Cifra Club

As 7 melhores músicas de Amado Batista para ouvir e tocar hoje

É isso mesmo, você não leu título errado, meu amigo e minha amiga! Chegou a hora de “pagar uma dívida” com a obra de Amado Batista, um autêntico artista das multidões.

Amado Batista posa com microfone em mãos

Amado Batista, um artista que vei realmente vai aonde o povo está (Foto/Divulgação)

Taxado de “brega” por uns e venerado por tantos outros, esse goiano é um dos personagens mais icônicos da música brasileira popular. Emolduradas por melodias contagiantes, suas canções de letras simples, românticas e cotidianas transitam entre radinhos à pilhas – típicos de uma cidade do interior – e requintadas casas de shows das grandes cidades. Amado – com o perdão do trocadilho – é realmente amado pelo povo brasileiro!

No texto de hoje, o papo é sobre as 7 melhores músicas de Amado Batista. São canções que influenciaram artistas de várias gerações e segmentos, incluindo o novo pop. Se ainda não conhece esse recorte tão importante da nossa cultura, vem comigo e aproveite a sua arqueologia sonora! Em contrapartida, se você é fã do cara, sua diversão já está garantida 🙂

Prepare aí o seu violão, pois sempre rola umas cifras, ajustes seus fones de ouvido e vam’bora!

1.Meu ex-amor

Lançada em 1989, no disco Escuta…, Meu ex-amor é a música não sertaneja mais sertaneja que existe. Logo de cara, as notas da introdução revelam a pegada country que influenciou quase todas as duplas sertanejas da época. Além disso, a letra é uma sofrência que também serve para arrastar o chifre no chão. Ah! Essa música teve até aqueles clipes feitos para TV, conforme você confere abaixo.

Confira a cifra de Meu ex-amor e toque essa introdução maravilhosa bem como o restante da música 😉

2.Seresteiro das Noites

Em 1985, Amado já era um artista veterano. Com 10 anos de estrada e 9 discos lançados, ele já estava figurava entre os grandes vendedores de discos da música brasileira. Voltando a 85, enquanto o Brasil respirava a primeira edição do Rock in Rio, Amado Batista lançava o disco Seresteiros da Noite. Impulsionado pela faixa título, o álbum vendeu 1 milhão de cópias e ajudou a chamada música popularesca a não perder espaço para o movimento de rock nacional, o não menos icônico BRock, que estava virando febre nas rádios e programas de TV.

Para tirar Seresteiro das Noites no violão, você precisa apenas de quatro acordes e um capotraste.

3.Princesa

Princesa foi lançada no disco Sou Seu Fã, de 1991. Na mesma época, as paradas de sucesso vibravam com músicas do naipe de É o Amor, Pensa em Mim e Nem Dormindo Eu Consigo Te Esquecer. Ainda assim, Amado conquistou outro disco de platina para a coleção.

Bora tocar essa canção? A cifra completinha de Princesa, você só encontra no Cifra Club!

4.Folha Seca

Lembra que no título deste post eu te falei que a quarta música da lista iria te emocionar? Então, Folha Seca é uma das canções mais sentimentais da carreira de Amado. A letra fala sobre a alegria da chegada e a tristeza da partida de um amor. Se ligue nesses versos, pois eles relatam situações que podem acontecer com você, comigo e com qualquer pessoa disposta a viver no inexplicável universo chamado romance.

Lançada originalmente em 1984, no disco Casamento Forçado, essa música ganhou uma versão ainda mais emocionante no ano de 2019. Sob a batuta de Rick Bonadio, Amado Batista fez um feat. com Simone e Simaria. A combinação de vozes do trio ficou algo perto da perfeição, conforme justifica o vídeo a seguir:

Emocionante, hein? A cifra de Folha Seca está esperando pela dupla formada por você e seu violão.

5. Secretária

Amado entrou no século XXI a mil por hora! No ano de 2001, ele chegou chegando com a música Secretária, a famosa canção que fala sobre o patrão que teme em se envolver pelos encantos de sua secretária. Impagável, né? Dê o play e relembre o clipe:

Depois de conferir o videoclipe, você percebeu que essa música é bem fácil de tocar? Então, acesse a cifra de Secretária e deixe esse clássico na ponta dos dedos 😉

6.O Fruto Do Nosso Amor (Amor Perfeito)

Agora, vamos voltar lá em 1978, ano em que o disco Sementes de Amor. O maior tesouro desse álbum é O Fruto Do Nosso Amor (Amor Perfeito), a triste canção sobre o pai de família que perde a esposa e o filho durante os trabalhos de parto. Impossível ouvir e não sentir a dor impressa na letra.

Aprenda a tocar com a cifra de O Fruto Do Nosso Amor (Amor Perfeito), um dos grandes hits de Amado Batista.

7.Separação

No disco Um Pedaço de Mim, que chegou ao mercado em 1992, Amado lançou a música Separação. O título já explica muita coisa sobre a canção, concorda? Na letra, como você já pode imaginar, o cantor conta a história de um cara que sofre bastante com a separação. É pura saudade e paixão recolhida.

Para encerrar a nossa lista em grande estilo, na melhor do que um vídeo que faz a conexão do romantismo com o pop good vibes. Dê o play e confira a versão mais recente para Separação, nas vozes de Amado Batista e Kill Smith.

Se você quer colocar doses de sofrência aí no seu repertório, confira a cifra de Separação, clássico de Amado Batista.

Mais músicas que falam de amor

Viu só como Amado Batista realmente faz a diferença na música romântica? De amor, separação e sofrência, ele entende muito bem. Se você precisa de mais sugestões de músicas que falam de amor, se liga só no conteúdo que vou te aplicar.

Agora, é com você! Com essas seleções de músicas que falam de amor, você vai montar um repertório espetacular.

Ah! E não deixe de espalhar este post por aí! Com certeza, muita gente que você conhece está precisando mandar aquele papo reto para alguém ;)

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK