Cifra Club

Top 10 Engenheiros: as melhores músicas pra ouvir, tocar e mais!

É chamado “BRock” o movimento de pop rock brasileiro que tomou conta dos anos 80. Seja lá qual for seu conceito sobre a “década perdida”, uma coisa é inegável: muitas bandas interessantes surgiram naquele momento. Um dos grupos mais importantes daquela geração é o Engenheiros do Hawaii, nosso homenageado de hoje!

Carlos Maltz, Humberto Gessinger e Augusto Licks, membros da formação clássica dos Engenheiros do Hawaii

O trio Gessinger, Licks e Maltz é a formação clássica dos Engenheiros do Hawaii (Foto/Divulgação)

Além de ter feito muito sucesso, desde que apareceu no cenário, o som desses gaúchos nunca deixou de ser moda. Por mais que esteja em hiato há anos, as músicas da banda permanecem na mente e no coração do “fã da velha guarda”. Além disso, as letras filósofas e poéticas de Humberto Gessinger continuam cativando novas gerações.

Neste texto, vou te contar um pouco da história dessa banda tão ímpar. No final da conversa, você também terá aprendido a tocar algumas das melhores músicas dos Engenheiros.

Bora relembrar esse capítulo tão importante da música brasileira popular? Prepare aí seu violão, se aconchegue e aproveite o nosso momento de arqueologia cultural 🙂

Uma breve biografia da banda Engenheiros do Hawaii

Antes de partir para as músicas, que tal repassarmos um pouquinho da biografia dos Engenheiros? É jogo rápido, prometo! Fiz uma listinha de perguntas fundamentais para você conhecer/celebrar a história da banda. Se liga no papo reto:

Quando surgiu a banda Engenheiros do Hawaii?

A banda surgiu no ano de 1984, na cidade de Porto Alegre (RS). A formação original do grupo contava com Humberto Gessinger (voz/ guitarra), Carlos Stein (guitarra), Marcelo Pitz (baixo) e Carlos Maltz (bateria), até então estudantes da Faculdade de Arquitetura da UFRGS. Segundo a lenda, o nome do grupo foi escolhido para ironizar a galera da engenharia, que costumavam vestir bermudas de surfista, com quem tinham uma certa rivalidade.

Montagem reúne quatro das muitas formações da banda Enhgenheiros do Hawaii

Alguns dos muitos membros que formaram a banda Engenheiros do Hawaii (Montagem/Divulgação)

O primeiro show rolou em 11 de janeiro de 1985, em POA. No mesmo ano, a banda passou pela primeira de suas muitas mudanças de formação, além de ter gravado duas músicas para a coletânea Rock Grande do Sul, compilação com alguns nomes que estavam surgindo na cena gaúcha.

Os membros dos Engenheiros do Hawaii – uma questão de “várias variáveis”

Ao longo de sua trajetória, a banda teve várias encarnações. A formação tida como clássica, o trio Gessinger (baixo/voz), Maltz (batera) e Licks (guitarra), durou de 1987 a 1994 e gravou os discos a seguir:

  • A Revolta dos Dândis (1987)
  • Ouça o Que Eu Digo: não Ouça Ninguém (1988)
  • Alívio Imediato (1989)
  • O Papa é Pop (1990)
  • Várias Variáveis (1991)
  • Gessinger, Licks & Maltz (1992)
  • Filmes de Guerra, Canções de Amor (1993)

Entre 1984 e 2008, mais de 15 músicos passaram pela banda. Entre os destaques estão os guitarristas Fernando Deluqui, do RPM; e Carlos Stein, membro fundador do Nenhum de Nós. Quem também tocou na banda foi o baterista Adal Fonseca, lenda das baquetas, que também fez parte do Kid Abelha.

O que aconteceu com os Engenheiros do Hawaii?

Em julho de 2008, Humberto Gessinger anunciou uma pausa nas atividades da banda. Sem muitas delongas, o músico não entrou em detalhes sobre o motivo da parada. Além disso, segundo ele, a data para o fim do hiato é incerta.

“Sempre fomos uma banda silenciosa, estou curioso para ver e ouvir como vão soar as músicas e discos com este silêncio radicalizado”, publicou.

De pé, o músico Humberto Gessinger seguro um baixo de seis cordas virado de ponta à cabeça

Humberto Gessinger parece não ter planos para uma volta imediata dos Engenheiros (Foto/Divulgação)

Desde então, Gessinger segue com sua vitoriosa carreira solo. É inegável, no entanto, que os fãs sonham com um retorno do grupo, de preferência, em sua formação clássica.

As melhores músicas dos Engenheiros do Hawaii

São 17 discos, incluindo trabalhos gravados ao vivo e em estúdio, incontáveis coletâneas e mais de 30 singles. Foram várias músicas emplacadas nas paradas de sucesso, rádios de rock e clipes em altas rotações na MTV. Fazer uma playlist com os hits de uma banda igual a essa é tarefa quase impossível, concorda? Todavia, cá estou para te indicar as 10 melhores músicas dos Engenheiros do Hawaii para você ouvir e tocar hoje.

