Cifra Club

Os melhores vídeos pra você começar a aprender fingerstyle

Você tem interesse em aprender as maravilhas sonoras do violão fingerstyle? Se a sua reposta for “sim”, este post é o lugar ideal para seus olhos, mãos e ouvidos!

Gustavo Fofão tocando violão
Expert em violão fingerstyle, Gustavo Fofão estudou muito até chegar no nível avançado (Foto/Divulgação)

Ao longo da conversa, vamos indicar 7 vídeos para você fazer uma maratona perfeita sobre esse assunto. É só dar o play e devorar essa chuva de conteúdo especial.

Prepare aí o seu instrumento, pegue seu caderninho de anotações e mergulhe no conhecimento! Vamos lá?

1. Como aprender fingerstyle do zero?

Como diz Paul Stanley, do Kiss, “as limitações são autoimpostas“. Não duvide de seu potencial, alimente sua vontade de aprender e tenha foco. No vídeo abaixo, você confere como foi que o excelente instrutor Leo Eymard fez para desembolar o aprendizado da técnica fingerstyle.

2. Tocando a primeira música com a técnica fingerstyle

O vídeo a seguir possibilita a simulação da maravilhosa experiência que é tocar a primeira música com a técnica de violão fingerstyle. É só o começo… E o limite? Bem, ele só chega se você determinar.

3. Tem como tocar fingerstyle na guitarra?

Muitos guitarristas de ofício chegam a pensar que esse rolê é só pra violão. Na real, fingerstyle é uma técnica que pode ser usada em vários instrumentos de cordas, inclusive na guitarra!

P.S.: e essa Telecaster que o Leo usou no vídeo acima, hein? Que guitarra, meus amigos e minhas amigas…

Interrompemos a nossa programação por um motivo nobre: se liga só nessas dicas de conteúdo abaixo! Salve os links aí nos seus favoritos, para ler depois. Você não vai se arrepender!

Viu só que demais? Agora, não deixe de conferir os próximos vídeos desta nossa lista.

4. Quais ritmos consigo tocar no fingerstyle?

Figerstyle é uma técnica, não é um tipo de música. Sendo assim, nada impede que você faça a adaptação desse jeito de tocar em qualquer ritmo. Dê o play e confira como Leo Eymard toca fingerstyle até em clássicos do sertanejão!

6. Os melhores violonistas de fingerstyle do mundo

A inspiração sempre é bem-vinda, concorda? É por isso que você não pode deixar de conhecer e apreciar as performances dos músicos que são a excelência do fingerstyle. Deixe esse som te conduzir para uma experiência sensorial…

7. O desafio de aprender uma nova técnica

Entre outros combustíveis, a vida é movida por desafios. Numa dessas estradas, nós aqui do Cifra Club chamamos o músico Rafael Bittencourt pra colar nesse rolê com a gente. Como você sabe, ele é um dos guitarristas e compositores da banda Angra, ícone do heavy metal. Será que esse headbanger se deu bem?

Viu só como o aprendizado também pode ser encarado como uma consequência da soma de vários fatores? É preciso dedicação, foco, força de vontade, persistência, ousadia e “otras cositas más“!

E se você está por aqui é porque se interessa por violão e quer aprender cada dia mais, certo?

Nós queremos te ajudar a chegar nos níveis mais elevados de violão fingerstyle (Foto/Cifra Club)

Acesse o curso de fingerstyle do Cifra Club Academy! Na nossa plataforma de ensino, você obtém todos os conhecimentos necessários para aprender, de fato, a técnica de fingerstyle e se tornar fera no estilo!

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK