Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      McCartney diz que Stones só fizeram sucesso porque copiaram os Beatles

      11 de outubro de 2013 17:47 Por Gustavo Morais

      Paul e Mick durante algum momento da década de 60

      Em entrevista à US Radio, nesta sexta-feira (11), O músico Paul McCartney deu uma declaração no mínimo polêmica. Segundo Paul, os Rolling Stones só fizeram sucesso porque copiaram exatamente os passos dos Beatles.

      “Essa é a verdade. Observe a história. Os Beatles vão para os Estados Unidos, um ano depois eles também vão. Escrevemos o primeiro single deles, “I Wanna Be Your Man“. Mergulhamos na psicodelia, eles também entraram. Nos vestimos como feiticeiros, e eles também”, disse.

      As declarações de Sir Paul, um verdadeiro gênio da música, no entanto, estão equivocadas. Datado de junho de 1963, o primeiro single dos Stones foi “Come On“, um cover de Chuck Berry, que tinha como lado B a faixa “I Want to Be Loved“, um cover de Willie Dixon. Lançada como single em novembro de 1963, “I Wanna be Your Man” foi o segundo single da banda.

      No que diz respeito ao aspecto sonoro, por mais que tenham surgido na mesma época, Beatles e Stones bebiam em fontes um tanto quanto diferentes. Os quatro de Liverpool buscavam referência no lado mais pop da música negra americana. Já o quinteto de Londres, por sua vez, tinha como referência o blues e o rhythm’n'blues negro do Sul estadunidense.

      Independente de qualquer comparação, cada uma à sua maneira, ambas as bandas são importantes e influentes. Beatles e Stones são donos de um dos maiores tesouros musicais do século XX.