Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Confira a cifra de Baby Shark, A Casa e outros hits da música infantil

      8 de julho de 2020 14:07 Por Gustavo Morais

      “Há um menino! Há um moleque! Morando sempre no meu coração/Toda vez que o adulto balança, ele vem pra me dar a mão”, diz um trecho da música Bola de Meia, Bola de Gude, hit que a “dobradinha” Milton Nascimento/Fernando Brant emplacou na carreira da banda 14 Bis. Essa dupla genial entende bastante do riscado, concorda? Afinal de contas, não existem motivos para aposentar a “pureza das respostas da crianças”, com escreveu o não menos poeta Gonzaguinha.

      menina e pai tocam violão juntos

      Nunca é tarde para curtir e tocar música infantil (Foto/freepik)

      O post de hoje é para pessoas de todas as idades, ou seja, nem é preciso ter filhos para aproveitar a conversa. Se você já tem seus rebentos, faça das canções aqui listadas uma oportunidade para curtirem um tempo juntos. Em contrapartida, se a criançada não faz parte do seu cotidiano, aproveite este texto para reviver a época em que suas preocupações eram apenas as “gostosuras e travessuras” :D

      Ah! E independente de qualquer coisa, a música sempre pode ser uma ótima ferramenta para refletir, ensinar e aprender. Por isso, meu amigo e minha amiga, te convido a preparar aí o seu coração… Afine o seu violão, e se jogue em uma deliciosa viagem ao universo da música infantil!

      Aquarela – Toquinho

      Lançada em 1983, a música Aquarela é realmente atemporal. Com sua poesia inconfundível, bem como com seu violão aconchegante, o mestre Toquinho imortalizou uma canção que fala sobre infância, maturidade, descoberta, sonhos e devaneios.

      Confira a cifra e a videoaula da versão simplificada de Aquarela.

      Dona Aranha – Cantigas de Roda

      Também chamadas de Ciranda, as Cantigas de Roda são produções musicais anônimas que usam das rimas e repetições. São ensinadas oralmente, assim como as lendas do folclore. Há forte presença de personificação, a figura de linguagem utilizada para atribuir uma ação humana aos animais. Geralmente, as cantigas tratam de temas, como os animais, amor, valores e amizade.

      A simpática Ciranda da Dona Aranha ensina sobre persistência! Afinal de contas nunca é cedo para aprender que nunca devemos desistir de nossos sonhos.

      Baby Shark – Pinkfong

      Única música em inglês desta lista, essa canção é uma das atuais canções favoritas entre crianças do mundo inteiro. As origens da música Baby Shark são bastante controversas. A faixa ganhou popularidade, no entanto, graças ao canal do YouTube coreano Pinkfong, especialista em criar músicas infantis que grudam igual chiclete.

      O que uma melodia bem pensada não consegue fazer, hein? O vídeo acima tem quase 6 bilhões (não, você não leu errado) de visualizações no YouTube. Por mais que não supere o ibope do clipe de Despacito, hit de Luis Fonsi e Daddy Yankee, Baby Shark tem números muito maiores do que uma boa parte dos vídeos que você imaginar ;)

      Coloque a onomatopeia “doo doo doo doo doo doo” na ponta da língua! Na sequência, acesse a cifra de Baby Shark, para ter esse hit na ponta dos dedos.

      Amigo Estou Aqui - Toy Story

      Desde que surgiu, em 1995, a turminha liderada pelo Xerife Woody é uma das mais simpáticas do cinema! Uma das músicas que conduzem as aventuras dessa galerinha do desenho Toy Story é You’ve Got a Friend in Me, de Randy Newman. Quando cantada em português, a faixa virou Amigo Estou Aqui, uma canção que ensina empatia e cumplicidade.

      Veja a cifra e a videoaula de Amigo Estou Aqui.

      A Casa – Vinicius de Moraes

      Há algumas décadas, o artista uruguaio Carlos Vilaró construiu uma casa de arquitetura bem diferente. A construção foi moldada de acordo com as necessidades e desejos de Vilaró. Trata-se da lendária Casa Pueblo, localizada em Punta Ballena, no Uruguai.

      Amigo de Carlos Vilaró, “o poetinha” Vinicius de Moraes acompanhou de perto a obra. Num incrível momento de sensibilidade, Vinicius criou uma letra, inspirada na tal casa,  para ninar os filhos do artista uruguaio: ”Era uma casa muito engraçada, não tinha portas, não tinha nada, era uma casa de pororó, era a casa de Vilaró”, diz a letra.

      Responsável por musicar os versos, Toquinho explicou qual é o lance da casa: ”A casa é bem diferente, à beira de um penhasco. Parece levitar ao pôr do sol. Fica a imagem de uma casa engraçada. Sem teto, sem chão, sem parede. Eis a magia da poesia de Vinícius”.

      Aprenda a tocar A Casa, de Vinicius de Moraes.

      Mais sobre música infantil

      Se quer saber mais sobre hits da música infantil, não deixe de conferir os conteúdos abaixo!

      E já que você chegou até aqui, que tal dar um help? Basta compartilhar o link deste post aí nas suas redes sociais e grupos de WhatsApp, mas sempre marcando os amigos que convivem com crianças ou precisam resgatar a chama da meninice ;)