Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Morre João Araújo, produtor musical e pai de Cazuza, aos 78 anos

      2 de dezembro de 2013 8:05 Por Laiza Kertscher

      João faleceu no dia em que Cazuza foi homenageado em SP

      O produtor musical João Araújo faleceu, na manhã do último sábado (30), no Rio de Janeiro, aos 78 anos. João era pai do músico Cazuza e há 56 anos era casado com Lucinha Araújo. O produtor morreu em sua casa, vítima de uma parada cardíaca.

      João foi um dos mais importantes executivos da indústria fonográfica brasileira. Durante os 40 anos em que ficou à frente da Som Livre, o produtor responsável por impulsionar a carreia de artistas como Elis Regina, Caetano, Gal Costa, Djavan e Xuxa. Na década de 80, João também foi convencido a lançar o Barão Vermelho, banda que revelou seu filho Cazuza como músico.

      João permaneceu na Som Livre até 2005, quando se aposentou. Atualmente era presidente de honra da Associação Brasileira dos Produtores de Discos. A relevância do produtor para a indústria da música no Brasil foi reconhecida em 2007, quando ele recebeu um Grammy Latino por suas contribuições à gravação e produção fonográfica no Brasil.

      João faleceu no mesmo dia em que Cazuza foi homenageado com um holograma em um show gratuito no Parque da Juventude, em São Paulo. O produtor foi enterrado na tarde de sábado no Rio de Janeiro, no mesmo jazigo de seu filho.