Cifra Club

Por que o violão ou a guitarra fica trastejando? Descubra as soluções!

No cotidiano da galera das cordas, o infame problema nos trastes é um aborrecimento equivalente a perder uma palheta. Mas por que será que o violão ou a guitarra fica trastejando?

Braço de um violão de perto, com as cordas trastejando
Você já sofreu com esse problema no seu violão ou na sua guitarra? (Foto: Freepik)

No post de hoje, você confere algumas causas e consequências dessa situação. De fato, essa encrenca compromete o desempenho dos músicos e limita a qualidade da sonoridade produzida no instrumento.

Na medida do possível, há soluções. Antes de tudo, é preciso reafirmar a importância de sempre levar o instrumento musical ao luthier.

Como fazer o violão parar de trastejar?

Estar com o violão ou a guitarra trastejando é um dos perrengues mais frequentes nos instrumentos de corda. O trastejamento acontece quando a corda, vibrando, toca no traste subsequente. Como resultado, temos aquele som “engasgado” e embolado.

Segundo o luthier Eduardo Cordeiro, esse problema tende a acontecer com o passar do tempo, que naturalmente desgasta algumas peças de qualquer instrumento.

A seguir, você confere quais são as principais causas do trastejamento no seu violão ou na sua guitarra.

1. Traste desregulado ou desgastado

Uma possibilidade para o violão estar trastejando é o problema ser no próprio traste, que pode estar muito alto. Quando isso acontece, ele toca na corda e produz esse som estranho e irritante.

Para funcionar em sua plenitude, os trastes devem ter uma forma levemente arqueada. Se estiverem mais retinhos, eles provavelmente foram colocados errados ou estão mais desgastados do que o normal.

E o que pode provocar esse desgaste? O principal fator é um erro que muitos de nós cometemos: usar cordas de uma tensão diferente da regulagem do instrumento. Quando quiser mudar o calibre do encordoamento e não ter estresse, o ideal é contar com a ajuda profissional de um luthier.

Luthier consertando um violão
O luthier é o profissional indicado para violões que estão trastejando (Foto/Pexels)

Se lixar (com lixa de unha mesmo) um pouquinho o traste desregulado, provavelmente o problema será resolvido. Para descobrir qual peça apresenta problema, você deve pressionar o primeiro e o último traste e observar qual deles está mais juntinho da corda.

2. Ponte desregulada

Eis uma treta específica na vida dos guitarristas. A ponte da guitarra é o mecanismo que ajusta a distância entre as cordas e o braço do instrumento. Se a ponte estiver muito baixa, uma das consequências pode ser o som trastejado.


3. Braço empenado

O braço empenado é um dos principais causadores do trastejamento. Lembrando que o empenamento pode estar para trás, como se fosse um berimbau, ou para frente, igual a uma barriga.

Mas como descobrir se o braço da guitarra ou do violão está empenado? A dica é: pegue o instrumento e pressione uma corda qualquer no primeiro e no último traste.

Se você perceber que as cordas praticamente encostam em todos os trastes, não há empenamento. Se a corda não estiver encostando em todos os trates, especialmente na parte do meio do braço, infelizmente, há empenamento.

Violão com braço empenado no chão
O braço empenado deforma bastante o instrumento (Foto/Internet)

Felizmente, o braço empenado não representa a morte do instrumento. A correção desse problema, no entanto, requer certo conhecimento técnico.

Para começar, é preciso saber como usar o tensor para regular o braço do instrumento. Se você não souber como mexer com nessa pecinha, procure o luthier de sua confiança.

4. Desgaste no nut ou no rastilho

Primeiramente, vamos definir o que são nut e rastilho:

  • Nut: é a pecinha que fica na parte da mão do instrumento e também segura as cordas;
  • Rastilho: é uma peça de plástico ou osso que fica na parte do cavalete do violão, onde repousam as cordas.

Se o nut ou o rastilho estiver muito baixo, pode rolar trastejamento. Isso acontece quando essas peças são lixadas demais. Para resolver isso, basta substituir a peça que apresentar o defeito. Se você não tiver traquejo para lidar com ferramentas, procure um luthier.

Atenção: caso a grana esteja meio curta, o tradicional palitinho perto do nut segura as pontas. Mas lembre-se que isso é um recurso técnico alternativo, ou seja, uma gambiarra típica dos músicos!

Violão com nut desgastado e solucionado caseiramente com um palitinho

Se você chegou até aqui, percebeu que o violão trastejando é um problema com solução. Em caso de dúvidas, não deixe de procurar respostas com um profissional de sua confiança.

Para finalizar o nosso papo, não deixe de conferir um vídeo com dicas sobre o que fazer quando seus violões e guitarras apresentarem sinais de trastejamento. É só dar o play e conferir o que o instrutor Gustavo Fofão tem a nos dizer!

Além disso, não se esqueça de compartilhar o link deste post por aí, nas suas redes sociais e grupos de WhatsApp, sempre marcando seus amigos músicos.

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK