Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Vencedor do Prêmio literário Man Booker se inspirou em Bob Marley

      14 de outubro de 2015 10:48 Por Damy Coelho

      O escritor jamaicano Marlon James, durante a premiação

      O vencedor do prestigiado Prêmio Man Booker, o jamaicano Marlon James, se inspirou em outro ilustre jamaicano, Bob Marley, para escrever “A Brief History of Seven Killings”,  obra que rendeu a ele o prêmio de 2015. 

      O livro, ficcional, tematiza um atentado a Bob Marley, com a intenção de assassiná-lo. Além disso, a obra narra ascensão do tráfico de drogas na Jamaica e tem um capítulo todo escrito em patois (língua jamaicana). A primeira obra do escritor foi classificada como o “mais empolgante” de toda a lista da premiação segundo Michael Wood, um dos jurados.

      Durante a premiação, que aconteceu no último dia 13, o escritor afirmou: “Espero que essa vitória traga mais visibilidade para o que vem da Jamaica e do Caribe. Nós somos novas vozes que tematizam a sociedade contemporânea, estamos explorando o que há por trás das políticas, por trás da colonização”, completa. Segundo ele, Bob Marley foi um dos primeiros a reconhecer que a voz que saía de nossas bocas era uma voz legítima para a poesia”.

      O Man Booker é um dos mais importantes prêmios da literatura. Concorrem autores vivos que escrevem em língua inglesa e são pertencentes a países da República da Irlanda e da Comunidade das Nações britânicas.