Cifra Club

Aprenda 15 clássicos da música sertaneja raiz no violão

Confira dicas e tutoriais sobre como tocar música sertaneja raiz no violão!

O sertanejo é patrimônio imaterial. Com uma importância e uma popularidade enormes, essa manifestação cultural começou há muito tempo e conquistou espaço cativo no panteão da preferência nacional. Para celebrar essa história, aqui está uma coletânea do que há melhor na música sertaneja raiz para você tocar no violão!

Tonico e Tinoco, dupla que toca música sertaneja raiz, com suas violas cai´piras nas mãos
Tonico e Tinoco, uma das duplas sertanejas mais populares da história (Foto/Internet)

Nesse contexto, separamos dicas certeiras para que você aprenda essas canções de forma simples e intuitiva. Ao mesmo tempo, vamos destacar as principais dificuldades de cada cifra. Assim, você poderá se preparar ainda melhor.

Então, se você quer incrementar o seu repertório com a música raiz sertaneja, afine o violão e continue com a gente!

Quais são as melhores músicas sertanejas de raiz?

A princípio, as 15 músicas de sertanejo raiz listadas abaixo podem ser tocadas por todos os níveis de instrumentistas, tanto iniciantes quanto mais avançados.

Alguns trechos apresentam um pouco mais de complexidade, mas são exceções. Além disso, também cabe ressaltar que as faixas estão organizadas de forma aleatória. Ou seja, não se trata de um ranking, ok?

Uma vez que demos esses avisos, bora aprender a tocar os seguintes clássicos da música sertaneja no violão!

  • Chico Mineiro
  • Franguinho na Panela
  • Caboclo na Cidade
  • A Vaca Já Foi Pro Brejo
  • Filha de Jesus
  • Galopeira
  • Estrada da Vida
  • As Andorinhas
  • Luar do Sertão
  • Índia
  • Prato do Dia
  • Crises de Amor
  • Último Adeus
  • Solidão
  • Moreninha Linda

Só modão “du bão”, concorda? Se aprender a tocar violão sertanejo é o teu foco, este artigo é essencial.

1. Chico Mineiro — Tonico & Tinoco

Assim como várias outras músicas sertanejas raiz, esta é uma moda de viola. No entanto, você pode tocar Chico Mineiro no seu violão sem problema algum, beleza? A canção tem 3 acordes básicos (G, D7 e C), com uma levada simples e andamento bem lento. Para abrilhantar o arranjo da música, não ignore as passagens nos bordões (cordas mais graves).

2. Franguinho na Panela — Lourenço e Lourival

Uma das melhores músicas sertanejas antigas para aprender no violão, Franguinho na Panela foi composta por Moacyr dos Santos e Paraíso. Embora a nossa cifra esteja em A – tonalidade mais confortável para cantar –, a gravação de Lourenço & Lourival está em C. Dessa forma, possui apenas 5 acordes e um ritmo simples. O desafio está nos solos, que são mais indicados para músicos intermediários.

3. Caboclo na Cidade — Dino Franco e Mouraí

Apenas 2 acordes compõem a harmonia de Caboclo na Cidade: E e B7. Porém, o padrão rítmico da parte cantada é bem específico – para tocar certinho, acompanhe a tablatura da música, ok? Tenha atenção para executar as notas no mesmo andamento da voz.

4. A Vaca Já Foi Pro Brejo — Tião Carreiro e Pardinho

No tom de B, A Vaca Já Foi Pro Brejo possui somente 3 acordes, mas dois deles têm pestana. O ritmo é constante em toda a música, com abafamentos importantes. Por fim, os pequenos solos da canção são simples e uma interessante oportunidade para se aventurar em técnicas básicas de violão, como o slide.

5. Filha de Jesus — João Mineiro e Marciano

Logo de cara, Filha de Jesus apresenta um tema melódico fácil, mas muito bonito. Recomendamos que você tente tirar de ouvido, para treinar a sua percepção musical, combinado? Por sua vez, a harmonia não oferece dificuldades, e o ritmo também é tranquilo de executar.

6. Galopeira — Chitãozinho e Xororó

Essa regravação da clássica música Galopeira está na tonalidade de G e conta com apenas 5 acordes (nenhum com pestana). Nesse sentido, a levada vem da polca paraguaia, que deu origem à famosa batida de guarânia. Ademais, tocar os solos sem palheta exige destreza, mas, com um pouco de treino, você vai chegar lá!

