Cifra Club

Teoria musical para iniciantes: o que são os acordes?

Aprenda tudo sobre um dos elementos mais importantes da música com dicas e exemplos.

A teoria musical, a princípio, nem sempre faz parte das preferências de quem está começando a estudar um instrumento. Geralmente, a empolgação toma conta e a turma quer logo fazer um som. Alguns conceitos e definições, no entanto, precisam estar bem esclarecidos. Um desses conceitos é o de acordes, fundamento indispensável na vida de qualquer músico.

Aluno de música estudando sobre acordes no violão
O estudo de acordes é um dos primeiros passos de músicos iniciantes (Foto: Reprodução/Freepik)

A questão é que, para tocar ou criar melodias que soem bem aos ouvidos, é preciso saber o que está sendo feito, concorda? Por isso, hoje te apresentaremos alguns conceitos primários e uma ferramenta que te ajudará no dia a dia.

Portanto, prepare seu violão, separe suas palhetas e bora lá aprender tudo sobre acordes!

O que é um acorde na música?

Por definição, a teoria musical define acorde como a união de três ou mais notas tocadas simultaneamente.

São incontáveis as combinações possíveis de se fazer com notas, resultando nos mais diversos acordes. Por isso, cada acorde recebe um nome, que é baseado nas notas fundamentais que conhecemos (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si).

Notas musicais

Diferença entre nota e acorde

Quando você toca uma corda isolada no violão (solta ou com o dedo pressionando em alguma casa), você reproduz o som de uma nota. Ela não tem complemento, ou seja, não é maior nem menor, é simplesmente uma nota avulsa.

Por exemplo, a primeira corda solta do violão, a mais aguda, popularmente chamada Mizinha, é a nota Mi. Se, na mesma corda, seu dedo pressionar a terceira casa, você terá a nota Sol.

Falando de acordes, no entanto, faz-se necessário tocar no mínimo três notas simultaneamente. Dependendo dessas notas, podemos classificar o acorde como “maior” ou “menor”.

Dessa forma, quando você faz um acorde no violão, quase sempre todas as cordas são tocadas. Ou seja, nesse caso, está sendo executado um acorde de seis notas (uma por corda do instrumento).

Pense no acorde de Lá maior (A). Para formar esse acorde, você toca cinco notas simultaneamente. Veja bem: três cordas são pressionadas, mas duas outras são tocadas soltas. Logo, as cinco notas soando juntas formam o acorde proposto.

Diagrama mostrando como fazer a forma simples do acorde de Lá Maior

No diagrama ao lado, você observa que, para fazer um A, repetimos as notas Lá (dedo 2 na 5ª corda solta) e Mi (dedo 1 na 1ª corda solta), e usamos uma vez a nota Dó sustenido (dedo 3 na segunda corda, casa 2).

Portanto, esse acorde é um conjunto de três notas distintas: , Mi e Dó sustenido. Se mudarmos qualquer uma dessas notas, teremos outro acorde.

Acordes naturais

Os acordes naturais são aqueles que recebem o mesmo nome das notas fundamentais (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si). Cada um desses acordes é formado por três notas, que são definidas com base na regrinha abaixo:

As notas que formam os acordes naturais são o primeiro, o terceiro e o quinto graus de suas respectivas escalas.

Pense, por exemplo, na forma do acorde de Dó maior (C) e na escala de Dó:

Agora, considere os graus da escala de Dó:

  • Dó: 1º grau
  • Ré: 2º grau
  • Mi: 3º grau
  • Fá: 4º grau
  • Sol; 5º grau
  • Lá: 6º grau
  • Si: 7º grau

Seguindo a regrinha já citada, o primeiro, o terceiro e o quinto graus da escala de Dó maior são, respectivamente, Dó, Mi e Sol.

Portanto, concluímos que o acorde de Dó Maior é formado pela junção das notas , Mi e Sol.

Vale destacar que, quando falamos de campo harmônico ou de escala, o  1º grau também é chamado de tônica. Quando tratamos de acordes avulsos, esse mesmo grau é chamado de nota fundamental.

Por suas vezes, as notas do 3º e do 5º grau são a terça e a quinta, respectivamente.

Acordes maiores e acordes menores

Um acorde maior é formado por uma nota fundamental, a terça maior e a quinta justa dessa nota, formando uma tríade maior. É possível, ainda, a sobreposição de outros intervalos.

Por sua vez, um acorde menor possui a mesma nota fundamental e a quinta que o maior, mas a terça é diferente. Desse modo, um acorde menor será sempre formado por tônica, terça menor e quinta justa.

Dicionário de acordes

Compreendeu os conceitos que moldam a definição de acordes, mas quer estudar com uma ferramenta intuitiva e prática? De forma completamente interativa, o Dicionário de Acordes do Cifra Club te apresenta o imenso universo dos acordes.

Para começar, ao lado da ferramenta que percorre o braço do violão, você tem um diagrama para montar combinações de notas e descobrir qual acorde formou.

Dicionário de acordes do Cifra Club
Dicionário de Acordes do Cifra Club é gratuito, intuitivo e eficaz (Foto: Cifra Club)

Além disso, se você digitar o nome do acorde no campo de busca, situado à direita superior de sua tela, o dicionário te dará várias formas para montar o acorde desejado.

A partir daí, é só testar qual forma combina mais com a harmonia da música que deseja tocar. Para isso, você só precisa clicar num determinado diagrama e, então, vai ouvir como o acorde selecionado soa.

Ademais, se você é canhoto, não se preocupe, pois o Dicionário de Acordes também tem a função de alterar a disposição das notas para essa forma de tocar.

Como tocar violão?

Para pôr em prática os conhecimentos adquiridos e desenvolver suas habilidades, é preciso de estudo contínuo e treino. Nesse sentido, melhor forma de evoluir musicalmente é com um auxílio profissional de qualidade.

Para isso, você precisa conhecer o Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino de música online! No curso de violão, você encontra aulas completas e focadas no seu desenvolvimento.

Dessa maneira, poderá estudar assuntos como formação de acordes, batidas, técnicas e repertório da forma mais adequada para a sua evolução.

Portanto, não perca mais tempo e se inscreva agora no Cifra Club Academy!

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK