Cifra Club

Descubra em qual nível de violão fingerstyle você está

Conheça agora 4 níveis de evolução no violão fingerstyle e saiba em qual, de fato, você está!

Violonista tocando fingerstyle
Você realmente conhece suas habilidades no violão fingerstyle? (Foto/Pexels)

Você sabe em qual nível no violão fingerstyle está? Apesar de parecer uma informação simples, essa consciência te ajuda a nortear os seus estudos. Na real, esse tipo de conhecimento é uma das ferramentas que impulsionam sua constante evolução como músico.

Saber exatamente o potencial de suas habilidades, assim como os estágios passados e os que ainda estão por vir é essencial para melhorar cada vez mais. Portanto, prepare aí o seu violão, ative o modo “atenção total” e bora entender mais sobre essa técnica tão maravilhosa que é o fingerstyle:

Conheça os níveis de violão fingerstyle

No texto de hoje, te apresento 4 níveis de violão fingerstyle. Além de conferir quais habilidades estão relacionadas a cada um dos estágios citados, vai rolar uma sugestão de músicas para testar seus conhecimentos. No final da conversa, você terá uma completa noção da sua margem de evolução na técnica!

Iniciante

O iniciante no fingerstyle começa a entender que a mão que faz a batida consegue tocar muito mais do que ritmos e acordes em blocos. É hora de deixar de tocar apenas o acompanhamento e começar a tocar ritmo, harmonia e melodia também. Tudo isso junto!

No início, é recomendado treinar o exercício com o dedo polegar, fazendo movimentos contínuos. Enquanto isso, os outros dedos se dividem em tocar blocos de acordes e pequenas ideias melódicas. O polegar precisa aprender a funcionar coordenado, porém, separado dos outros dedos. É o princípio básico!

Músicas com baixos contínuos, como Viva La Vida, do Coldplay, With Or Without You, do U2, e Otherside, do Red Hot, são ótimas para esse tipo de treino. Também é legal tentar aprender canções bem conhecidas que tenham poucas notas na melodia, por exemplo, o tema de Titanic e Greensleeves.

Quer um desafio para testar seus conhecimentos? Então, aprenda a tocar a citada Viva La Vida:

Intermediário

Se você já consegue tocar alguma coisa usando a técnica Travis Picking, saiba que está no nível intermediário. Músicas que possuem este padrão de acompanhamento são excelentes para continuar trabalhando a independência dos dedos, além de te dar mais confiança e autonomia para tentar diferentes arranjos de fingerstyle.

Passear pelo repertório clássico do fingerstyle é uma excelente pedida para isso. As pérolas Freight Train, Going Down the Road Feeling Bad e House of the Rising Sun estão entre as músicas que contemplam essa técnica e são excelentes para formar essa base de conhecimento.

Também é importante estudar arranjos de canções que são estruturadas com acompanhamentos baseados em Travis Picking. As faixas Let Her Go (Passenger), Dust in the Wind e Take on Me (na versão do jogo The Last of Us Part II) te ajudam com essa questão.

Quer saber se você está no nível intermediário de fingertsyle? Então, se liga nas seguintes faixas do repertório do guitarrista Chet Atkins: Trambone, Cecelia, The Slop e Jam Man. No entanto, se quiser testar seus conhecimentos, tente tocar o tema Nine Pound Hammer.

Quer uma maneira de turbinar a sua evolução no fingerstyle e abrir a sua mente em questões sobre a técnica? Confira o nosso e-book gratuito com exercícios de violão fingerstyle!

E-book de exercícios de violão fingerstyle do Cifra Club
O nosso e-book especial vai te ajudar e muito a subir de nível no fingerstyle (Imagem/Cifra Club)

Avançado

No estágio avançado de violão fingerstyle, você domina as bases técnicas de ambas mãos e sabe aplicar o Travis Picking. Além disso, consegue tocar arranjos aproveitando elementos percussivos básicos no violão, incluindo batidas e melodias com batidas de polegar.

Com tanto conhecimento na bagagem, você consegue tocar várias músicas do repertório tradicional de fingerstyle, bem como tem a manha de adaptar essa técnica às canções tradicionais. Não há dificuldades para executar arranjos de músicas de rock, pop, folk, blues, sertanejo, entre outros estilos musicais, em fingerstyle.

Temas de filmes e séries de modo geral são ótimas pedidas. Hora de se arriscar tocando clássicos, como o tema da Pantera Cor de Rosa, DuckTales, Game of Thrones, Vingadores, entre outros.

Expert

Aqui já existe um domínio pleno. Então, chegou a hora de expandir os horizontes, explorando o violão ao máximo. Além de ter todos os níveis anteriores na ponta dos dedos, você sabe trabalhar o seu lado autoral, ou seja, sabe criar seus próprios arranjos.

Outro ponto notável do nível expert de violão fingerstyle é o fato de saber aproveitar timbres pouco convencionais do violão. Exemplo: batidas no tampo e na lateral do instrumento, tappings, harmônicos e o que mais a criatividade possa permitir!

Não há dificuldades que te impeçam de tocar músicas dos mestres Andy McKee e Mike Dawes (só pra citar dois). Caso queira testar seus conhecimentos, no entanto, tenho um desafio para você: toque a música Memórias, do nosso mestre Gustavo Fofão:

Se você está por aqui, é porque se interessa por violão e quer aprender a cada dia mais, certo?

Capa do curso de fingerstyle do Cifra Club Academy com Gustavo Fofão

No Cifra Club Academy, você encontra o melhor curso de fingerstyle para você! Os nossos professores Gustavo Fofão e Leo Eymard vão ampliar sua margem de evolução, te passando todo o conhecimento sobre o tema. Então, não deixe de conferir, pois é um aprendizado enorme por um preço acessível!

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK