Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Sistema prisional dos EUA quer dar aos detentos o direito de usar iPod

      27 de fevereiro de 2012 20:30 Por Gustavo Morais

      Jamais seria redundante relembrar que no já distante 1958, Johnny Cash, ícone do country, fez uma apresentação na penitenciária de San Quentin, na Califórnia. Mais de cinco décadas depois do legendário espisódio, o sistema carcerário dos Estados Unidos está prestes a dar mais um exemplo de inclusão social e conceder a um seleto número de prisioneiros o direito de ouvir  música em um iPod.

      A cúpula do sistema prisional norte-americana está desenvolvendo um projeto para permitir que uma porção da população carcerária use os tradicionais  tocadores de MP3. Segundo informação divulgada pelo órgão com o jornal USA Today, o programa já vem sendo aplicado em uma cadeia feminina em West Virginia e o resultado tem sido melhor que o esperado. Com esta medida,  passar 23 horas recluso em uma cela de dois metros por três ficou um pouco menos doloroso, e um pouco mais sintonizado com o mundo exterior. Mas o plano não inclui acesso à internet e a seleção de músicas é limitada a um milhão de faixas; devidamente selecionadas pela  “Associação Americana da Indústria Fonográfica”, a RIAA.

      De acordo com o jornal o jornal San Francisco Chronicle, Matt Cate, o secretário do departamento correcional da Califórnia, demonstrou não entender como funestas qualquer possível regalia concedida aos detentos. “No fim das contas, eu gostaria de chegar ao ponto onde 95% de nossas prisões fossem lugares onde os condenados tivessem de tudo desde MP3, passando por XBoxes e TV a cabo. Eu não ligo, eles podem ter todas as facilidades possíveis, desde que eles sigam as regras… e nossos guardas estejam seguros”, disse.