Cifra Club

Iniciante no ukulele? Confira 5 erros que travam seu estudos

Este artigo será perfeito para você, uker iniciante. Confira agora os principais erros que quem está começando no ukulele costuma cometer!

Iniciante no ukulele tocando o instrumento
Aprenda a evitar errinhos que avacalham os seus estudos (Foto/Pexels)

Erros cometidos durante o aprendizado geram estagnação, desinteresse e insatisfação. O que essas três palavrinhas têm em comum? Simples: elas carimbam o passaporte do seu instrumento rumo a uma viagem de duas escalas: a bag e o armário.

Já que nós não queremos que você seja um ukulelista aposentado de maneira precoce, o post de hoje é uma conversa sobre 5 erros que iniciantes no ukulele precisam parar de cometer. Além disso, vamos te dar algumas dicas para que você aprenda a evitar esses desacertos que tanto travam seus estudos.

Bora lá?

Erros comuns de iniciantes no ukulele

A ideia é que, com a leitura deste material, você se ligue e tente evitar ao máximo repetir tais ações. Dessa maneira, seu nível de evolução no instrumento ficará muito mais propício a aumentar, até que você fique, de fato, fera no ukulele.

Enfim, vamos aos erros que você não vai mais cometer nunca:

1. Só estudar a parte prática

Esse é um erro comum para qualquer iniciante, independentemente do instrumento. Tocar várias músicas e formar um repertório legal é ótimo. Entretanto, isso não te dá o direito de ignorar elementos da música importantes.

Portanto, abra sua mente para estudar teoria musical, harmonia e tudo mais que possa melhorar sua performance com o ukulele em mãos.

2. Confundir ukulele com violão

Por ser um instrumento de entrada e tradicional em várias culturas, o violão tem muitas técnicas que podem ser incorporadas ao ukulele. O ukulelista iniciante que tem certa experiência com o violão naturalmente enxerga possibilidades de traçar conexões entre os dois instrumentos, sobretudo nos fundamentos de batidas e dedilhados.

Para evitar tropeços, seja um estudante ponderado e não deixe de evoluir por achar que seu ukulele é um violão menor e com menos cordas.

3. Segurar o instrumento de forma errada

O ukulele pode ser pequeno, leve e aparentemente fácil de ser manuseado. Tanta descomplicação, no entanto, pode te induzir às más posturas. Ou seja, é bem fácil segurar o instrumento de forma errada.

Este errinho da nossa lista resulta num som embolado, confuso e feio. Como resultado, como você já deve imaginar: desânimo, preguiça e até desistência.

Alguns erros de postura podem ser cometidos de forma quase que inconsciente, principalmente se você já sabe tocar outro instrumento de cordas. A seguir, você confere dicas de como segurar o ukulele corretamente:

Como segurar o ukulele

É bem comum formar um ângulo de 90° com o braço. Outra posição errada, porém típica, é segurar o ukulele paralelo ao chão. Evite segurar o instrumento nessas posições, pois elas dificultam o posicionamento correto das mãos esquerda e direita.

Dito isso, a posição correta do ukulele é com o instrumento ligeiramente inclinado. Pense no posicionamento do ponteiro de um relógio marcando duas horas, conforme ilustra a foto abaixo:

Jovem tocando ukulele na praia se óculos escuros
Observe o posicionamento correto das mãos e do ukulele (Foto/Pexels)

Não tem como errar mais, concorda? Agora, chegou o momento de falar um pouquinho sobre o posicionamento das mãos!

Posição da mão dos acordes

É comum, por exemplo, o polegar da mão esquerda (para os destros) ficar em cima do braço do ukulele, assim como George Harrison usava no violão. A posição do dedo nessa maneira, no entanto, faz com que os movimentos sejam lentos e dificulta a execução dos acordes e notas.

Ainda sobre a mão que fica no braço do instrumento, lembre-se de usar as pontas dos dedos para pressionar as cordas. Caso contrário, você corre o risco de executar notas em cordas adjacentes e, consequentemente, comprometer a sonoridade do acorde desejado. Se for um shape com pestana, no entanto, será inevitável usar outras partes do dedo.

Posição da mão rítmica

A posição da mão direita (no caso dos destros) depende de como você fará os dedilhados. Duas regrinhas, no entanto, são bem básicas:

  • a mão que faz a batida deve formar um ângulo ligeiramente inclinado;
  • uma parte do seu antebraço deve segurar o ukulele junto ao seu corpo.

O grande lance é prestar atenção para que as cordas não sejam “sufocadas”. Isso porque o som do ukulele não deve soar como se você estivesse tocando dentro de uma caixa de sapatos.

4. Começar com acordes de 3 ou 4 dedos ou com pestanas

Tem como construir uma casa começando pelo teto? A resposta só pode ser uma: não. Fazendo uma analogia com o aprendizado do ukulele, a figura do “teto” pode ser representada pelos acordes feitos com 3 ou 4 dedos e as pestanas.

Pense também nos casos de outros instrumentos de cordas, como o violão e a guitarra. Se você não tiver talentos sobrenaturais, será impossível fazer os acordes complexos da bossa nova ou executar as técnicas magistrais dos lendários guitar heros.

A boa notícia é que tudo tem solução, futuro(a) ukulelista! Conduza seu aprendizado por um caminho seguro, gradativo e pedagógico. Isto é, comece aprendendo os acordes de 1 ou 2 dedos. Pode parecer simples, mas vai te dar as bases necessárias para o contato com as pestanas e acordes de 3 ou 4 dedos.

5. Fazer batidas sem estudar técnica

Até mesmo as batidas consideradas simples precisam de atenção e cuidados técnicos para que soem bem. Quando o uker iniciante mentaliza que as batidas são apenas variações dos movimentos pra baixo e/ou pra cima, alguns detalhes fundamentais podem escapar.

Será que em todas as batidas é preciso tocar sempre todas as cordas? Que parte do dedo toca as cordas?

A solução é não aprender a tocar as batidas sem as devidas orientações. Dessa forma, você evita fazer um som que não tenha a modalidade que soe de forma adequada.

E é aí que entra em cena o curso de ukulele online do Cifra Club Academy! O conteúdo das aulas é todo planejado para te ajudar a desenvolver os fundamentos mais importantes do instrumento e evitar erros comuns no ukulele.

Não deixe de acessar a nossa plataforma de ensino e se inscrever!

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK