Cifra Club

Top 5: conheça alguns dos novos artistas mais populares do momento

Alerta de spoiler: este não é um texto sobre um período de entressafra da MPB. Na real, a parte “música popular” desta conversa diz respeito aos jovens e novos artistas que estão saindo dos interiores do Brasil e conquistando os públicos dos grandes centros.

Conde do Forró lança Romance Desapegado, primeiro sucesso com a vocalista Japinha

Liderando os vocais da banda Conde do Forró, Japinha é a dona do hit Romance Desapegado (Divulgação)

Por mais que alguns desses nomes estejam na estrada há tempos, somente agora conseguiram chegar nos quatro cantos do país. Por essas e outras, afirmo que este post é dedicado às novas caras que estão bombando nas lives, paradas de sucesso e playlists por aí 😉

A ideia é conhecer um pouquinho mais sobre essas carreiras tão peculiares e interessantes. Além disso, vamos curtir e aprender a tocar algumas músicas que estão “na boca do povo”.

Vamos lá?

Os Barões da Pisadinha – Tá Rocheda

Diretamente da cidade de Heliópolis, interior da Bahia, Os Barões da Pisadinha sucesso do momento nas plataformas digitais, nos memes e nas redes sociais. Na estrada desde 2015, Rodrigo Barão (vocal) e Felipe Barão (teclado e vocal) fazem um som que mistura forró com tecnobrega e pitadas de pop. O resultado é a pisadinha, a variação forrozeira mais contagiante do momento.

O primeiro grande sucesso dos Barões foi a faixa Tá Rocheda, lançada em setembro de 2019. A música viralizou quando o jogador Neymar dançou a coreografia e publicou no Instagram. Antes do help do mais badalado atleta brasileiro da atualidade, no entanto, Rodrigo e Felipe passaram por todas as poucas e boas, incluindo a pouca grana, que um artista enfrentam no começo de carreira.

Esses perrengues, entretanto, já são páginas viradas e Os Barões da Pisadinha estão voando cada vez mais alto. A bordo do DVD Conquista, que foi lançado antes da quarentena, o duo emplacou 17 músicas no TOP 200 do Spotify. Três delas foram parar no Top 10 das mais ouvidas no Brasil pela plataforma, incluindo o primeiro lugar – com o hit Recairei. Com o feito, eles deixaram pra trás nomes como, por exemplo, Anitta, veterana e soberana nas paradas.

Assim que acabar o período de isolamento social, Os Barões voltarão com tudo para os shows. A agenda deles já é uma das mais concorridas para 2021.

Carol & Vitoria – Jura Juradinho

O duo Carol & Vitoria começou a chamar atenção por fazer covers de grandes sucessos e, sobretudo, por elaborar respostas inteligentes às letras machistas e misóginas que depreciassem a mulher. Em 2018, as irmãs lançaram o EP de estreia, Gato Preto, que apresentou as faixas inéditas e duas canções que a dupla lançou antes, Numa Dessas Voltas e Jura Juradinho – que ultrapassa as 70 milhões de visualizações no YouTube.

Bastante engajada, a dupla é embaixadora global do Instituto Avon na luta pela causa da violência contra a mulher. Recentemente, o duo fez parte da campanha da ONU: “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.

Atualmente, Carol & Vitoria estão trabalhando na divulgação dos singles Eu Tô Gostando de Um Garoto Aí e Pode Parar.

Conde do Forró – Amor Desapegado

“É muito casal fingindo que se ama e muito solteiro apaixonado”. Esse é o refrão do momento, senhoras e senhores! Só no YouTube, já são mais de 74 milhões de views.

Ah! Esse som não é da Márcia Fellipe e nem do Safadão, gigantes da música brasileira popular. Trata-se de um hit da veterana banda alagoana Conde do Forró, ícone do sub gênero chamado de “forró romântico de favela”. A grande responsável por esse refrão, que vai direto ao coração dos solteiros, foi a vocalista Japinha – uma carioca forrozeira que chegou para substituir Jarly Almeida. Antes de assumir os vocais da Conde, a artista publicou um vídeo no qual mandou um papo bem reto para o ex-namorado:

“Fala, rapaziada, tô aqui com meu Corote. Passou um gari agora há pouco e eu lembrei do meu ex que dizia que eu era um lixo. Incrível que o gari não me reciclou, sinal que eu sou gente fina pra…”

O resto, já é história. Amor Desapegado caiu no gosto da galera e conquistou números expressivos no Palco MP3 e no Spotify. De quebra, esse hit impulsionou a viralização das músicas Saudade de Mim e Descontar a Raiva. Na estrada desde 2013, a Conde do Forró acaba de começar a colher os melhores frutos de seu trabalho tão esforçado.

Enzo Rabelo – Iti Malia

Natural de São Paulo, o cantor Enzo Rabelo é filho do casal Marianne Rabelo e  Bruno – da dupla com Marrone. Enzo tem 12 anos, mas já trabalha feito um veterano. Lançando singles desde 2018, o jovem sertanejo tem mais de 825 milhões de views no YouTube. É “sucesso” que fala, né?

O primeiro sucesso foi Tijolinho Por Tijolinho, de 2018. A faixa contou com participações de Zé Felipe, Leonardo e do papai coruja do Enzo.

Ainda naquele ano, rolou a canção Meio Caminho Andado. De lá pra cá, o cantor emplacou vários outros hits. Entre outros sucessos, Enzo faz o Brasil inteiro cantar junto as faixas Perfeitinha, Calma, a autoral O Vento e a inesquecível Iti Malia.

Unha Pintada – Isolamento

Das lavouras para os grandes palcos: eis um importante recorte da carreira de Aldiran Santana, o pular Unha Pintada. Nascido no município de Simão Dias, interior de Sergipe, o artista começou cantando em bares da região. Em 2016, o lançamento de um DVD deu projeção profissional ao cantor.

O repertório transita entre sofrência, arrocha e demais ritmos nordestinos mais dançantes. O romantismo nas letras, no entanto, é o grande diferencial. “Canto com o coração e passo para o público minha emoção. Sou romântico e os relacionamentos me inspiram”, disse ele em entrevista ao G1. Segundo Unha Pintada, a dupla Zezé di Camarrgo & Luciano é sua grande inspiração. O nome artístico, porém, foi inspirado em um costume estético do também sertanejo Chrystian, parceiro de Ralf.

Entre os grandes sucessos de Unha Pintada estão as músicas Isolamento, Amor Forçado e a novíssima Não Paga Aluguel – esta última é um feat. com o lendário Pablo.

E aí, meu amigo e minha amiga? Você já conhecia esses artistas? As músicas acima estão entre as mais tocadas atualmente. Que tal contar pra gente qual é a que você mais curte?

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK