníaco, assim como este que vos escreve! Com uma pegada meio blues, e vocal numa região bem alta, Oh! Darling é uma música realmente difícil de tocar e cantar ao mesmo tempo. E adivinha? De 0 a 10, Caico tirou nota 11 😀

Amor Falso – Aldair Playboy

Mesmo que os gêneros de música mais populares estejam fora de suas preferências, não deixe de conferir o vídeo abaixo. Releve o gosto pessoal, por uns instantes, e perceba como Leo Eymard teve a manha de propor uma solução completamente inesperada para a música Amor Falso.

Com bastante propriedade, Leo desconstruiu [no bom sentido da palavra ;)] o brega funk de Aldair Playboy e aplicou uma roupagem sonora que caberia no repertório de Djavan, John Mayer, Ed Sheeran ou Jack Johnson, por exemplo.

Viu só como uma canção pode ganhar perspectivas diferentes? O que você viu e ouviu acima, pode apostar, é a maior demonstração de que para fazer um som, não basta apenas conhecer os acordes e saber aplicar técnicas e conceitos.

Gustavo Fofão e Caico Antunes tocam violão para um vídeo do Cifra Club

Gustavo Fofão e Caico Antunes adoram tocar músicas que marcaram épocas (Divulgação)

Além de ter intimidade com o instrumento, o músico precisa ter ousadia, feeling, pensar fora da caixa, etc e tal! E se você quer aprender a tocar violão de verdade, sem enrolação, continue neste post, pois, a cereja do bolo está logo abaixo… Precisamos conversar sobre o:

Curso de violão do Cifra Club

Chegou a hora de dar o primeiro passo mais firme rumo ao aprendizado? Se a sua resposta for “sim”, saiba que o Cifra Club será o seu guia. De maneira acessível e inovadora, o site reuniu os instrutores Leo Eymard e Gustavo Fofão no projeto Como Tocar Violão, um curso de violão online e gratuito.

A didática das aulas é voltada para iniciantes. Desta forma, você vai conferir conteúdos que dão dicas sobre “qual violão comprar”, que ensinam “como afinar o instrumento”, entre outros temas básicos. No final das contas, você fechará um ciclo de aprendizado com o título de Rei da rodinha de violão, isto é, o cara que vai animar todas as festas, viagens com galera, acampamentos e luaus.

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK