Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      5 dicas definitivas para escolher sua primeira guitarra

      4 de setembro de 2020 13:14 Por Gustavo Morais

      Se você está a fim de começar tocar guitarra, mas ainda não tem o seu instrumento, você está no post certo. Esta conversa também vale para o amigo e para a amiga que pretende fazer a transição do violão para a guitar! Afinal de contas, a compra do primeiro instrumento é um passo importante do processo de aprendizado.

      Guitarrista mulher segura toca com uma fender modelo telecaster

      Será que a Telecaster é uma boa guitarra de entrada? (Foto/Pexels)

      Por mais que pareça “exagerada”, a frase acima só traz verdades. Já parou pra pensar que a escolha errada na compra de instrumentos pode desanimar o estudante de música? O enredo é 100% manjado, veja bem:

      • a pessoa ainda não é guitarrista, mas compra uma guitarra turbinada que viu na internet
      • na hora de tocar, não consegue tirar um som legal
      • acaba tocando menos e se distraindo demais tentando entender os recursos
      • a partir dessas duas hipóteses, surge o desinteresse
      • a guitarra hiper, mega, ultra top vira objeto de decoração
      • o ex-futuro guitar hero não fez um investimento, apenas jogou dinheiro fora

      Para não cair nesse ciclo horroroso, nada melhor do que ter o instrumento mais ideal possível em mãos! Por isso, no texto de hoje, o guitarrista iniciante pega as melhores dicas de como comprar sua primeira guitarra.

      Vamos lá?

      1. Escolha uma guitarra confortável

      Os calos nos dedos são naturais na vida do músico. Não quero com isso afirmar que ter um instrumento desconfortável é uma situação normal. Procure uma guitarra que fique bem em suas mãos! Pense no instrumento como uma extensão de seu corpo.

      Mas como saber se a guitarra é confortável? Bem simples: experimente vários instrumentos na loja. As diferença entre as guitarras são perceptíveis.

      Vários modelos de guitarras disponíveis em uma loja de instrumentos musicais

      Não tenha pressa para sair da loja de instrumentos musicais (Foto/Pexels)

      Antes de continuarmos a conversa, please, leia novamente o que está escrito em azul ;)

      Leu? Então, a conclusão é: não compre uma guitarra que tenha visto no YouTube. Apesar de soar bem e de ser esteticamente bonita, ela pode não ser o que você procura. Os vídeos ajudam, mas nunca podem ser a principal referência na suas escolhas.

      2. Pense no tipo de som que você quer tocar

      Identificar o tipo de música que pretende tocar está para o guitarrista iniciante, assim como o posicionamento em campo está para o aspirante a jogador de futebol. Por mais que pareça muito óbvia, no entanto, essa questão passa batida e muita gente compra uma guitarra no impulso.

      Se você quer tocar pop rock, por exemplo, uma guitarra com captadores humbucker não é, necessariamente, a mais indicada.

      Será que basta, então, escolher a mais versátil das guitarras, ou seja, a que atende a um máximo de sonoridades? Essa é uma solução paliativa. A médio/longo prazo, vai rolar a necessidade de buscar por um instrumento que realmente se enquadre no tipo de som que você quer fazer.

      O ideal mesmo, meu amigo e minha amiga, é fazer umas pesquisas. Para mapear sua escolha, você deve conversar com seu professor e dar uma olhadinha nos modelos de guitarras que seus guitarristas favoritos usam. Vale também, claro, trocar uma ideia com seus amigos que já tocam, bem como conferir os papos que rolam no Fórum do Cifra Club.

      3. Compare os preços das guitarras

      Preço nem sempre indica qualidade. É necessário, no entanto, ter bom senso na hora de investir na sua primeira guitarra.

      Nessa fase inicial de sua jornada de aprendizado, você não precisa de um exemplar original do modelo Jem 555 WH, da Ibanez, a guitarra do Steve Vai, que pode custar a partir de R$9.200. Todavia, não há motivos para priorizar somente as marcas baratas demais, cujas reputações no mercado não são das melhores.

      Dê o play e entenda mais sobre guitarras caras vs. guitarras baratas.

      4. Pense nos acessórios para guitarra

      Além da guitarra, também é preciso investir uma graninha nos acessórios. Ainda que a audição seja o mais aguçado dos seus sentidos, você não consegue ouvir a guitar se ela não estiver plugada.

      Set de guitarrista: guitarra stratcoaster, amplificador e pedais

      Quais acessórios nessa foto você considera básicos para um guitarrista?(Foto/Pexels)

      Separei esses itens necessários para um guitarrista em duas categorias, conforme disponível abaixo:

      Acessórios básicos para guitarra

      Aqui entram os acessórios indispensáveis para a galera das cordas. Em primeiro lugar, você vai precisar de uma bag ou de um case, pois, não é recomendável deixar o instrumento desprotegido das ações do meio ambiente.

      Agora, pense em como o som será escutado! Para estudar, uma interface de áudio pode resolver. Esse equipamento é ligado no computador e os fones levam as notas e acordes até os seus ouvidos. A outra opção são as clássicas caixas amplificadas ou os tradicionais kits amplificador + caixa. Além disso, não podemos nos esquecer do cabo ;)

      Por fim, mas não menos importante: correia, encordoamentos e palhetas.

      Acessórios opcionais para guitarristas

      Já nessa categoria entram os acessórios que você pode esperar um pouco para comprar. Logo de cara, pense nos equipamentos que trazem diversidade sonora à sua guitarra, ou seja, os pedais ou pedaleira. Como muitos amplificadores e caixas já vem com efeitos, dependendo da sua escolha, esses recursos podem ser menos importante no começo do aprendizado.

      Outro acessórios opcionais são as estantes e suportes. Ah! Com o afinador gratuito do Cifra Club, você não precisa pensar em comprar afinador eletrônico!

      5. Os melhores modelos de guitarra para iniciantes

      O mercado oferece modelos com as características mais variadas possíveis. A escolha deve ser pautada com base no tipo som que você quer fazer. Cada modelo tem suas próprias características estéticas, anatômicas e sonoras. Por isso, na hora de fazer uma compra, nós precisamos conhecer tudo sobre os instrumentos disponíveis. A seguir, você confere um vídeo sobre os 3 modelos de guitarra mais indicados para os iniciantes:

      Mais conteúdos para guitarristas iniciantes

      Se você chegou até aqui, tenho mais um conselho: não caia no papo de vendedor! Experimente todas as guitarras que desejar e só feche a negociação quando sentir que achou a sua companheira ideal. Abaixo, você confere mais alguns posts fundamentais para conhecer mais sobre guitarras:

      Agora, é com você! Pense, reflita e faça suas melhores escolhas. E para terminar este nosso papo, que tal dar uma forcinha para outros guitarristas iniciantes? Basta divulgar o link deste post aí, nas suas redes sociais e grupos de WhatsApp ;) Bend up!