Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Discos passam a sair na mesma data em todo o mundo

      12 de junho de 2015 12:03 Por Laiza Kertscher

      Alteração visa driblar a pirataria de novos discos

      Para driblar a pirataria, a Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI) anunciou que novos álbuns de música serão lançados apenas às sexta-feiras para sincronizar as datas de lançamento em todo o mundo. A medida está valendo desde a última quarta-feira (10) e foi aprovada por selos, empresas e artistas. O IFPI representa 1.300 gravadoras em todo o mundo.

      A ideia é que pessoas de todos os países possam comprar as novidades da música ao mesmo tempo, para desistimular a pirataria. Antes, vários mercados recebiam novos discos antes que outros países, fazendo com que aqueles recebiam as músicas primeiro rapidamente as colocassem online, à disposição de todo o mundo.

      “O mesmo dia da lançamento em todo o mundo reflete melhor as realidades do setor”, disse Glen Barros, presidente da gravadora Concord Music Group, de artistas como Paul McCartney e Paul Simon.

      Para divulgar a medida, a IFPI adotou o slogan “New Music Fridays” (“Música nova às sextas”, em português). O dia foi escolhido pois os atores do setor argumentam que existem mais consumidores ocasionais de música no início do fim de semana.

      A medida entrou em vigor em 45 mercados, incluindo alguns como Alemanha e a Austrália, onde os discos já eram sempre colocados à venda nas sexta-feiras. Apenas no Japão os discos para o mercado interno continuarão a ser lançados nas quarta-feiras.