Cifra Club

5 perguntas frequentes sobre violão

Separamos as principais perguntas sobre violão que os músicos, sobretudo iniciantes, mais fazem em relação ao instrumento. Então, vamos esclarecer suas dúvidas?

Músico tocando violão
Praticamente todo violonista já se questionou acerca dos assuntos listados abaixo (Foto: Pexels)

Aprender a tocar violão vai além de pegar o instrumento, formar os acordes e fazer as batidas. Na real, há uma série de conhecimentos primários que precisam ser entendidos logo na fase inicial dos estudos musicais.

Dessa forma, a partir da conscientização acerca desses temas, conseguimos seguir a jornada do aprendizado com mais leveza.

Perguntas essenciais sobre violão

Por mais que certos assuntos acabem passando batido, algumas perguntas surgem e, naturalmente, buscamos as respostas. Por exemplo, será que você já se questionou sobre o uso da palheta para tocar violão? Então, este texto é o lugar ideal para seus olhos, mãos e ouvidos.

Vamos lá?

Tem que aprender violão antes de guitarra?

Essa questão mexe bastante com a cabeça de quem está começando a tocar, não é? Entretanto, a boa notícia é que, sim, você pode tocar guitarra sem necessariamente saber tocar violão.


Apesar de ambos serem instrumentos relativamente parecidos, a aplicação e até o resultado das técnicas usadas para tocar cada um deles são distintos. Traduzindo: “uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa”. Por isso, não é incomum ver excelentes guitarristas que não são bons violonistas (e vice-versa).

Uma verdade, no entanto, é inegável: quem aprende violão antes de guitarra certamente tem chances de começar o aprendizado com uma noção mais apurada de, por exemplo, acordes e escalas.

Já que conhecimento nunca é demais, amadureça a ideia de dominar os dois instrumentos! Nesse sentido, você consegue cumprir tal objetivo na nossa plataforma de ensino musical online, o Cifra Club Academy! Por lá, você confere tanto curso de violão quanto de guitarra, além de vários outros instrumentos.

Curso de violão do Cifra Club Academy

Pode tocar violão com palheta?

Outra das perguntas frequentes sobre violão se refere ao uso da palheta. Não, não é errado, mas há controvérsias!

A palheta é um acessório bastante útil para violonistas, guitarristas e baixistas. No violão, inclusive, ela é bem usada para fazer batidas e solos. Um fundamento, no entanto, define o papel dessa ferramenta tão fácil de ser perdida: o estilo de música que você for tocar.

Por exemplo, quando tocamos sertanejo moderno, rock e pop, é comum o uso da palheta para alcançar um som mais potente e brilhante do violão.

Já no violão erudito (clássico) e no sertanejo raiz, é indicado apenas o uso dos dedos. Isso porque é preciso de bastante precisão e agilidade para executar as notas, a melodia e a harmonia ao mesmo tempo.

Por fim, na trinca samba, bossa nova e MPB, o uso da palheta não é recomendado, pois esses estilos dependem muito de dedilhados.

Fingerstyle só pode ser tocado no violão?

O fingerstyle trata-se de uma técnica de tocar usando os dedos para reproduzir harmonia e melodia (vocal e instrumental) das músicas. Sendo assim, é possível aplicar o fingerstyle em vários instrumentos que tenham cordas de aço ou de nylon.

Ou seja, podemos usar essa maravilhosa técnica no na guitarra, no baixo e até no ukulele! No vídeo abaixo, você confere o Leo Eymard tocando fingerstyle na guitar.

Então, deu pra sacar que o fingerstyle não é restrito ao violão, certo? Bom, se você ficou com vontade de aprender esse estilo fantástico de tocar, nós temos uma boa notícia: o Cifra Club Academy também tem um curso de violão fingerstyle!

Portanto, não deixe de fazer parte da nossa plataforma para, assim, evoluir em todos os sentidos no seu instrumento! Além disso, disponibilizamos um e-book gratuito com dicas e exercícios de fingerstyle. É um material riquíssimo para complementar seus estudos!

Pode colocar cordas de aço no violão de nylon?

Não, não pode. O uso de encordoamento errado tende a danificar o seu violão de várias maneiras. Por exemplo, a tensão das cordas de aço pode empenar o braço do violão de nylon.

Além disso, é possível ocorrer destruição do nut, a parte que une a mão ao braço do violão. As cordas passam pela pestana e, em seguida, são direcionadas até as tarraxas para afinação.

No vídeo abaixo, Gustavo Fofão te explica o que acontece se você colocar cordas de aço no seu violão fabricado para usar cordas de nylon:

É normal machucar os dedos ao tocar violão?

Quando começamos a tocar um instrumento de cordas, sentir dores nos dedos e nas mãos é um processo natural.

Isso porque, no início do do aprendizado, ainda não sabemos dosar a força muscular usada para pressionar as cordas na hora de fazer os acordes. Essa falta de domínio provoca os tais dos calos, os responsáveis por essas dores.

A boa notícia, no entanto, é que essa fase dolorida é passageira!

Dedos de um violonista com calos
“No pain, no gain”, mas “pain” não é eterno (Foto: Arquivo Pessoal)

O melhor remédio para essa dor, conforme você pode imaginar, é a prática diária. Além de desenvolver a habilidade no instrumento, a saudável rotina de estudos te ajuda a criar intimidade com o seu instrumento.

Como resultado, sua resistência aumenta, e os calos nos dedos já não serão problemas.

Importante: a altura e o calibre das cordas também podem ajudar a amenizar a dor. Por isso, você deve procurar um luthier profissional para regular seu instrumento. Esses ajustes tendem a diminuir a quantidade de pressão que você precisa exercer quando pressionar as cordas.

Curtiu nossas dicas? Conseguimos responder suas perguntas sobre o violão? Esperamos que sim!

Agora, que tal você mandar este artigo para amigos e amigas que também tocam o instrumento? É dessa maneira que as dúvidas de outras pessoas vão desaparecer também!

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK