Cifra Club

20 melhores músicas do Cazuza para tocar no violão

Se você é fã de Cazuza e quer aprender a tocar suas músicas no violão, este artigo é para você. Aprenda as cifras do cantor com dicas práticas e eficazes!

As músicas do Cazuza estão marcadas na história do rock nacional e da MPB. Por isso, neste artigo, vamos apresentar dicas certeiras para tocar os maiores sucessos do saudoso artista no violão!

Cazuza durante a turnê O Tempo Não Para, no final dos anos 80
Longa vida à obra do poeta mais exagerado de música brasileira (Foto: Reprodução)

Portanto, se você quer acrescentar as canções desse artista incrível no seu repertório, não deixe de conferir com cuidado todos os macetes que separamos. Assim, seu aprendizado será facilitado, e você vai poder pegar essas músicas de forma mais rápida!

Como tocar Cazuza no violão?

Para celebrar as obras desse artista tão singular, listamos as cifras do Cazuza que você não pode deixar de tocar. Confira algumas delas: 

  • Brasil
  • Ideologia
  • Faz Parte do Meu Show
  • Eu Preciso Dizer Que Eu Te Amo
  • O Tempo Não Para
  • Codinome Beija-Flor
  • Exagerado

1. Um Trem Para As Estrelas 

Para tocar Um Trem Para As Estrelas, você precisa de 9 acordes. Dentre eles, há apenas uma pestana (Dm7). Além disso, os shapes de Fm7, G#m7 e Gm7 possuem a mesma forma, mas são montados em casas diferentes. O ritmo possui algumas variações no dedilhado. Portanto, veja cada parte com calma e não se esqueça de se atentar para os bordões. 

2. Brasil 

Em Brasil, os acordes B, C#m, A e E se repetem, nessa mesma ordem, na maior parte da música. O G aparece somente uma vez, no final na canção. A batida tem diversas pausas entre os acordes, com exceção do refrão, em que o ritmo muda. Ouça a música com atenção para perceber todas essas nuances. 

3. Eu Queria Ter Uma Bomba 

A batida de Eu Queria Ter Uma Bomba segue uma levada base, mas conta com algumas passagens. Elas consistem tanto em acordes com ritmo dividido quanto apenas marcações. Portanto, a dica é tocar enquanto ouve a canção, para facilitar a percepção desses pontos. Ao todo, são 10 acordes, e 5 deles têm pestana

4. Down Em Mim 

Para tocar Down Em Mim, você precisa de apenas 4 acordes. São eles: Am, E7, F7 e G. Essa canção possui referências do blues. Logo, a levada será nessa mesma pegada. Treine esse ritmo e lembre-se de tocar as batidas mais acentuadas, que são marcantes e dão o balanço necessário para a música. 

5. Vida Louca Vida 

A primeira parte de Vida Louca Vida é tocada com dedilhado. Em seguida, a partir de “Se ninguém olha quando você passa”, entram as batidas cheias. Ademais, atente-se às pausas que surgem em alguns momentos da música. Em relação aos 11 acordes, alguns são mais fáceis, enquanto outros possuem nível intermediário de dificuldade. 

6. Poema 

Para tocar Poema, coloque o capotraste na 5ª casa, para subir dois tons e meio. Os 5 acordes dessa música são bem simples, sem nenhuma pestana, e a levada será a mesma do início ao fim. Um ponto de atenção aqui é a duração do ritmo em cada acorde. Ou seja, é bom praticar enquanto ouve a música, para ficar bem alinhado com o tempo. 

7. Por Quase Um Segundo 

Em Por Quase Um Segundo, é preciso fazer uma adaptação do piano para o violão. O ritmo, em diversos momentos, é dividido entre dois acordes, então atente-se às transições. Ao todo, essa cifra do Cazuza tem 12 acordes, e 3 deles são feitos com pestana. 

8. Maior Abandonado 

Na introdução e também no meio de Maior Abandonado, temos alguns solos, que exigem a técnica de slide. Veja cada parte com calma, se atendendo à melodia e ao tempo rítmico da canção. A batida tem muitas variações e passagens, então estude cada estrofe separadamente, para memorizar bem esses trechos. A maior parte dos 6 acordes é feita com pestana (são 4 shapes com esse fundamento).

9. O Nosso Amor a Gente Inventa 

Para tocar a cifra de O Nosso Amor a Gente Inventa, é necessário saber 8 acordes, sendo que somente 2 deles possuem pestana (C#m7/9+ e F#m). Nessa música, é muito importante ter o domínio do tempo em cada acorde, para não se perder nas trocas entre eles. Nesse sentido, pratique verso por verso, se for preciso. 

10. Todo o Amor Que Houver Nessa Vida 

Todo o Amor Que Houver Nessa Vida é uma boa oportunidade para ampliar seu repertório de acordes, já que a cifra tem 13 shapes ao todo. Essa música também é uma adaptação do piano para violão, e há diversas passagens e momentos em que o ritmo será dividido entre mais de um acorde. 

