Cifra Club

Fingerstyle para iniciantes: 7 erros que travam sua evolução

No texto de hoje, você descobre quais são os principais erros que impedem a sua evolução no violão fingerstyle!

Violonista tocando no estilo fingerstyle
Há erros que você precisa evitar para conseguir evoluir no violão fingerstyle (Foto/Pexels)

Se você é iniciante, certamente comete alguns erros que dificultam os seus estudos no violão fingerstyle. Pode ser, por exemplo, ter pressa para conseguir bons resultados. Você também pode acreditar que essa técnica só serve para violonistas profissionais.

Por causa disso, estamos aqui para te ajudar nessa questão! Com a leitura deste material, você descobrirá o que, de fato, tem te atrapalhado na prática do fingerstyle e saberá como eliminar esses problemas. Vamos nessa?

Erros que impedem o avanço no violão fingerstyle

É claro que não vamos te oferecer métodos e fórmulas milagrosas. Nossa conversa vai exclusivamente girar em torno de imprecisões que todo músico iniciante tende a cometer na hora de estudar essa maravilhosa técnica de tocar com os dedos.

Se liga só:

1. Achar que fingerstyle é só para quem é expert

Muitas pessoas pensam que para praticar o fingerstyle é preciso tocar violão ou tocar guitarra já em um nível avançado. Mas isso não é verdade! Fingerstyle é uma forma de tocar violão e existem exercícios e músicas também para quem está começando.

Então, como resolver isso?

Comece fazendo exercícios que trabalhem a independência do polegar da mão direita (a esquerda, para os canhotos), pois são ótimos para começar. Enquanto o polegar executa um padrão de acompanhamento, os outros dedos tocam em blocos, reproduzindo acordes (ou tocam notam isoladas, simulando trechos de melodias).

A seguir, algumas boas opções de músicas para praticar a técnica de fingerstyle:

2. Pensar que fingerstyle é tocado só em violão de aço

Não é verdade. Fingerstyle é uma forma de tocar o instrumento usando os dedos ao invés de usar uma palheta. Sendo assim, é possível tocar fingerstyle, ou seja, tocar com os dedos, tanto nos violões com cordas de aço quanto nos de nylon. Além disso, dá até para tocar na guitarra ou no ukulele.

Exemplo disso é o próprio Chet Atkins uma das maiores referências do estilo), que já fez muitas gravações de fingerstyle na guitarra. E tem o caso do brasileiro Mateus Asato, que também faz vários arranjos para guitarra. 

Não creia mais nessa fake news!

3. Desistir nas primeiras dificuldades

Tocar um instrumento é desafiador. Logo, existe paciência, organização e disciplina. Muitas pessoas desistem já no começo, pois acreditam que tudo será difícil. Na verdade, é bem provável que essa gente não esteja estudado da melhor forma.

O estudo de fingerstyle exige metas, constância nos estudos e, principalmente, organização e disciplina. Estes últimos são os responsáveis diretos pelo resultado.

Quando o seu tempo de estudo é bem dividido, você otimiza o seu tempo e rende muito mais, pois consegue se manter focado. Isso é fundamental para a evolução em qualquer instrumento, em toda forma de tocar.

4. Comparar-se com outros músicos que tocam fingerstyle

Cada músico tem uma história diferente. Hoje é possível conhecer músicos excepcionais na internet. Isso pode ser extremamente estimulante ou extremamente desanimador. A melhor estratégia é usar esse acesso a outras pessoas para se inspirar, e não para se comparar.

Um homem e uma mulher estudando violão sentados no chão
A música jamais pode ser encarada como uma forma de competição (Foto/Divulgação)

É muito importante lembrar que tudo começa do início. Um iniciante no violão geralmente tem dificuldade com pestana. No começo, parece que essa dificuldade nunca passará. Mas, com o tempo, a pestana se torna algo comum.

Da mesma forma, as técnicas de fingerstyle, depois de serem estudadas, também acabam se tornando comuns!

Tenha paciência, respeite seu próprio tempo e nada de se comparar com outros músicos. Cada um tem suas individualidades e isso é o que torna a música tão fascinante.

5. Querer tocar arranjos complexos sem dominar as técnicas

Muitos arranjos de fingerstyle exploram o violão das formas mais inusitadas. Batidas no tampo, na escala do instrumento, no fundo e na lateral do instrumento, usando os dedos, as unhas e partes da mão que não são usadas habitualmente. Violonistas que tocam assim desenvolvem essas habilidades depois de estudar o básico do fingerstyle.

Inclusive, Tommy Emmanuel e Mike Dawes dizem que a melhor forma de começar estudando fingerstyle é estudando Travis Picking. Trata-se de uma técnica que consiste em separar os movimentos dos dedos. O polegar toca os baixos dos acordes, enquanto os outros dedos fazem o restante do acompanhamento e a melodia.

Portanto, é fundamental desenvolver uma base técnica sólida para depois começar a se aventurar por arranjos mais complexos que exploram o violão das formas mais variadas.

6. Desistir rapidamente de uma música ou um assunto que começou a estudar

Em função da quantidade de informação que existe hoje à disposição das pessoas através da internet, é muito fácil se perder em meio a elas. Muita gente começa estudando um assunto e no dia seguinte já passa para outro.

Um exemplo claro disso acontece com o estudo de repertório. Num dia, a pessoa decide aprender uma determinada música. Porém, pouco tempo depois, ela parte para outra sem ter terminado a primeira e acaba aprendendo apenas vários trechos de músicas.

A facilidade de acesso à informação hoje é algo muito positivo, mas é muito importante traçar um objetivo e cumpri-lo até o fim. Só assim a evolução pode ser mensurada e a melhora acontece.

7. Estudar sem foco e num lugar inadequado

Para que o aprendizado aconteça da melhor forma, é preciso que o aluno tenha foco e um lugar adequado para estudar. Hoje existem milhares de distrações e um ambiente favorável traz uma grande vantagem para quem quer concentrar e aproveitar ao máximo o momento que separou para aprender algo.

Mulher estudando violão sendo atrapalhada por outra com celular
É muito fácil parar de tocar violão e ir conferir notificações no celular (Imagem/Reprodução/Internet)

Para quem quer aproveitar ao máximo o momento do estudo, é muito importante não parar para responder mensagens, checar as redes sociais ou qualquer outro tipo de distração. Isso atrasa o processo e traz uma sensação de que o estudo não está rendendo, quando, na verdade, só está faltando foco para que o tempo seja bem aproveitado.

Se você está por aqui é porque se interessa por violão e quer aprender cada dia mais, certo?

Portanto, a dica mais essencial para evoluir neste fantástico estilo de tocar é: inscreva-se no curso de fingerstyle do Cifra Club Academy! Lá, você aprende com os melhores professores, por um preço que cabe no seu bolso, no conforto de casa e no tempo que for melhor para você.

Não perca essa oportunidade de ouro de fazer parte de melhor plataforma de ensino online e acesse já! Assim, você não cometerá mais esses erros que te impedem de evoluir no fingerstyle.

Curso de fingerstyle do Cifra Club Academy
Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK