Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      9 feras do fingerstyle que achamos no YouTube; o sexto é inspirador

      30 de junho de 2020 12:22 Por Gustavo Morais

      Em uma definição bem prática, entende-se que fingerstyle é a técnica de tocar instrumentos de corda, sobretudo o violão, apenas com os dedos, sem usar a palheta. Além disso, não posso deixar de te contar que fingerstyle também é fazer a base e o solo de maneira simultânea, explorando, além das cordas, as possibilidades percussivas que o instrumento oferece. Por mais que esteja por aí há séculos, o violão fingerstyle ganhou a merecida popularidade de uns tempos pra cá. Com a força das plataformas de vídeo, os adeptos dessa técnica encontraram um veículo ideal para mostrar seus respectivos talentos mundo afora.

      Luca Stricagnoli, violonista fingerstyle, tocando entre containers

      O italiano Luca Stricagnoli tem a técnica fingerstyle na ponta dos dedos, literalmente (Foto/Divulgação)

      Se seu objetivo é encontrar inspiração para aprender esse fascinante estilo de violão, fique sabendo que seus olhos e ouvidos estão no lugar certo. No post de hoje, você vai conferir o talento de 9 violonistas de fingerstyle que descobrimos no YouTube. No final da conversa, além de motivado, você sairá com os direcionamentos exatos para começar a fazer esse som cativante e diferenciado aí no seu violão. Antes de ter a sua experiência com esses trabalhos maravilhosos, coloque uma verdade aí na sua mente: fingerstyle não é só para violonistas experientes! Essa bela técnica está ao alcance de todos nós :D Bora buscar inspiração?

      1. Sönke Meinen

      Na contramão da maioria, Sönke Meinen toca com um violão de cordas de nylon e mostra que esse encordoamento também dá conta do recado. Além de fazer arranjos muito legais, Meinen imprime uma identidade marcante nas composições e é espetacular no groove!

      2. Mike Dawes

      Usa de forma muito particular os recursos percussivos que o violão oferece. Com sua peculiaridade, consegue tirar um som lindo do instrumento. Fez ótimos arranjos de músicas bem conhecidas e é, também, um compositor muito talentoso, conforme você confere abaixo:

      3. Adam Rafferty

      Quando o assunto é vídeos de fingerstyle no YouTube, Adam Rafferty é provavelmente o grande veterano desta lista. Dono de um bom gosto acima da média, Adam é muito habilidoso para combinar grooves com linhas melódicas. Seus arranjos são cheios de polifonia.

      4. Jon Gomm

      Explora muito o violão e todas as suas possibilidades de timbres percussivos. Além disso, é um vocalista acima da média. Suas performances causam a sensação de que é impossível fazer o que ele faz com o violão e ainda cantar tão bem.

      5. Alexandr Mikso

      Faz parte da nova geração de violonistas fingerstyle. Usa e abusa dos elementos percussivos do violão, faz verdadeiros malabarismos para tocar, mas entrega performances arrebatadoras. Apareceu na cena com um vídeo de Careless Whisper, do George Michael, em que apareceu tocando um violão com  tarraxas preparadas, a exemplo do instrumento usado por Jon Gomm.

      6. Feng E

      Feng E é um adolescente de 13 anos, nascido em Taiwan, e multi-instrumentista. Dono de habilidade incomum, e bastante estudioso, o jovem toca piano, violão e ukuele. Fã de BeatlesOasisZeppelin, entre outros, esse menino prodígio do fingerstyle faz versões espetaculares para clássicos do rock em geral, bem como aposta em canções autorais.

      7. Emil Ernebro

      Emil Ernebro adepto do estilo tradicional de tocar, usando técnicas como o Travis Picking [tocar a melodia e o acompanhamento, enquanto o polegar toca os baixos dos acordes de forma alternada] e priorizando o repertório clássico do fingerstyle. Graças ao estudo dedicado, desenvolveu habilidades para criar arranjos maravilhosos e toca com uma pegada que mistura o fingerstyle com o jazz e o blues. Por essas e outras, Emil é um ótimo improvisador.

      8. Luca Stricagnoli

      Influenciado por Tommy Emmanuel e Andy McKee, o italiano Luca Stricagnoli tem raízes no violão clássico. Sua principal virtude, entre muitas, é a capacidade de organizar peças musicais de maneira que possa tocá-las sozinho, geralmente usando vários instrumentos ao mesmo tempo.

      9. Tommy Emmanuel

      Eis um músico completo e um comunicador ímpar! É impressionante a conexão que Tommy estabelece com a plateia em suas apresentações. Um gênio! É um dos mais emblemáticos violonistas de fingerstyle. O que vimos e ouvimos nos vídeos acima são demonstrações das maravilhas provocadas pela linguagem musical. É  “talento” que fala, concorda? O melhor de tudo, no entanto, é saber que todos nós somos capazes de desenvolver habilidades necessárias para tocar violão fingerstyle. Com dedicação, disciplina e força de vontade, a gente chega lá ;) Afinal de contas, como disse Paul Stanley, “as limitações são situações autoimpostas”.

      Se você está por aqui é porque se interessa por violão e quer aprender cada dia mais, certo?

      Leo Eymard e Gustavo Fofão, instrutores do CifraClub, tocam violão fingerstyle

      Vem aprender a tocar violão fingerstyle com Leo Eymard e Gustavo Fofão (Imagem/Divulgação)

      Caso queira receber conteúdos sobre fingerstyle, aprender mais sobre a técnica e conhecer nosso curso, cola na gente e se inscreva por aqui!