Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Fique por dentro do que rolou no Video Music Brasil 2012

      21 de setembro de 2012 0:46 Por Gustavo Morais

      Aconteceu, nesta quinta-feira (20), no Espaço das Américas, São Paulo, a 18ª edição do Video Music Brasil (VMB). Como de costume, a premiação da MTV indicou os melhores artistas musicais deste ano.

      É inegável o fato de que a MTV contemporânea prioriza programas humorísticos em detrimento à música. Partindo desta condição, a emissora  apostou em seu time de comediantes e mais alguns convidados para comandarem a apresentação da cerimônia. Esta estratégia não logrou o êxito esperado, pois nem todos os anfitriões da noite foram carismáticos a ponto de manter sintonia com a plateia. A apresentadora Patrícia Abravanel e o humorista Eduardo Sterblitch, no quesito simpatia, não decepcionaram. Já a socialite Val Marchiori e o jogador de futebol Emerson Sheik, em contrapartida, deixaram a desejar. A multifacetada Tatá Werneck, por sua vez, disparou as piadas menos engraçadas da noite.

      Menos abrangente do que a – não menos contestada – premiação do canal Multishow, a MTV organizou uma cerimônia com elementos diretamente direcionados ao movimento hip hop. Jogando com a torcida, em um ambiente decorado com pistas de skate e de bike, pesos pesados do rap como Planet Hemp, Marcelo D2, Projota, Emicida e ConeCrewDiretoria fizeram apresentações magistrais. Partindo da condição de que nenhuma premiação cultural pode ser engessada em apenas um gênero/estilo/tendência, a emissora usou do bom senso e abriu os palcos do evento para shows de artistas como Bonde do Rolê, Gal Costa, Agridoce e Karina Buhr. A dupla João Lucas & Marcelo fez um dueto com o humorista Bruno Sutter, o popular Detonator, em uma enfadonha versão heavy metal de “Eu Quero Tchu, Eu Quero Tcha“. Como era de se esperar, o grupo Racionais MC’s encerrou as festividades com um show apoteótico.

      Os vencedores da noite foram escolhidos pelo júri da premiação, a “Academia VMB”, que é constituído por críticos, jornalistas e formadores de opinião. As categorias “Hit Do Ano” e “Artista Internacional” foram definidas com o voto popular. A grande vitoriosa da noite foi a cantora Gaby Amarantos, que faturou três categorias.

      Com mais erros do que acertos, a MTV não conseguiu promover “o melhor Video Music Brasil de todos os tempos”.

      Confira a lista dos vencedores do VMB:

      Revelação: Projota
      Melhor Disco: BNegão & Seletores de Frequência – “Sintoniza Lá”
      Melhor Banda: Vanguart
      Artista Internacional: One Direction
      Melhor Artista Masculino: Criolo
      Melhor Capa: Gaby Amarantos – “Treme” (arte: Greenvision/Gotazkaen)
      Aposta da MTV: O Terno
      Melhor Música: Emicida – “Dedo na Ferida” (Emicida)
      Melhor Artista Feminino: Gaby Amarantos
      Hit do Ano: Restart – Menina Estranha
      Melhor Clipe do Ano: Racionais MC’s – Mil Faces De Um Homem Leal (Marighella) (dir. Daniel Grinspum)
      Artista do Ano: Gaby Amarantos