Cifra Club

16 músicas católicas atuais para você tocar no violão

Confira o melhor repertório de música católica contemporânea para você aprender e evoluir!

Estar próximo de Deus é uma das melhores coisas da vida, ainda mais quando podemos fazer isso através da música. Por isso, preparamos esta lista especial com as melhores músicas católicas atuais que você precisa aprender a tocar!

Frei Gilson tocando violão e cantando em show
O Frei Gilson é um dos destaques da nossa lista de músicas católicas recentes (Foto: Reprodução)

Além de aumentar o repertório no violão, aprender músicas católicas intensifica a relação com Deus. Com isso, a beleza e o amor se transformam em música levando aquele aconchego aos nossos corações. Então, pegue seu violão e vamos às músicas!

Músicas católicas recentes

Em geral, a nossa lista está em um nível intermediário. Porém, existem alguns desafios que precisam de muita paciência e bastante escuta. Com isso, eles serão facilmente superados. Portanto, sem mais enrolação, dê uma olhada no que veremos hoje por aqui:

  • A Fênix
  • Mãe do Verbo
  • Retrovisor
  • Acalma Minha Tempestade
  • Meu Alvo
  • Maria Passa à Frente
  • Pescador De Homens

1. Retrovisor – Padre Fábio de Melo e Ivete Sangalo

Para tocar Retrovisor, você precisará de muita calma, pois ela contém 20 acordes, um número bem elevado. Por isso, procure dividir os estudos em pequenas partes e comece pelos shapes mais complexos: Am7(5-), C/G, Cm6 e Am6.

2. A Fênix – Rosa de Saron

A Fênix é uma música super tranquila de ser tocada. Isso acontece porque ela contém apenas 4 acordes, em uma progressão super conhecida: Am, C, D e Em. Ademais, não se esqueça de colocar o capotraste na 1ª casa do violão.

3. Meu Alvo – Thiago Brado

No geral, todos os 9 acordes de Meu Alvo são fáceis de serem montados. No entanto, 2 deles merecem um pouco mais de atenção: F/C e G/B. Além disso, essa música é ótima para você praticar a técnica de dedilhado. Lembre-se de que o jeito é mais importante que a força, beleza? Com a prática, você chegará à perfeição.

4. Deus de Promessas – Davi Sacer e Simone

Embora a quantidade de shapes em Deus de Promessas seja consideravelmente alta (38 acordes no total), não significa que é a música mais difícil do mundo. Grande parte dos acordes é bastante simples. No entanto, dê uma olhada com mais calma nos seguintes acordes: Bb/D e F/A (ambos na 3ª casa), Eb9 (6ª casa) e Eb, que tem uma meia-pestana.

5. Sara Brasil – Adriana Arydes

Sara Brasil é uma das mais simples músicas católicas recentes, com apenas 4 acordes. São eles: Am, C, F e G. Além disso, eles são tocados em uma sequência bastante conhecida. No fim das contas, acaba sendo uma música fácil de tocar, bastando apenas um pouco de treino.

6. Há Uma Unção de Deus Aqui – Padre Bruno e Thiago Tomé

Mais uma entre as músicas católicas recentes fáceis de tocar é Há Uma Unção de Deus Aqui. Nela, são necessários 7 acordes, sendo que apenas 2 deles são feitos com pestana (Bb e F). Além disso, você precisa ouvir a música algumas vezes antes de começar a estudar, sobretudo para pegar as mudanças de acordes.

7. Fala Senhor – Márcio Todeschini

Em geral, os 8 acordes de Fala Senhor são bem tranquilos. No entanto, você deve tirar um tempinho para aprender os shapes de D/F# e A/C#. Ademais, foque na batida do violão, prestando atenção aos outros instrumentos da faixa e aos momentos de mudança de acorde.

8. Senhor Salvador e Libertador – Ana Lúcia

Antes de começar a tocar Senhor Salvador e Libertador, coloque o capotraste na 1ª casa. Isso te ajudará a eliminar pestanas! Em duas das três estrofes da canção, a sequência de acordes é a mesma. Já na terceira, há algumas variações. Atente-se aos acordes B/D#, C#m e G#m (todos esses aparecem na 5ª casa do violão, região não muito usual para iniciantes).

