Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Músico que ajudou na criação das guitarras Fender morre aos 86 anos

      10 de julho de 2009 8:33 Por Cássio Lignani
      George Fullerton, parceiro de Leo Fender, morre aos 86 anos

      George Fullerton, parceiro de Leo Fender, morre aos 86 anos

      George Fullerton, músico parceiro de Leo Fender, morreu no último sábado (4/7) aos 86 anos. Ele sofreu uma insuficiência cardíaca congestiva em um hospital de Fullerton, cidade que fica na Califórnia, Estados Unidos.

      Fullerton foi encarregado de desenvolver as guitarras elétricas Fender Telecaster e Stratocaster para produção em série. Se a inovação, as ideias e os conceitos ficavam por conta de Leo Fender, a parte prática, que permitia que as guitarras fossem viáveis para produção em larga escala, ficava por conta de Fullerton.

      Em 1965, a Fender Musical Instruments foi vendida à companhia CBS. Fullerton continuou na empresa por mais cinco anos, mas acabou saindo por discordar dos novos donos.

      “Se o pessoal da CBS dissesse ‘Nós podemos economizar cinco centavos fazendo isso’, sua resposta seria ‘Sim, mas assim vocês vão ‘ferrar’ o cara que toca’. Dessa forma, houve um conflito ali”, disse Geoff Fullerton, filho do músico, ao Los Angeles Times.

      A parceria de Fullerton com Leo Fender só foi retomada em 1980 para criar a G&L Guitars, que não tem nenhuma relação com a Fender Musical Instruments, ainda pertencente à CBS.

      Além do filho Geoff, George Fullerton deixa uma filha e dois netos.

      Comente à vontade, mas pegue leve com os palavrões e/ou ofensas senão seu comentário pode ser editado ou deletado. =)