Cifra Club

Top sertanejo 2020: 7 músicas novas para você ouvir e tocar hoje

A música sertaneja é um exemplo de sobrevivência. Com sua história centenária, esse estilo de música tão popular sempre se reinventa, renova e inova. Ao longo das gerações, o sertanejão consegue renovar público e revelar canções que conquistam um lugar na plataforma de cima dos sucessos mais marcantes do estilo.

Henrique e Juliano, durante a gravação do DVD Ao Vivo no Ibirapuera

Henrique e Juliano são expoentes da nova safra da música sertaneja (Divulgação)

No texto de hoje, vamos curtir 7 novas músicas sertanejas. Antes de seguirmos com a conversa, preciso informar que este post é sobre canções lançadas ao longo deste primeiro semestre de 2020.

Ficou curioso para fazer esse garimpo musical? Então, continue comigo e se ligue nos sons que você vai ouvir e, de quebra, conferir as cifras para tocar e cantar junto.

  • Saudade Sua
  • Ranking
  • Libera Ela
  • Ainda Tô Aí
  • Vira Homem
  • Sem Amor
  • Showzinho de Recaída

Só música nova e top, hein? Prepare aí os seus fones de ouvido e o seu violão para que, juntos, possamos conferir esse “billete” 😀

Saudade Sua – Gusttavo Lima

E para começar quebrando tudo, nossa lista aposta na música Saudade Sua, a nova do Gusttavo Lima. Trata-se do primeiro lançamento fonográfico de GL desde o registro DVD O Embaixador in Cariri (2019).

Em meio às resenhas com Leonardo, lives memoráveis e pandemia, o Embaixador teve tempo para cuidar da produção de uma faixa realmente bem emoldurada. A canção ainda ganhou, de quebra, um clipe gravado gravado nas ruínas de igreja em Cristianópolis (GO), sob direção de Itabaji Di Biase.

Depois de prestar bastante atenção na letra, só consigo entender que a sofrência acaba de ganhar uma nova definição 😉 Aprenda a tocar com a cifra de Saudade Sua.

Ranking – Jorge e Mateus

Quem também mostrou novidades em 2020 foi Jorge e Mateus, a principal dupla sertaneja surgida no século XXI. Depois de dois anos sem material inédito, eles lançaram o EP T.E.P. (Tudo em Paz). As três músicas novinhas em folha são Tela Preta, Ranking e Instantes, todas abordam questões acerca de relacionamentos amorosos.

Na cifra da música Ranking, você observa a presença de um lick na introdução e uso do capotraste.

Libera Ela – Maiara e Maraisa

No finalzinho de 2019, a dupla Maiara e Maraisa gravou o DVD Aqui em Casa. Em abril de 2020, as gêmeas lançaram o primeiro EP do projeto. O grande destaque desse combo de divulgação é a canção Libera Ela, faixa que marca o feat. das cantoras com Dilsinho. Pensa num arranjo que mistura sertanejo moderno, pagode moderno e pop god vibes 😉

Viu só que som mais maroto? Aprenda a tocar Libera Ela no violão!

Ainda Tô Aí – Eduardo Costa

No comecinho do último mês de abril, Eduardo Costa lançou a música Ainda Tô Aí. A faixa faz parte do DVD Fora da Lei, gravado em Curitiba, em janeiro de 2020. Na letra da música, Eduardo canta sobre um cara que superou uma separação, mas que vê a ex tendo recaídas.

Agora que você já curtiu esse vídeo maravilhosamente bem feito, que tal tirar a música Ainda Tô Aí?

Vira Homem – Marília Mendonça

Marília Mendonça lançou, em 2019, o álbum Todos os Cantos, projeto baseado em shows gravados pela cantora em todas as capitais do Brasil. No dia 1º de maio de 2020, em plena pandemia do coronavírus, o palco do espetáculo foi a casa de Marília: a artista lançou o vídeo da música Vira Homem, faixa cuja letra é um papo bem reto para um mozão lixo.

Viu que nem só de bebedeira, chifre e sofrência vive a obra de Marília? Aprenda a tocar Vira Homem, uma música sobre superar relacionamento fracassado.

Sem Amor – Henrique e Juliano

Durante 5 meses e meio, aproximadamente, os fãs de Henrique e Juliano estão com a agradável missão de esperar um lançamento semana da dupla. A iniciativa faz parte da divulgação do DVD mais recente deles, o aclamado Ao Vivo No Ibirapuera. Até o momento da redação deste post, o lançamento mais recente foi a doída Sem Amor.

O álbum já superou a marca de 1 bilhão de streamings, ou seja, estamos falando do provável álbum mais ouvido em 2020. Para homenagear a marca surreal da dupla, que tal aprender a tocar Sem Amor?

Showzinho de Recaída – Naiara Azevedo

A cantora Naiara Azevedo lançou, em março deste ano, o DVD SIM, projeto inspirado na própria história de vida da artista, que conseguiu realizar o sonho de ser reconhecida em todo Brasil. Quando desmembrada, a palavra “SIM” tem um significado muito especial neste novo projeto: Supere, Insista, Motive.

O disco é composto por 18 faixas, sendo 12 inéditas. Uma das novidades é a faixa Showzinho de Recaída, uma daquelas modas que faz a gente arrastar o chifre no chão!

Curte música sertaneja? Confira as listas abaixo:

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK