Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Paciente canta e toca violão durante cirurgia no cérebro; veja

      3 de junho de 2015 14:04 Por Gustavo Morais

      Paciente usou dom artístico para ajudar médicos durante cirurgia (Foto: Hospital Nª Sª da Conceição/Divulgação)

      Que a música é um dos antídotos mais poderosos contra qualquer adversidade, ninguém duvida. Começou a circular na web, nesta quarta-feira (3), no entanto, um vídeo que reforça a importância da música na vida das pessoas. Nas imagens, um paciente toca violão e canta durante uma cirurgia de retirada de um tumor no cérebro.

      Anthony Kulkamp Dias cantou e tocou violão durante a cirurgia que foi realizada, na última quinta-feira (28), em um hospital na cidade de Tubarão, em Santa Catarina. O objetivo da música era avaliar se o lado bom do cérebro não seria afetado durante o procedimento. Enquanto esteve na mesa de operação, Anthony interpretou músicas como “Yesterday”, dos Beatles, “Bem Maior”, do banda Roupa Nova, “Telefone Mudo”, do Trio Parada Dura, e até uma canção autoral.

      A cirurgia contou com equipe de seis profissionais, entre neurocirurgiões, anestesista, instrumentadora cirúrgica e fonoaudióloga.

      Dê o play e assista a um trecho da cirurgia musicalizada:

      Em conversa com o portal G1, o anestesista Jean Abreu Machado explicou que “as neurocirurgias são realizadas com o paciente sob anestesia geral e ausência de dor, mas quando o tumor está próximo a áreas como a da fala e movimentação, há risco de perda das funções, caso elas sejam lesadas durante o procedimento. Por isso, é importante manter o paciente acordado”. “As áreas com funções especiais podem ser monitoradas em tempo real. Assim, são menores as chances de lesão e é possível uma otimização do tratamento”, comentou.

      De acordo com a assessoria de imprensa da hospital, o paciente alertava os médicos quando sentia dormência em alguma parte do corpo. A previsão é de que Anthony Kulkamp Dias  receba alta nesta quarta-feira (3).

      Relembrar é viver, amigo leitor!

      Em 2013, ator e músico Brad Carter passou por uma cirurgia cerebral. Enquanto os médicos implantavam um marca-passo em seu cérebro, Carter tocou guitarra. A operação foi feita no Centro Médico da Universidade da Califórnia.