Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Rock volta a dominar paradas musicais do Reino Unido

      12 de fevereiro de 2014 10:33 Por Laiza Kertscher

      Arctic Monkeys ajudaram a alavancar as vendas do rock

      A associação British Phonographic Industry (BPI) divulgou, na última terça-feira (11), informações sobre as vendas de discos e músicas no Reino Unido durante o ano de 2013. Segundo o relatório, o rock voltou a dominar a maior parte das paradas, superando o pop, que reinou durante os últimos dois anos.

      Discos de Rod Stewart, Arctic Monkeys, Bastille e Jake Bugg ajudaram compor o resultado, em que 40% dos 10.000 discos mais vendidos foram classificados como rock pela associação. No entanto, os cinco discos mais vendidos durante o ano foram classificados como pop, com trabalhos de artistas como One Direction e Emeli Sandé.

      “Enquanto o apelo do pop ainda seja forte, a popularidade do rock tende a ter seus momentos de altos e baixos”, disse Gennaro Castaldo, da BPI. “Com artistas como Arctic Monkeys, Jake Bugg e Bastille, que conquistam uma nova geração de fãs, o rock parece ter começado um novo e empolgante período”, acredita.

      Mas a música pop continua representando boa parte da preferência dos jovens, com 36,2% do singles vendidos sendo classificados nesse gênero. A música dance também teve seu espaço no Reino Unido no ano passado, tendo seu maior número de vendas desde 2006.