Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Zezé e Luciano: só as melhores músicas antigas pra ouvir e tocar

      14 de outubro de 2020 13:17 Por Gustavo Morais

      Se o assunto é sertanejo dos anos 90, a dupla Zezé Di Camargo & Luciano é uma de nossas primeiras lembranças. Com muito talento, carisma e bom repertório, os irmãos goianos revolucionaram a música brasileira popular.

      São mais de 30 anos de estrada. Vários discos, turnês memoráveis e – sobretudo – canções inesquecíveis. A popularidade deles, inclusive, é bem alta mesmo entre a galera que não viveu aqueles áureos tempos do sertanejão.

      Capa do terceiro disco da dupla Zezé di Camargo e Luciano

      Sertanejo dos anos 90 pode ser explicado pela voz, pelos cabelos e pelas músicas de Zezé e Luciano (Divulgação)

      O post de hoje relembra um pouco dessa carreira tão diferenciada. Neste contexto, vamos curtir e aprender a tocar 10 clássicos de Zezé e Luciano. A ideia é focar na década de 1990, ou seja, a fase em que eles assumiram um lugar cativo entre os pilares da cultura brasileira. Sendo assim, músicas como Flores em Vida e Dou a Vida Por Um Beijo, por exemplo, ficaram de fora do top.

      Prepare seu violão, aqueça a sua voz e aproveite a beleza de um dos recortes mais fantásticos da música sertaneja.

      Dois Corações e Uma História

      A versão completa de Dois Corações e Uma História conta com 20 acordes, alguns deles complexos, incluindo pestanas. E assim, você consegue cantar e contar uma das mais completas histórias sobre separação.

      A versão simplificada, bem como sua videoaula, você também encontra no Cifra Club!

      É o Amor

      Agora, vamos voltar ao começo dos anos 90! Naqueles tempos, o Brasil inteiro se rendeu à voz aguda, única e inigualável de Zezé. Para tocar É o Amor, você precisa tomar cuidado com a afinação e se ligar na forma dos acordes. Relembre o clipe dessa sublime declaração de amor!

      Ah! Para cantar em dupla, recomendo que dê uma conferida na videoaula abaixo:

      Cama de Capim

      Esquecida da grande mídia, Cama de Capim é uma canção lançada em 1992. Com 15 acordes, todos relativamente fáceis, você consegue tocar essa maravilhosa canção sobre a entrega de duas pessoas que se amam. Curiosidade: essa poesia é de autoria do Marco Camargo, o jurado implacável do programa Ídolos.

      Sem Medo de Ser Feliz

      Essa tem tanta distorção e tanta guitarra dobrada, que mais parece um som do Iron Maiden! Mas não se assuste: o solo é bem fácil e os poucos acordes também! Para tocar Sem Medo de Ser Feliz, no entanto, você precisa de um capotraste ;)

      Faz Mais Uma Vez Comigo

      Em outro grande momento de inspiração, ali na primeira metade dos anos 90, a dupla gravou a música Faz Mais Uma Vez Comigo. Não são muitos acordes e o solo de guitarra é quase um som do Bon Jovi! De quebra, essa letra é o recado ideal pro crush entender a falta que faz na sua vida.

      No Dia Em Que Saí de Casa

      Apesar de ter feito um sucesso tremendo como parte da trilha do filme Dois Filhos de Francisco (2005), cinebiografia da dupla, a música No Dia Em Que Saí de Casa foi lançada em 1995. A letra lida com a questão da maturidade: uma hora, todo mundo tem que ser “gente grande” e seguir a própria estrada. Prepare aí os bends e aprenda a tocar esse clássico, com o Leo Eymard!

      Eu Te Amo (And I Love Her)

      O final de frase de Zezé di Camargo é um dos mais imitados na música sertaneja. E uma das músicas que mais ilustram essa qualidade é o bolero Eu Te Amo (And I Love Her), versão em português que Roberto Carlos fez para um clássico dos Beatles. O solinho é bem bacana, assim como a introdução.

      Muda de Vida

      Muda de Vida tem poucos acordes, todos bem fáceis. O cuidado nessa música “é só” o tom! Afinal de contas, estamos falando de um dos melhores momentos vocais de Zezé e Luciano. Se liga só nesse recado pro crush andar na linha ;)

      Pão de Mel

      Quando penso na cifra de Pão de Mel, vejo poucos acordes e um dedilhado para tirar você da zona de conforto! É só ter calma, prestar muita atenção e dar “repeat” quantas vezes for preciso.

      Você Vai Ver

      Mais uma da fase em que a Zezé e Luciano buscavam inspiração na música romântica mexicana. Em Você Vai Ver, o arranjo de violões é quase uma música de mariachis. São poucos acordes, mas tenha muita atenção com a mão que faz a batida ;)

      Curte música sertaneja? Confira as listas abaixo:

      Se você curtiu celebrar e relembrar uma das trajetórias mais tops do sertanejão, amigo leitor, que tal espalhar o link deste post com a galera de suas redes sociais? Juntos, nós todos podemos preservar a memória da música brasileira popular ;)