Cifra Club

As melhores músicas para ouvir no Dia dos Pais

Esta data tão incrível está chegando! Para comemorar, nada melhor do que as músicas perfeitas para ouvir no Dia dos Pais. Ainda mais aquelas canções que mostram toda a admiração e amor que sentimos por eles! Existem, também, as que traduzem bem como é a relação, mostrando toda a complexidade existente.

Homem com seu pai em ambiente aberto cercado de árvores
Há canções que são a trilha sonora perfeita para acompanhar o dia com seu pai (Foto/Pexels)

Nesse sentido, preparamos uma lista com as 10 melhores opções para curtir o dia ou, até mesmo, se lembrar do seu pai. Esperamos que faça sentido para você e que goste das canções que separamos. Confira a seguir e aproveite!

10 músicas para o Dia dos Pais

A música tem o poder de ultrapassar as barreiras do tempo, de fato. Tanto que todo mundo já ouviu, ao menos uma vez, uma canção que fez lembrar de alguém. Pensando nisso, preparamos esta lista especial com as melhores músicas para o Dia dos Pais.

Buscamos trazer variedade em ritmos e mensagens transmitidas. Assim, nem sempre as letras vão falar propriamente do amor entre pai e filho, por exemplo. No entanto, sempre da importância da relação. Acompanhe!

Father and Son – Cat Stevens

Cat Stevens gravou Father and Son, clássico do folk, no disco Tea for the Tillerman, lançado em 1970. Na interpretação da letra, Stevens faz vozes diferentes para representar o pai e o filho. Cat alega nunca ter entendido o pai direito, mas que ele sempre o permitiu fazer o que quisesse. “Ele me deixou livre”.

Recentemente, a música foi regravada utilizando a versão antiga e uma nova parte interpretada pelo cantor, já mais maduro. É interessante acompanhar duas gerações de uma mesma pessoa interpretando a canção. Até porque reforça ainda mais a mensagem de como as relações são cíclicas.

Father And Daughter – Paul Simon

Se você não conhece este gênio da música, pare tudo e comece a ouvir o som de Paul Simon. Com violão, papel e caneta em mãos, poucos artistas dos nossos tempos conseguem ser tão criativos.

Na canção Father And Daughter, que foi escrita para o longa Os Thornberrys – O Filme, Simon aborda a relação entre pai e filha. A música foi inspirada no relacionamento do cantor com a sua filha Lulu, que tinha 7 anos na época.

Meu Querido, Meu Velho, Meu Amigo – Roberto Carlos

O Rei também marca presença na nossa lista das melhores músicas para o Dia dos Pais! Pouco badalada entre os fãs, Meu Querido, Meu Velho, Meu Amigo é uma das canções mais importantes da carreira de Roberto Carlos.

Ele escreveu a letra em homenagem ao seu pai, Robertino Braga. Ao longo dos versos, o cantor revela ternura, afeto e respeito pela velhice do senhor Robertino. É fácil se emocionar e lembrar dos nossos pais.

My Father’s Eyes – Eric Clapton

O aclamado guitar hero também fez uma canção sobre a figura paterna! A perspectiva do músico acerca do tema, porém, é relativamente única, uma vez que ele não teve contato com o pai biológico.

Em sua biografia, Clapton explicou que a faixa tomou inspiração dessa ausência, assim como da sua relação com o filho que perdeu.

É sempre uma experiência sensorial ver e ouvir Eric Clapton tocando guitarra, concorda? Ainda mais em uma canção tão emocionante, que representa o que vários de nós vivemos, que é My Father’s Eyes.

Meu Pai – Daniel

Meu Pai é daquelas músicas que mexem com a alma. Nela, o cantor mostra toda a admiração, carinho e gratidão que sente pelo seu pai, José Camilo.

É comovente e deixa o coração apertado, tanto para quem ainda tem a sua figura paterna presente quanto para quem a perdeu. Ainda mais por causa da história contada por Daniel, que é muito parecida com o que muitos de nós vivemos.

Father to Son – Queen

Para muitos fãs, Father to Son é tida como uma das canções mais bonitas do Queen. Por mais que tenha um tom mais conservador que pode incomodar alguns, ela fala sobre a herança inevitável da paternidade.

Mais especificamente, de como todos nós nos tornamos um pouco conservadores quando os nossos filhos nascem. O que costuma acontecer em muitos casos, visto que queremos proteger as nossas crianças a todo custo. Mesmo que, às vezes, isso possa não ser visto tão bem.

Pai Grande – Milton Nascimento

O ano era 1969 quando Milton Nascimento gravou Pai Grande. Além de fazer uma homenagem ao seu próprio pai, falando da saudade, a faixa ainda tem o seu valor cultural. Não só por falar de resistência, como de mineiridade e, de certa forma, a gratidão que ele sente pelos mais velhos.

Com uma mistura de sons tribais com ruídos vocais, ele canta, também, sobre os diferentes tipos de amores. Em um verso, Milton diz “quero a quem quiser me amar”. Aqui, muitos fãs teorizam que é uma homenagem ao seu pai adotivo, que foi muito importante para ele.

My Hero – Foo Fighters

Por mais que muitas pessoas digam que My Hero foi dedicada a Kurt Cobain, Dave Grohl já afirmou mais de uma vez que não. Independentemente da origem da música do Foo Fighters, ela fala sobre os nossos heróis do dia a dia.

Mais especificamente, aqueles que não vestem capa, contudo, são essenciais para a nossa vida. Fácil lembrar dos nossos pais, não é mesmo?

Mais Que Pai e Filho – Rick & Renner

Mais Que Pai e Filho é, talvez, uma das canções mais bonitas de Rick & Renner. Em formato de diálogo, a dupla conta de uma relação repleta de muita gratidão e orgulho entre pai e filho.

A música foi lançada em 2008, parte do álbum Passe o Tempo Que passar, que, inclusive, ganhou um disco de ouro.

Sometimes You Can’t Make It On Your Own – U2

A última canção da nossa lista é Sometimes You Can’t Make It On You Own, do U2. Ela foi composta pelo vocalista Bono Vox, e conta um pouco da sua relação com o pai, que faleceu em 2001. Ainda no enterro do seu amado, ele cantou do seu velho, um irlandês que sempre se fazia de durão.

Por outro lado, enquanto fala dessa relação, ele mostra que, apesar da força, os pais ainda são frágeis. Por isso, merecem ser tratados com carinho e serem acolhidos.

Ao longo do conteúdo, falamos de 10 músicas para o Dia dos Pais. Agora, queremos convidar você a dar o próximo passo. Acesse o nosso conteúdo sobre músicas de Dia dos Pais para tocar no violão e aproveite!

Foto de Ayllana Ferreira

Ayllana Ferreira

Jornalista apaixonada por conteúdo. Curiosa nata, geek e apaixonada por tudo o que envolve cultura. Escreve para o Cifra Club desde dezembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK