Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Run DMC chega ao fim

      22 de novembro de 2002 12:38 Por Cifra Club

      Um dia após o funeral de Jason "Jam Master Jay" Mizell, os integrantes remanescentes do Run DMC, Joseph "Run" Simmons e Darryl "DMC" McDaniels, anunciaram que o grupo chegou ao fim com a morte do companheiro. "Nós começamos juntos e queremos que o legado do Run DMC sempre reflita a imagem de nós três unidos", disse Simmons.

      Antes do Run DMC, hip hop era música para poucos iniciados. Quem quisesse ouvir esse tipo de música em casa teria que comprar compilações independentes que reuniam vários artistas, pois não era comum um grupo do gênero gravar um álbum inteiro. As rádios pop não tocavam esse tipo de som, a TV não dava destaque algum aos rappers e acreditava-se que tudo não passava de um fenômeno passageiro restrito à periferia das cidades americanas. Isso até o Run DMC se tornar um sucesso sem precedentes.

      Seu álbum Raising Hell, de 1986, foi o primeiro disco de rap a chegar ao topo da parada R&B da revista Billboard, fato que seria corriqueiro muitos anos depois. Também seria o primeiro LP de rap a conquistar disco de platina e a ficar entre os dez mais vendidos dos EUA. Milhões de pessoas em diversos países passaram a conhecer esse gênero musical graças ao Run DMC.

      O Top 5 da parada pop americana foi conquistado também em 1986, com o single "Walk this Way", uma mistura de rap com o hard rock do Aerosmith que faria história ao ser imitada de todas as formas posteriormente, criando um subgênero. Além disso, o clipe da música seria o primeiro vídeo de rap a entrar na programação normal da MTV. Assim o Run DMC conquistou o status de instituição do hip hop, com muito trabalho, criatividade, qualidade, sucesso e pioneirismo.

      Após se dedicar a diversas campanhas contra o avanço da criminalidade nos EUA, o Run DMC chega ao fim justamente devido ao assassinato de um de seus integrantes, Mizell. Por coincidência, o último lançamento do trio, a compilação de sucessos "High profile: The original rhymes", chegou às lojas poucos dias antes do lamentável incidente.

      Comente à vontade, mas pegue leve com os palavrões e/ou ofensas senão seu comentário pode ser editado ou deletado. =)