Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Pesquisa descobre pessoas com cérebros imunes à música

      24 de março de 2014 10:44 Por Gustavo Morais

      A música não emociona a todos

      “A vida sem música seria um erro”, já dizia o filólogo, filósofo, crítico cultural, poeta e compositor alemão Friedrich Nietzsche. Um estudo da revista científica Current Biology, no entanto, revelou a existência de pessoas que não sentem prazer em ouvir música.

      A pesquisa partiu da condição de que a música passa por vias nervosas únicas no sistema de recompensa, o mesmo que gera a sensação de prazer vinculado à comida, ao sexo e ao dinheiro. Logo, os pesquisadores investigaram as próprias vias nervosas musicais, responsáveis pela liberação de dopamina no cérebro, e procuraram pessoas com “Anedonia Musical”, ou seja, que não sentem nenhum tipo de emoção ao ouvir sequências harmônicas ou quaisquer tipos de melodia.

      Durante a experiência, os voluntários foram orientados a ouvirem 13 peças musicais, entre elas Vivaldi, Puccini e outras três músicas do gosto pessoal. Na sequência, os voluntários receberam estímulos visuais associados ao ganho ou perda de dinheiro. Os portadores de “Anedonia Musical” não apresentavam nenhuma reação fisiológica diante da música, mas respondiam diante da possibilidade de ganhar ou perder dinheiro.

      A característica de não reagir aos estímulos musicais foi batizada de “Amusia”. Segundo os cientistas, ela pode ser encontrada em até 3% da população. Portanto, amigo leitor, aquela garota da música do Kid Abelha que diz que “solos de guitarra não vão me conquistar” existe mais do que você possa imaginar!