Já que estamos tratando de músicas católicas recentes, vamos falar de uma abordagem cada vez mais usual no cenário católico: o worship! Se você quer conhecer mais sobre esse estilo de tocar, confira nosso e-book completo e gratuito sobre o tema:

E-book de violão gospel do Cifra Club Academy

9. Mãe do Verbo – Irmã Ana Paula CMES

A introdução de Mãe do Verbo é marcada por um dedilhado que traz toda a vibe do que virá a seguir. Em relação aos 13 acordes da música, você precisa se dedicar mais a pelo menos três shapes: B4/A, C#m7(9) e G#m7(11). Por outro lado, a segunda parte da canção é tocada com uma levada bastante simples. Basta ouvir a música algumas vezes para fixar as mudanças de acordes.

10. Maria Passa à Frente – Padre Marcelo Rossi e Gusttavo Lima

Pela razão de Maria Passa à Frente ter 16 acordes, ou seja, uma quantidade maior do que o convencional, comece pelos shapes mais complexos: G7(4/9), G7(9) e F7 (5-). Em seguida, estude as pestanas de F e Dm7, assim como a meia-pestana de Fm/C. Essa é uma ótima opção para evoluir nesse fundamento.

11. Enquanto Eu Te Adorar – Emanuel Stênio feat. André Leite

Enquanto Eu Te Adorar é, certamente, uma das músicas mais simples músicas católicas recentes. Isso porque ela conta com apenas 5 acordes. Entre eles, há 2 pestanas (Bb e F), e somente o shape de F/A foge um pouco do básico.

12. Pescador De Homens – Pitter Di Laura

Para tocar Pescador de Homens, comece pelos acordes D/F#, G/A Am7/G e F/A. Os outros são mais fáceis e usuais. Dos 16 acordes da música, apenas 4 são feitos com pestana. Basta praticar e prestar atenção nas mudanças de acordes.

13. DNA – Ministério Missionário Shalom

DNA tem 5 acordes no total. Entre eles, há 3 pestanas (Bb, F e Gm) e 2 shapes básicos (C e Dm). Por conta da pegada mais rock da canção, atente-se ao uso da técnica de palm muting e às variações de dinâmica.

14. Reconciliar – Anjos de Resgate

Reconciliar é uma das músicas católicas recentes mais difíceis. Isso porque há um total de 18 acordes nessa canção. Mas não se preocupe, pois, dividindo o estudo em pequenas partes, tudo fica mais fácil. Por isso, comece treinando os shapes mais elaborados individualmente (A9/G, D/B, D/F# e G/A). Feito isso, passe para os outros acordes, atentando-se para a meia-pestana que aparece em Gm/D.

15. Presença Real – Salette Ferreira

Para tocar Presença Real, é preciso colocar o capotraste na 2ª casa. Quase todos os 24 acordes dessa música são feitos nas duas primeiras casas. No entanto, há duas exceções: C#m7 e C#m, feitos na 6ª casa. Em razão do número elevado de acordes, treine com calma e ouça atentamente a música antes de tentar tocar.

16. Acalma Minha Tempestade – Frei Gilson

Primeiramente, coloque o capotraste na 3ª casa do violão. Assim, os 4 acordes de Acalma Minha Tempestade (C9, D, Em7 e G) ficam ainda mais fáceis de montar. Para uma interpretação mais próxima à versão original da música, ouça atentamente a faixa para pegar o padrão de dedilhado.

Chegamos ao final da nossa lista de músicas católicas recentes! E aí, qual delas você mais gostou de aprender a tocar?

Por fim, um convite especial: gosta de música gospel e deseja aprender ainda mais músicas no violão? Então, você não pode perder o mais novo curso de violão gospel do Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino de música online!

Por lá, você confere aulas completas, guiadas pelo mestre Dinho Ladeia, e aprimora técnicas, batidas e, claro, muito repertório. Ademais, o preço é acessível, e você pode assistir às aulas de onde e quando quiser.

Portanto, não dá para ficar de fora, não é mesmo? Acesse já o Cifra Club Academy e aprenda tudo sobre música gospel!

Curso de violão gospel do Cifra Club Academy
Foto de Pablo Sathler

Pablo Sathler

Contrabaixista com mestrado em Nietzsche. Professor, ouvinte universal e leitor contumaz. Escreve mensalmente na coluna Escambo Sonoro para o Immub e atua como revisor no GESEL da UFRJ.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK