Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Village People: justiça ordena partilha sobre direitos autorais

      9 de maio de 2012 13:40 Por Nath Plá

      Wills vestido como 'policial' durante os tempos de Village People

      Segundo o site da revista Billboard, um Juiz Federal da Califórnia concedeu ao vocalista original do Village People, Victor Willis, uma grande vitória na causa que tem sido acompanhada de perto pela indústria da música.

      Ano passado Willis reclamou para si sua parte em 33 músicas do grupo, incluindo o monstruoso sucesso “Y.M.C.A.“. A “Scorpio Music” e a “Can’t Stop Productions”, duas empresas que administravam os direitos autorais sobre as músicas do grupo, entenderam que Willis não poderia reaver o controle sobre as canções e levaram o caso aos tribunais.

      Na última segunda-feira (7), o Juiz da Califórnia, Barry Ted Moskowitz, rejeitou as alegações dos editores, encerrando o processo contra Willis. No caso, os editores argumentaram que a retirada dos direitos autorais feita por Willis devia ser julgada imprópria, pois, as músicas foram criadas por vários autores – não apenas Willis. Partindo desta condição, as empresas alegaram que para haver a  divisão, seria necessário que todos co-autores fizessem a reivindicação. Moskowitz rejeitou essa tese e em nome da côrte declarou que “um co-autor que separadamente transfere seus direitos autorais pode unilateralmente revogar a concessão”.