Nesta seleção, a ideia foi focar nas canções autorais e nem muito óbvias da banda. Além disso, foi um ótimo desafio selecionar  hits que marcaram várias épocas de uma carreira tão longeva. Se liga só nas faixas que separei para te aplicar:

  • Somos Quem Podemos Ser
  • Toda Forma de Poder
  • A Promessa
  • Refrão de Bolero
  • Muros e Grades
  • A Montanha
  • Terra de Gigantes
  • Até o Fim
  • Eu Que Não Amo Você
  • 3×4

Já lavou as mãos e afinou seu violão? Então, chegou a hora de ouvir e tocar esse combo de clássicos do rock brasileiro 🙂

Somos Quem Podemos Ser

Carregada de simbolismos e versos levemente distópicos, essa música foi lançada em 1988. Contando com um dedilhado maroto e seis acordes relativamente complexos, Somos Quem Podemos Ser é uma canção que exige um pouco mais de esforço de quem ainda é iniciante no violão. Felizmente, a videoaula do Cifra Club está aqui para te ajudara tirar esse som:

Confira a cifra e a tablatura completa de Somos Quem Podemos Ser.

Toda Forma de Poder

O primeiro hit, não tem como esquecer! Lançada em 1986, essa música apresentou a então “gurizada” ao público brasileiro. Abaixo, você confere o raro clipe dessa canção:

Esse pop rock clássico dos anos 80 tem um número bacana de acordes, mas é bem fácil de tocar. Se liga na cifra de Toda Forma de Poder, single importantíssimo para a carreira dos Engenheiros.

A Promessa

Agora, vamos aos anos 90! Lançada no disco Simples de Coração, de 1995, A Promessa é uma das músicas mais rock and roll da carreira da banda. No meio de uma batida ligeiramente latina, guitarras vigorosas somam forças com teclados encorpados. Dê o play e sinta o som:

Aprenda a tocar, agorinha mesmo, com a cifra completa de A Promessa.

Refrão de Bolero

Alguém ainda pensa que sofrência é coisa só de música sertaneja? Há mais de 30 anos, os Engenheiros gravaram uma música sobre DR, bebedeira e pecados confessados. Trata-se de mais uma música com dedilhados interessantes para tocar no violão, conforme a videoaula abaixo te explica:

Confira a cifra e a tablatura da música Refrão de Bolero.

Muros e Grades

Lançado em 1991, o álbum Várias Variáveis rendeu alguns clássicos, incluindo Piano Bar e Herdeiro da Pap. Apesar de ter tocado nas rádios, uma das músicas mais interessantes desse disco, no entanto, acabou sendo um pouco esquecida. Trata-se de Muros e Grades, faixa cuja letra é uma baita crítica social.

Viu como o riff da introdução é bacana? Então, confira a cifra completa de Muros e Grades e toque esse som!

A Montanha

Principal hit do disco Minuano, de 1997, essa é uma das canções mais charmosas do repertório da banda. O requinte está no som de violino, marca registrada da canção. O clipe, com direito aos cabelos de Humberto sendo beijados pelo vento, rolou bastante na MTV.

Aprenda a tocar a música A Montanha, hit inesquecível dos Engenheiros.

Terra de Gigantes

“Hey, mãe, eu tenho uma guitarra elétrica/Durante muito tempo, isso foi tudo o que eu queria ter” […] “Por mais que a gente cresça, há sempre coisas que agente não consegue entender. Cada banda tem a ode à maturidade que merece, concorda? Aprenda a tocar esse hino da juventude!

Para fixar o aprendizado, não deixe de conferir a transcrição dos dedilhados e a cifra de Terra de Gigantes.

Até o Fim

Lançada em 2003, no álbum Dançando no Campo Minado, a faixa Até o Fim foi um dos últimos singles inédito que a banda emplacou nas rádios. Com ares de grande produção, o clipe também marcou a era pré-YouTube.

Essa música é bem fácil de tocar, hein? Na dúvida, confira a cifra de Até o Fim e tire esse som de letra 😉

Eu Que Não Amo Você

Com mais de 7 milhões de views, o vídeo dessa canção é um dos mais populares no canal da banda no YouTube. Lançada no ano de 1999, no excelente disco ¡Tchau Radar!, essa canção sobre idas e vindas resistiu ao teste do tempo.

Viu que solo maneiro para quem quer evoluir mais um pouco na guitarra? Confira a tablatura e a cifra completa de Eu Que Não Amo Você!

3×4

Também lançada no disco ¡Tchau Radar!, essa canção ganhou uma nova vida no disco Acústico MTV Engenheiros do Hawaii, de 2004. Para muitos, a versão desplugada é pode ser encarada como definitiva. Na videoaula abaixo, você aprende a tocar esse som:

Muito bom tocar essa música no violão, hein? Para que você possa fazer bonito, confira a cifra de 3×4.

Curte pop rock? Confira as listas abaixo:

Já que você chegou até aqui, que tal compartilhar o link deste post aí nas suas redes sociais e grupos de WhatsApp? Juntos, somos mais fortes na hora de celebrar o legado dos Engenheiros do Hawaii 😉

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK