Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Top 10 Marisa Monte: as melhores músicas para ouvir e tocar hoje

      26 de junho de 2020 13:31 Por Gustavo Morais

      Primeiro apareceu a Marisa Monte… Depois, apareceram “marisas aos montes”! Brincadeiras à parte, sempre é importante reconhecermos que ela é uma das artistas mais influentes da música feita do lado de cá da Linha do Equador.

      No texto de hoje, vamos conversar um pouco sobre a obra de Marisa. Além de cantar, essa carioca de voz mezzo-soprano é compositora, produtora e multi-instrumentista. Seu primeiro instrumento, inclusive, foi a bateria! Mas ela também toca violão, guitarra e piano.

      Marisa Monte tocando violão, de olhos fechados, durante uma apresentação

      Marisa Monte canta as músicas que contam as histórias da vida da gente (Foto/Divulgação)

      Como se não fosse o bastante, sua presença de palco é algo que faz qualquer um ter uma experiência que realmente mexe com todos os sentidos.

      Ao longo de mais de 30 anos de carreira, ela imortalizou uma série de sucessos no cancioneiro da música brasileira popular. Com a mesma desenvoltura, o som dela transita entre a MPB mais classuda e o lado mais pop da cena. Por essas e outras, nada mais justo do que celebrarmos esse talento.

      Dito isso, meu amigo e minha amiga, se prepare para ouvir, tocar e cantar com as 10 melhores músicas de Marisa Monte :D

      1.Ainda Bem

      Essa canção foi lançada com o objetivo de promover o lançamento do disco O Que Você Quer Saber de Verdade. Fruto de uma parceria com Arnaldo Antunes, Ainda Bem foi divulgada nas redes sociais, em 14 de setembro de 2011. No clipe, Marisa contracena com o lutador Anderson Silva, conforme vamos relembrar a seguir.

      No meio dos mais de 28 milhões de exibições que Marisa Monte tem no Cifra Club, a cifra de Ainda Bem é a mais acessada. São mais de 1,3 milhões de acessos. Esse clássico já está na ponta dos seus dedos? Se sua resposta for “não”, confira a cifra e a videoaula de Ainda Bem agora mesmo!

      2.Vilarejo

      Vilarejo foi registrada no disco Infinito Particular, de 2006, primeiro trabalho totalmente autoral da artista. O clipe intercala fotos de um determinado local devastado pela guerra com partes da própria Marisa cantando. O vídeo mostra cenas que despertam em nós uma série de reflexões.

      Trata-se de uma música realmente profunda, concorda? Prepare aí o seu capotraste e confira a cifra e a videoaula de Vilarejo.

      3. Bem Que Se Quis

      Agora, vamos voltar um pouquinho mais no túnel do tempo! Chegou a hora de parar em 1989, ano de lançamento do primeiro disco de Marisa, o excelente MM. O álbum foi puxado pelo single Bem Que Se Quis, faixa que também fez parte da novela O Salvador da Pátria, um dos grandes sucessos do horário nobre da Rede Globo.

      Clássico incontestável, concorda? Vem tocar com a cifra de Bem Que Se Quis, a música que fez o Brasil inteiro se render ao talento de Marisa Monte.

      4. A Sua

      Essa foi single do magnífico Memórias, Crônicas e Declarações de Amor – Ao Vivo, o segundo álbum de vídeo da artista. Entre outros versos, a letra de A Sua tem o clássico “tô com sintomas de saudades, tô pensando em você”, uma ótima atualização de status pra mandar indireta pro crush no WhatsApp ;)

      Confira a cifra simplificada de A Sua, um verdadeiro hino da saudade, do carinho e da afeição!

      5. Velha Infância

      Marisa MonteCarlinhos Brown e Arnaldo Antunes volta e meia trabalham juntos. A parceria oficializada desse trio rendeu no grupo Os Tribalistas, projeto que mostrava o lado mais pop dos três envolvidos. A música Velha Infância ajudou o grupo a ficar na prateleira dos artistas mais populares do início dos anos 2000.

      Se ligue na videoaula e na cifra completa de Velha Infância, sucesso inesquecível d’Os Tribalistas.

      6. Segue o Seco

      Em 1995, Marisa Monte figurava entre os artistas mais populares da MTV, principal veículo de música da época. Uma das faixas que consolidou o sucesso de Marisa na TV foi Segue o Seco, do discaço Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão. Trata-se de uma canção de abordagem social, que tematiza a seca que castiga a população do agreste. O clipe abaixo foi escolhido como o melhor do ano. Era “só” o prêmio mais importante do óscar da música nacional.

      Confira a cifra completa de Segue o Seco.

      7. Amor I Love You

      Marisa Monte entrou no ano 2000 com o disco Memórias, Crônicas e Declarações de Amor. Naqueles tempos, ela já tinha uma sólida base de fãs que entendiam bem os conceitos em torno de cada obra lançada. A singela Amor I Love, uma das músicas mais fofas de todos os tempos, fez com que públicos mais jovens e fãs de outros estilos de músicas, como o sertanejo e o pagode, por exemplo, passassem a prestar atenção no trabalho da artista. Confira o dueto sensacional que Marisa fez com Roberto Carlos, em um dos especiais de TV do Rei.

      Descubra como tocar Amor I Love You, um grande clássico do pop good vibes!

      8. Depois

      Lançada em 2012, essa canção faz parte do álbum O Que Você Quer Saber de Verdade. Com versos claros, simples e elegantes, Depois é uma música que fala sobre a separação de um casal. Até sofrência da boa a Marisa sabe fazer! Confira um vídeo ao vivo para esse clássico da fossa!

      Vem ver a videoaula e a cifra de Depois, só no Cifra Club ;)

      9. Ainda Lembro

      Essa é campeã nos karaokes da vida, hein? Lançada em 1991, no disco Mais, Ainda Lembro marcou o dueto de Marisa com Ed Motta. Trata-se de uma das combinações de vozes mais deliciosas da música brasileira popular. Para quem curte cantar, essa canção é um exercício e anta para treinar diversos fundamentos.

      A videoaula e cifra de Ainda Lembro estão esperando por você!

      10. Não Vá Embora

      Outra faixa emblemática do álbum Memórias, Crônicas e Declarações de Amor, quarto trabalho de estúdio da cantora. Com pegada bem pop rock, a música Não Vá Embora ajudou a firmar o som de Marisa junto aos fãs de rock nacional.

      Se você sente que crush ou o mozão está prestes a sair quicando da sua vida, grave um vídeo com essa música e manda no WhatsApp! Cê não tem nada a perder. Para tocar Não Vá Embora, a cifra diz que tem um monte de acordes menores.

      Se você curte música popular brasileira, tenho um conselho: não deixe de ficar atento às aulas MPB que rolam lá no Cifra Club! Ah! E já que você chegou até aqui, que tal compartilhar o link deste post aí nas suas redes sociais e grupos de WhatsApp? Juntos, somos mais fortes na hora de espalhar conhecimento e canções de boa qualidade ;)