7. Estrada da Vida — Milionário e José Rico

Antes de mais nada, mude o tom da cifra de Estrada da Vida para C, para tocar como a versão original. Como a fórmula de compasso da canção é 3/4, a levada padrão pode ser feita com três batidas para baixo, sendo que a primeira deve pegar só nas cordas graves. É como o ritmo de valsa!

8. As Andorinhas — Trio Parada Dura

Para tocar As Andorinhas, um dos destaques da nossa lista de músicas sertanejas raiz, coloque um capotraste na 1ª casa. Dessa maneira, você vai formar os acordes como se estivessem na tonalidade de A, evitando as pestanas. A batida não é complicada, mas os licks executados nas pausas da voz são um pouco mais difíceis.

9. Luar do Sertão — Luiz Gonzaga

De fato, a grande dificuldade para tocar Luar do Sertão é a quantidade de acordes: são 19 no total. Logo, é natural que você leve um tempo para memorizar as progressões. Tenha atenção aos shapes com sétimas e baixos invertidos, combinado? Por fim, a simplicidade da batida acaba compensando o restante.


10. Índia — Cascatinha e Inhana

A música Índia deve ser tocada no ritmo de guarânia, que dá o charme todo especial à batida. Fora isso, a harmonia é bem simples, com seis acordes de formações básicas: Dm, Gm, F, A7, D e Em.

Quer se aprofundar nas batidas da música sertaneja raiz? Então, conheça o curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy!

Bruno Takashy, instrutor de violão sertanejo do Cifra Club; batidas do sertanejo raiz constam no cronograma do curso

11. Prato do Dia — Tião Carreiro e Paraíso

Prato do Dia tem um solo de introdução que passeia entre as cordas agudas e graves com muita desenvoltura. Ao mesmo tempo, a batida pode ser executada apenas com toques para baixo, enquanto os acordes também têm digitações fáceis. Ou seja, sem segredos para tocar este modão sertanejo!

12. Crises de Amor — João Mineiro e Marciano

Crises de Amor tem apenas 6 acordes, sendo que 4 deles têm pestana. Então, é preciso força nesses dedos! Novamente, o ritmo é baseado em compassos de três tempos. Ademais, fique ligado nas convenções da música!

14. Último Adeus — Trio Parada Dura

Dos 7 acordes de Último Adeus, tenha uma atenção especial às formações de E/G# e F#/A#, que exigem maior abertura de dedos. Já o ritmo, temos certeza que você vai tirá-lo de letra, já que ele é bem cadenciado. Porém, os solos apresentam técnicas como ligados e slides, que exigem treino.

14. Solidão — Milionário e José Rico

Se você é iniciante, saiba que o solo de violão da introdução de Solidão é uma ótima forma de aprimorar a sua técnica. Além disso, a harmonia está na tonalidade de A e não é das mais difíceis, possibilitando que você se concentre na parte rítmica.

15. Moreninha Linda — Tonico e Tinoco

Por fim, para acompanhar a gravação original de Moreninha Linda, mude o tom da cifra para A, ok? A harmonia é super básica. No entanto, o ritmo é bem agitado. Para identificar a batida, uma dica: diminua a velocidade de reprodução do vídeo abaixo para 0.75. Dessa forma, após você aprender a levada, é só voltar ao andamento normal.

Aprenda a tocar sertanejo raiz e outras vertentes

E aí, curtiu as dicas para montar um repertório de música sertaneja raiz? Agora, você tem tudo para levar adiante este gênero musical histórico do nosso país.

Com essas 15 cifras, você deve ter percebido que entender a variedade rítmica do sertanejão é um dos segredos para elevar o nível de um violonista. Se quiser aprimorar ainda mais as suas habilidades para tocar música sertaneja, o curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy é a solução para você!

Ao longo das aulas, você pode conferir o ensinamento de mais de 20 batidas sertanejas, sempre pautadas em ótimas sugestões de repertório. Dessa forma, você ficará fera no sertanejo raiz, romântico e várias outras vertentes do estilo. Além disso, é dada uma contextualização histórica da evolução da música sertaneja!

O melhor de tudo? A nossa plataforma de ensino musical online segue o padrão de qualidade do Cifra Club, e o investimento cabe perfeitamente no seu bolso! Então, basta você começar as aulas e aprender com quem vai te ensinar a tocar violão sertanejo da maneira correta.

Bora aprender tudo sobre violão sertanejo?

Foto de Fernando Paul

Fernando Paul

Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK