Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Papo de groove: as 7 músicas de rock mais fáceis para tocar no baixo

      21 de julho de 2020 13:28 Por Gustavo Morais

      Se você está começando a tocar baixo, o ideal é “começar do começo”. Mesmo que pareça redundante, é importante ter em mente que “não se começa a construir uma casa pelo teto”. Sendo assim, não tem como tentar aprender, logo de cara, a tocar as linhas de contrabaixo que são maravilhosas, mas igualmente difíceis.

      Queimar etapas do aprendizado, meu amigo e minha amiga, é um ato que só vai te causar desânimo, tristeza e frustração. Tudo tem seu tempo ;)

      Baixista toca com baixo de quatro cordas, modelo firebird

      O iniciante no baixo pode e deve tocar músicas que vão além do “Parabéns Pra Você” (Foto/Pexels)

      Com bastante esforço, treinos disciplinados e seriedade para encarar os estudos, você comete três gestos que te ajudarão a tocar bem. Não quero com isso, no entanto, dizer que o repertório do baixista iniciante precisa ter músicas realmente primárias. Há canções de rock que realmente podem estar na ponta dos dedos do iniciante. E é exatamente sobre isso que vamos conversar hoje!

      Neste texto, vou te indicar 7 músicas fáceis para tocar no baixo. São faixas que exigem pouca técnica, mas que te ajudarão a desenvolver feeling e a explorar um pouco do que o instrumento pode oferecer. Em pleno século XXI, na era das videoaulas, não há motivos para ter um repertório quadradão, antiquado e infantilizado [não no sentido de apostar em músicas infantis!], concorda comigo?

      Se liga só na sonzeira que você vai aprender a tocar hoje mesmo:

      • The Wall
      • Highway To Hell
      • A Mais Pedida
      • With Or Without You
      • Smells Like Teen Spirit
      • Na Sua Estante
      • Another One Bites the Dust

      Bora lá tirar essas músicas? Afine aí o seu contrabaixo, faça seus alongamentos e deixa a grooveria tomar conta!

      1. Another Brick In The Wall (parte 2) – Pink Floyd

      Já reparou que esse hit do Pink Floyd faz parte do set list dos primeiros ensaios de muitas bandas de rock? Isso acontece por um simples motivo: é uma música realmente muito fácil, exceto para o guitarrista solo ;) Vamos ouvir:

      Sem muito virtuosismo, o baixista Roger Waters usou nessa faixa a básica e tradicional marcação de notas. Dá só uma olhada na tab e na videoaula de baixo da música Another Brick In The Wall.

      2. Highway To Hell – AC/DC

      Pra quem curte rock, tocar AC/DC é algo libertador! Nessa música, a linha é de baixo é bem simples, com muita repetição de notas, muita corda solta e em um ritmo que acompanha os outros instrumentos. Além do mais, uma boa parte de Highway To Hell “dispensa” o baixo, isto é, o arranjo segue com guitarra, batera e voz.

      Se liga só na tab de baixo completa da música Highway To Hell, clássico do AC/DC!

      3. A Mais Pedida – Raimundos

      Devoto do punk e do hard core, o grande Canisso é um baixista que sabe fazer linhas simples, melódicas e bem feitas. Em A Mais Pedida, por exemplo, ele só usa duas cordas e marca uma série de notas. Dê o play e confira a videoaula de baixo dessa música:

      Confira a tab de baixo de A Mais Pedida, dos Raimundos, e aprenda a tocar esse som!

      4. With Or Without You – U2

      Essa também é bem fácil, hein? E nem poderia ser diferente, pois, o minimalismo do U2 é um símbolo do pop rock feito nos anos 80. Dê o play e perceba como a linha de contrabaixo é simples, repetitiva, mas resulta em uma melodia cativante.

      Confira a tab de With Or Without, do U2, e aprenda a tocar o baixo dessa balada arrebatadora.

      5. Smells Like Teen Spirit – Nirvana

      O Nirvana teve um caso muito sério com a sabedoria do “menos é mais”. Para tocar essa música, o baixista Kirst Novoselic usou apenas as duas primeiras cordas do instrumento. Além disso, as poucas notas se repetem bastante.

      A dificuldade dessa canção mora no andamento, ou seja, você precisa usar o metrônomo para não perder o tempo certo da música. No mais, a tablatura e a videoaula de baixo para Smells Like Teen Spirit estão no Cifra Club.

      6. Na Sua Estante – Pitty

      Tá tudo bem fácil até aqui, concorda? Por isso, chegou a hora de aumentar um pouquinho essa dificuldade! Para tocar a música Na Sua Estante, da Pitty, você vai contar com uma linha bem redonda, com poucas notas e usando duas cordas. A saída da zona de conforto, porém, se encontra em dois fundamentos:

      1. uso da palheta
      2. afinação dropada em uma das cordas

      Isso não é nada que você não consiga fazer, conforme está bem explicadinho na videoaula abaixo:

      Confira a tab de baixo da música Na Sua Estante, clássico do rock brasileiro dos anos 2000.

      7. Another One Bites the Dust – Queen

      Assim que leu o nome dessa música, certamente você começou a bater o pé no chão e a acompanhar a introdução! Normal que isso fosse acontecer, pois, esse clássico do Queen tem uma das linhas de contrabaixo mais icônicas da história do rock. Já que a música começa apenas com a cozinha, facilmente identificamos o riff do baixo. Felizmente esse conjunto de notas é simples e se repete em uma boa parte do arranjo.

      Reparou que quando acontece uma mudança, o trecho fica um pouco mais difícil? Vale a pena o esforço de concentrar e aprender. A videoaula e a tab de baixo de Another One Bites The Dust esperam por você!

      Mais conteúdo para a galera do groove

      Se você é baixista iniciante, não deixe de conferir a listinha a seguir. São conteúdos voltados para impulsionar e motivar o seu aprendizado Se liga no rolê:

      Ah, não posso me esquecer de te pedir um help. Que tal compartilhar o link deste post aí nas suas redes sociais? Juntos, você e eu conseguiremos incentivar o aprendizado musical! Além disso, tenho certeza de que aí na sua lista de amigos, incluindo os do WhatsApp, tem um monte de futuros heróis das quatro cordas ;)