Está gostando de aprender a tocar as cifras das melhores músicas do Cazuza no violão? Então, para evoluir muito mais no seu instrumento favorito, confira o curso de violão do Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino musical online!

Curso de violão do Cifra Club Academy

11. Blues da Piedade 

Como o próprio nome já indica, Blues da Piedade é tocada em ritmo de blues. Então, lembre-se dos característicos toques mais acentuados, que fazem a marcação do tempo. Ao todo, temos 10 acordes e 3 pestanas. Além disso, a maioria dos shapes possuem sétima. 


12. O Mundo É Um Moinho 

A introdução de O Mundo É Um Moinho conta com um solo, que apresenta a técnica de bend. Treine quantas repetições precisar até estar alinhado com a melodia do trecho. A música toda tem como base um dedilhado. Sendo assim, é importante se atentar às passagens e aos respectivos bordões. Sobre os 15 acordes, 5 têm pestana, e os shapes de E/D, F#/D# e F#m/D# podem ser mais complicados para iniciantes. 

13. Pro Dia Nascer Feliz 

Pro Dia Nascer Feliz tem várias tablaturas. No solo do meio da canção, você vai precisar pôr em prática as técnicas de bend, release, vibrato, slide e pull off. Estude prestando atenção em suas nuances e melodias. Por sua vez, o ritmo sofre variações entre as estrofes e o refrão. São 10 acordes no total, sendo 2 com pestana

14. Ideologia 

Para tocar Ideologia, você vai precisar de 12 acordes. Além disso, dominar a técnica de abafar as cordas durante a levada também será essencial. Isso dará dinâmica e balanço para a música. Para conferir o passo a passo de como tocar essa música do Cazuza, é só conferir a videoaula abaixo: 

15. Bete Balanço 

A cifra de Bete Balanço conta com 8 acordes. Um dos pontos principais dessa canção é conseguir executar seu famoso riff. Para isso, treine quantas vezes precisar, até conseguir tocar com desenvoltura. Dê atenção também para os momentos de transição entre os acordes em que o ritmo é dividido. De modo geral, os shapes são tranquilos, com somente uma pestana (Bm7). 

16. Faz Parte do Meu Show 

A batida de Faz Parte do Meu Show é a mesma do começo ao fim. Ela é inspirada na bossa nova. Além disso, a música conta com um solo, mas que não requer muita dificuldade – apenas as técnicas de slide, hammer on e pull off. Quanto aos 7 acordes da cifra, apenas 2 têm pestana: B7M e C#7(4). Veja a explicação completa na videoaula a seguir: 

17. Eu Preciso Dizer Que Eu Te Amo 

Para aprender como tocar Eu Preciso Dizer Que Eu Te Amo no violão, você terá que exercitar sua técnica de dedilhado. Isso porque ela será necessária durante toda a música. O ritmo tem algumas variações, e é preciso se ligar nos bordões dos 14 acordes da música. Para facilitar ainda mais, na videoaula abaixo você pode conferir mais dicas e detalhes: 

18. O Tempo Não Para 

A cifra de O Tempo Não Para conta com 7 acordes, e nenhum deles é feito com pestana. A levada segue um padrão do início ao fim, então é só treinar as transições entre os shapes. Por fim, tente tocar e ouvir a música ao mesmo tempo, para a execução ficar alinhada à versão original.

19. Codinome Beija-Flor 

Em Codinome Beija-Flor, a levada é tocada em dedilhado do início ao fim. Essa é uma excelente oportunidade para conhecer novos shapes, pois ao todo são 23 acordes. Devido às diversas passagens e variações, busque estudar cada parte separadamente. E, para aprender cada detalhe dessa canção, assista à videoaula abaixo e veja a explicação completa: 

20. Exagerado 

O solo do meio de Exagerado exige as técnicas de bend, pull off, slide e vibrato. Ademais, a introdução também conta com uma tablatura, mas que é mais simples e curta. Ao todo, são 11 acordes, sendo apenas uma pestana. O ritmo tem algumas variações entre as estrofes. Para saber mais dicas de como tocar a música Exagerado, acesse nossa videoaula: 

Agora você sabe tudo sobre como tocar as cifras das músicas do Cazuza no violão! Sem dúvida, aumentar o repertório dessa forma foi agregador para você aprender novas técnicas, acordes e batidas. 

Mas sabia que dá pra aprender ainda mais, com auxílio profissional, sem nem precisar sair de casa e no tempo que você quiser? Estamos falando do Cifra Club Academy

Com o curso de violão da nossa plataforma de ensino musical online, você tem acesso a um conteúdo exclusivo de primeira qualidade, comandado por instrutores super capacitados! 

Não perca mais tempo e invista no seu aprendizado musical!

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK