Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Pesquisa indica que gosto musical revela como as pessoas pensam

      29 de julho de 2015 15:57 Por Gustavo Morais

      Metallica é uma das preferências dos "sistemáticos", diz pesquisa

      Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, descobriu que o gosto musical de um indivíduo pode dar pistas sobre a maneira como ele pensa. A pesquisa foi publicada na plataforma Plos One, na semana passada.

      Segundo o estudo, as pessoas que têm a característica da empatia, isto é, maior capacidade de se identificar com outra pessoa, preferiram canções mais suaves, de baixa energia. Por outro lado, os mais sistemáticos - pessoas que procuram analisar padrões no mundo – optaram por punk, heavy metal e músicas em geral mais complexas.

      Metodologia

      Para conduzir o estudo, os pesquisadores recrutaram 4 mil participantes, que foram submetidos a diferentes testes.

      Em um primeiro momento, os participantes preencheram questionários com afirmações arquitetas para investigar se eram mais “empáticos” ou “sistemáticos”. Um dos questionamentos, por exemplo, quis saber se o voluntário tinha interesse por design e construção de motores de carro, bem como se havia habilidade em prever o sentimento das pessoas.

      Na sequência, os participantes foram submetidos a 50 trechos de músicas, de 26 estilos diferentes e tiveram que dar notas de 1 a 10 para cada trecho. Pessoas com altos níveis de empatia tiveram maior inclinação a gêneros como R&B, soft rock e folk, além de ter conexão com músicas como a versão de Jeff Buckley para “Hallelujah”, de Leonard Cohen.

      Já os que se aproximaram mais do perfil sistemático tiveram tendência a gostar de heavy metal e de jazz contemporâneo. As pessoas desse grupo se aproximaram bastante de músicas como “Enter Sandman”, do Metallica.

      Os pesquisadores afirmam que o trabalho pode ter implicações para a indústria musical. Para David Greenberg, doutorando em Cambridge, os resultados da pesquisa podem servir de parâmetro para que serviços de música online alinhem as recomendações musicais oferecidas aos usuários.