Cifra Club

As 6 melhores músicas para tocar e celebrar o mês de setembro

Agosto de 2020 está ali, no retrovisor da vida. Para não perder o costume, a ideia é que o próximo mês seja colorido por música, boas vibrações e a conquista de evoluir um pouco mais no violão. Dito isso, informo que nossa conversa de hoje será sobre músicas para tocar “quando entrar setembro”!

Foto em preto e branco dos membros do Green Day, durante clipe de Wake Me Up When September Ends

Green Day gravou uma das músicas mais intensas envolvendo o mês de setembro (Foto/Divulgação)

Antes de partimos para esta sugestão de repertório, usarei da licença poética para pensarmos sobre a transição entre os meses oito e nove do calendário. Para isso, é justo pegar emprestado alguns versos do inesquecível escritor gaúcho Caio Fernando Abreu, um talento que se foi em fevereiro de 1996. Só se liga nas palavras abaixo:

“Para atravessar agosto é preciso antes de mais nada paciência e fé. Paciência para cruzar os dias sem se deixar esmagar por eles, mesmo que nada aconteça de mau; fé para estar seguro, o tempo todo, que chegará setembro — e também certa não-fé, para não ligar a mínima às negras lendas deste mês de cachorro louco”. E, claro, “mesmo aqui, no País Bandido, agosto vai sempre embora, e setembro sempre chega. Se você quiser, claro. […] Quanto a mim, acho que todo mundo tem mais é que viver. Ser feliz. Agora, dá licença, vou escancarar a janela, tomar um banho e me preparar para este setembro que ninguém vai sujar. Em mim, não mesmo”.

Reflexão “tri legal”, como diria qualquer conterrâneo do autor. E por falar nele, linhas acima, Caio F. Abreu foi citado por meio das crônicas “Sugestões Para Atravessar Agosto” e “Adeus, agosto. Alô, setembro!”. Pegou a ideia? Agora, se liga nas:

Músicas para celebrar setembro

E para que possamos seguir no ideal de “viver e não ter a vergonha de ser feliz”, como sugeriu o também saudoso Gonzaguinha, veja as canções que separei pra gente ouvir, curtir e tocar:

  • Mais Uma Vez
  • Sol de Primavera
  • September
  • Primavera
  • Wake Me Up When September Ends
  • Manhãs de Setembro

Viu só que demais? Então, vem comigo! Afine seu violão, prepare a voz e simbora!

Mais Uma Vez – Renato Russo e 14 Bis

Eis a canção que fez a conexão entre a “Turma da Colina” e o “Clube da Esquina”, dois movimentos importantíssimos para o pop rock nacional. Composta por Renato Russo (Legião Urbana) e Flávio Venturini (14 Bis), em 1986, esta música foi o single do álbum Sete, do 14 Bis, em 1987. Anos mais tarde, foi lançada uma versão só a com a voz de Renato.

Segundo as culturas de vários países, setembro é um mês de renascimento. Para endossar esse pensamento, nada melhor do que uma música sobre renovar as esperanças no por vir. Construída com muitos versos motivacionais, Mais Uma Vez é a canção que não pode ficar de fora do seu repertório ou da sua playlist da vida.

Confira a cifra completa de Mais Uma Vez, na versão do Renato Russo.

Sol de Primavera – Beto Guedes

E ainda comendo um pão de queijo e tomando um cafezinho com os mestres do Clube da Esquina, não podemos deixar de tocar Sol de Primavera, faixa que deu nome ao quarto disco de Beto Guedes. Na letra, esse mineiro maneiro canta sobre as esperanças de coisas boas que vão acontecer “quando entrar setembro”.

Vem ver a cifra de Sol de Primavera, clássico de Beto Guedes.

September – Earth, Wind & Fire

Lançada em 1978, esse clássico da disco music agitou muitas pistas de dança ao redor do mundo. Presente na abertura da novela Boogie Woogie, sucesso da rede Globo, entre 2014 e 2015, a canção também caiu no gosto da galera mais nova. Fato é que a batida contagiante de September é, além de atemporal, uma canção bem bacana pra você mandar pro crush! A letra fala sobre passar um tempo junto, sentir o amor mudar mentes, etc e tal 😉

Não deixe de tocar com a cifra de Semptember, sucesso inesquecível do Earth, Wind & Fire.

Primavera – Tim Maia

Já que setembro é o mês da primavera, tem como não pensar nessa soul balada imortalizada por Tim Maia? Lançada no disco de estreia de Tim, de 1971, Primavera foi produzida pelo já saudoso Arnaldo Sacomanni.

Corre lá na cifra de Primavera, clássico do Tim Maia.

Wake Me Up When September Ends – Green Day

A temporada é de flores, é de renovação e é de reflexão. Para isso, nada melhor do que curtir e tocar Wake Me Up When September Ends, hit do Green Day.

Por mais que tenha virado meme para simbolizar cansaço ou preguiça, essa letra é um mergulho nas memórias da infância de Billie Joe Armstrong, que fez a canção em homenagem para seu pai, um músico de jazz, que morreu quando Billie Joe tinha apenas 10 anos de idade. Apesar de ter se recuperado do luto, o músico associa a dor da perda, com o mês de setembro, no qual o seu pai morreu.

Toque com a cifra de Wake Me Up When September Ends, do Green Day!

Manhãs de Setembro – Vanusa

Você conhece a história do Black Sabbath supostamente plagiar a música What To Do, da Vanusa, certo? Para muitos, a situação é realmente um plágio. Porém, a artista brasileira afirma que não passa de uma coincidência musical e, por isso, não processou os gigantes do heavy metal.

Pois bem… além desse rockão da pesada, o disco tem a faixa Manhãs de Setembro, uma sofrência toda trabalhada nos naipes de metais, cuja interpretação é sinônimo de intensidade, emoção e afinação. Nesse trabalho bastante exemplar, Vanusa mostrou a diferença entre quem sabe cantar e as pessoas que são apenas donas de timbres bonitos. Palmas pra ela!

Vou te dar um conselho de amigo: se por algum acaso você esbarrar com esse disco em algum sebo, bazar ou qualquer coisa que o valha, compre sem medo de ser feliz. A capa do álbum, bem como essa canção maravilhosa, você confere no vídeo abaixo:

Aprenda a tocar Manhãs de Setembro, hit da Vanusa!

Curtiu nossa conversa musical de hoje, meu amigo e minha amiga? Te desejo um setembro de vitórias, renovações, paz, alegria e empatia! Ah, e já que você chegou até aqui, que tal me dar um help? É simples: basta compartilhar o link deste post nas suas redes sociais e grupos de WhatsApp, mas sempre marcando seus contatos que curtem fazer um som 🙂

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK