Cifra Club

20 linhas de baixo para iniciantes

Amplie seu repertório nas quatro cordas com as melhores linhas de baixo para iniciantes!

O início da jornada de quem está começando no mundo dos graves é cheio de desafios. Um dos passos mais importantes é montar um repertório condizente com seu nível no instrumento. Para isso, preparamos esta lista especial com 20 linhas de baixo para iniciantes!

Músico tocando um baixo branco
Para se tocar mestre das quatro cordas, é preciso ter um repertório sólido e completo (Foto: Reprodução/Freepik)

Além de conhecer novas músicas para tocar no instrumento, você vai conferir várias dicas essenciais, voltadas principalmente para quem está no começo dos estudos de baixo. Portanto, afine o seu instrumento e venha com a gente!

Melhores linhas de baixo para tocar hoje

Certamente, existem alguns pequenos desafios ao longo da nossa lista, mas todos na medida certa para você superá-los. No geral, as canções aqui indicadas são fáceis de tocar, justamente para você, iniciante, se desenvolver no instrumento.

Portanto, sem mais enrolação, se liga em algumas das linhas de contrabaixo que separamos hoje:

  • Sunshine Of Your Love
  • Stand By Me
  • Foi Na Cruz
  • Ainda É Cedo
  • Um Minuto Para o Fim do Mundo
  • Do I Wanna Know

1. Sunshine Of Your Love — Cream

Sunshine Of Your Love conta com um riff principal que se repete quase a música toda – menos no refrão. Para tocá-la, você vai passear por diferentes casas do braço do instrumento. Mas isso não significa que te trará muitas dificuldades, já que a linha é bem constante, com poucas variações. Além disso, essa é uma das principais linhas de baixo do rock. Se surgir alguma dúvida, veja a nossa videoaula:

2. Pumped Up Kicks — Foster The People

Tocada na parte mais aguda do contrabaixo, a linha de Pumped Up Kicks é ótima para estudar essa região menos usual para iniciantes. O mesmo fraseado se repete durante a canção inteira. Portanto, aprenda ele separadamente e depois toque junto com a música original. Você vai pegar essa rapidinho!

3. Comfortably Numb — Pink Floyd

Use o bumbo da bateria como referência para tocar as notas da primeira parte de Comfortably Numb. Tenha cuidado também com o andamento da música. Geralmente, quando as canções são mais lentas, a nossa tendência é acelerar. Nessa faixa, o contrabaixo exerce uma função mais de sustentação. Então, o importante é manter a dinâmica e ser preciso na execução das notas.

4. Every Breath You Take — The Police

O uso da palheta no contrabaixo vai contribuir bastante para a sonoridade característica de Every Breath You Take. Além disso, o acessório te ajuda a manter o pulso firme da música. No geral, essa linha é bem reta, com poucas notas, mas exige as técnicas de hammer on e pull off no decorrer da música.

5. Maranata — Ministério Avivah

Uma das melhores linhas de contrabaixo gospel, Maranata exige atenção e firmeza na hora da execução. Ela tem apenas 4 notas e quase nenhuma variação. Por isso, acreditamos que você vai tocar essa música rapidinho!

6. Eu Quero Ver o Oco — Raimundos

Para tocar Eu Quero Ver o Oco, você precisa afinar a Mizona um tom abaixo, em Ré (D). Desse modo, fica mais fácil reproduzir o grave riff da música. Além disso, atente-se às variações que a linha sofre da primeira para a segunda parte.

7. Zombie — The Cranberries

Com uma pegada constante e muito bem marcada, a linha de Zombie é ótima para iniciantes. Quase no final da música, existem alguns trechos em que o baixo toca sozinho. Ouça bastante essa parte, para compreender bem as dinâmicas da música.

8. Stand By Me — Ben E. King

É importante tocar Stand By Me de forma precisa, pois o baixo é um dos principais condutores dessa faixa. A sequência de notas é a mesma do início ao fim, então basta memorizar e praticar para executar com perfeição. Essa é, com certeza, uma das melhores cifras de baixo para iniciantes. Ficou com alguma dúvida? Veja a videoaula a seguir:

9. Na Sua Estante — Pitty

Para tocar Na Sua Estante, novamente será preciso usar a afinação Drop D (com a Mizona em Ré). Ademais, o uso da palheta ajuda muito a reproduzir o timbre da canção original. O andamento mais lento da faixa facilita as trocas de uma nota para outra – e são poucas no total.

10. Foi Na Cruz — Harpa Cristã

Em Foi Na Cruz, a linha de baixo tem poucas notas e está bem alinhada ao bumbo da bateria. Sendo assim, tente tocar ouvindo a música ao mesmo tempo. Isso ajuda a ter uma noção melhor da mudança das notas e da estrutura de cada parte.

Se você está curtindo aprender essas linhas de contrabaixo, saiba que no curso do Cifra Club Academy você pode conferir ainda mais músicas para tocar! Além disso, você vai aprimorar suas habilidades no instrumento, com o auxílio de um metodologia pensado no seu desenvolvimento musical.

Curso de contrabaixo do Cifra Club Academy

11. Pescador de Ilusões — O Rappa

Com poucas notas e variações, Pescador de Ilusões é bem fácil de tocar! Porém, fique ligado nas pausas durante o verso e na duração das notas durante o refrão.

12. Ainda É Cedo — Legião Urbana

O baixo é um dos principais elementos de Ainda É Cedo. Sendo assim, mantenha a pegada firme e use a palheta. Ela vai ajudar a tocar as 3 notas que aparecem ao longo da canção.

13. Creep — Radiohead

Creep é uma ótima balada para estudar o ritmo mais lento e tocar juntinho com a bateria. Por ser uma música com poucas notas, ela é uma das melhores linhas de baixo para iniciantes. Preste atenção na frase que acontece no final da primeira parte e também nos momentos em que a técnica de hammer on aparece. Ademais, acompanhe a nossa videoaula:

14. Oceanos (Oceans) — Ana Nóbrega

Oceanos (Oceans) tem uma linha reta e coesa, sem muitas frases ou variações. Nesse sentido, firmeza e atenção são os pontos mais importantes para aprender essa música. Toque um pouco mais fraco nos versos e aumente a dinâmica durante o refrão.

15. Quero Ser Feliz Também — Natiruts

Para tocar Quero Ser Feliz Também, todas as cordas devem ser afinadas meio-tom abaixo. Além disso, preste muita atenção nas pausas entre uma nota e outra. Por fim, a introdução abusa da técnica de hammer on, então atente-se a esse fundamento também.

16. Um Minuto Para o Fim do Mundo — CPM 22

Afine todas as cordas um tom abaixo para tocar Um Minuto Para o Fim do Mundo (de baixo para cima, as cordas ficam assim: FCGD). Ademais, use a palheta para manter a pegada firme e precisa. A introdução dessa icônica linha de baixo é feita com power chords, exigindo que você toque com bastante pegada.

17. Seu Sangue — Fernandinho

O verso de Seu Sangue contém algumas pausas que merecem ser olhadas com carinho. No pré-refrão, a música ganha um pouco mais de corpo. Assim, quando a canção chega no refrão, o contrabaixo faz acentuações bem marcantes. Ouça bastante música e se ligue no bumbo da bateria.

18. Do I Wanna Know — Arctic Monkeys

Com poucas notas, a linha de Do I Wanna Know é reta e bem tranquila. É importante prestar atenção no uso das técnicas de slide e hammer on, que são bem presentes. Para não restarem dúvidas, confira a nossa videoaula completa da canção:

19. Feel Good Inc. — Gorillaz

Atente-se às rápidas trocas de uma nota para outra em Feel Good Inc. Fique ligado também no riff do pré-refrão, pois esse trecho o contrabaixo toca sozinho. Em comparação com as demais linhas de baixo para iniciantes da nossa lista, essa pode ser um pouco mais avançada para iniciantes. Mas não desista desse desafio e veja a nossa videoaula:

20. Smells Like Teen Spirit — Nirvana

Em Smells Like Teen Spirit, podemos usar tanto a palheta quanto o pizzicato. Além do mais, o aumento da dinâmica durante a música é muito importante. Durante os versos, alivie a pegada, enquanto no refrão toque com mais peso. Pintou alguma dúvida? Assista à videoaula abaixo:

Aprendendo essas linhas de baixo para iniciantes, você certamente deu um passo importante na sua evolução no contrabaixo. Para continuar se desenvolvendo no instrumento, a dica é conhecer o curso de baixo do Cifra Club Academy!

Na nossa plataforma de ensino musical online, você vai conferir aulas completas, focadas única e exclusivamente na sua evolução. Nesse sentido, além de um auxílio profissional qualificado, você garante as seguintes vantagens ao se inscrever no Cifra Club Academy:

  • Acesso de quando e onde quiser (só precisa de internet);
  • Materiais de apoio;
  • Lives e grupo no Telegram exclusivos para tirar dúvidas;
  • Com uma assinatura, acesso a todos os cursos da plataforma (são mais de 10);
  • Acesso automático ao Cifra Club Pro.

Não perca essa oportunidade de se tornar um mestre dos grooves!

Curso de baixo do Cifra Club Academy
Foto de Pablo Sathler

Pablo Sathler

Contrabaixista com mestrado em Nietzsche. Professor, ouvinte universal e leitor contumaz. Escreve mensalmente na coluna Escambo Sonoro para o Immub e atua como revisor no GESEL da UFRJ.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK