Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Natiruts lança DVD ao vivo para celebrar o reggae brasileiro

      16 de outubro de 2015 9:24 Por Damy Coelho

      Uma das bandas mais representativas do reggae nacional, O Natiruts está lançando o seu segundo DVD ao vivo. Clássicos Reggae Brasil foi gravado em Salvador e busca retratar a história de mais de quinze anos de sucesso do grupo de Brasília por meio de releituras de grandes composições nacionais do reggae.A novidade fica por conta das participações especiais de Ivete SangaloArmandinho, Edu Ribeiro, Edson Gomes, Gilberto Gil, Toni Garrido (Cidade Negra), Saulo Fernandes, Marcelo Mira (Alma Djem), Zeider Pires (Planta & Raiz), Hélio Bentes (Ponto de Equilíbrio), Tati Portella e Sander Fróis (Chimarruts), Duda Diamba, Marceleza (Maskavo) e Sine Calmon.

      Confira algumas fotos da gravação:

      “A pluralidade foi o principal critério para a escolha das participações”, explica Alexandre Carlo, vocalista do grupo, em entrevista exclusiva ao Cifra Club News. “Sobre o repertório, optamos por demonstrar a variedade de estilos na forma de se fazer reggae. Desde o “roots” tradicional do Ponto de Equilíbrio, passando pelo reggae tipicamente baiano de Edson Gomes, até o reggae praiano do Armandinho. A gente queria escolher mais artistas, mas infelizmente não cabia no espaço de uma hora e meia do show. Essa seleção foi, com certeza, a parte mais difícil do processo”, afirma.

      Já a escolha de Salvador para a gravação do álbum foi um capítulo à parte. Não foi apenas a beleza natural da capital baiana que contou como critério de escolha. “Em Salvador, o reggae não é apenas um estilo musical admirado pelas pessoas. O reggae é cultura, está nas esquinas, faz parte do dia a dia do povo da Bahia. Não podia ser em outro lugar”, comenta Alexandre.

      Celebração da carreira dentro e fora do país

      Recentemente, o grupo fez uma turnê internacional passando por países como Chile, Portugal e Argentina. O trabalho bem sucedido no exterior rendeu ao grupo destaque na lista da Billboard, dos músicos brasileiros mais ouvidos no exterior. O Natiruts chegou até a ultrapassar artistas renomados, como Tom Jobim.

      Foi incrível ver o nosso nome nessa lista. O mais bacana é saber que fora do Brasil as pesquisas realmente refletem a realidade e a importância de cada artista. Independente do nível de exposição a que ele se submete. Achei ótima a iniciativa. E o público internacional sempre nos recebeu muito bem”, afirma o vocalista.

      Mas se engana quem pensa que a história do Natiruts é resumida apenas em sucessos. Como toda banda, os integrantes precisaram lutar muito para atingir um lugar de destaque no mercado. Logo nos primeiros anos de carreira, precisaram mudar o nome para fugir de um processo – já que outra banda alegou ter um nome semelhante a “Nativus” há mais tempo. Além disso, muita gente não sabe, mas o grupo que vendeu 40 mil cópias do disco de estreia, de forma totalmente independente, já se viu sem gravadora nos anos de auge da carreira. Mas isso não pareceu um empecilho para os brasilienses, que conseguiram emplacar sucessos nas rádios mesmo em condições mais enxutas.

      A qualidade da banda em fabricar verdadeiros hits dentro do estilo reggae (antes, um nicho musical muito fechado), fez com que o Natiruts alavancasse o estilo para as rádios e incentivasse outras bandas do gênero a lutarem por um lugar ao sol. Tudo indica que a banda tem todos os critérios para continuar no caminho do sucesso.

      O DVD Clássicos Reggae Brasil já pode ser adquirido por meio das seguintes plataformas online:

      Download: http://smarturl.it/NatiReggaeBrasil

      Streaming: http://smarturl.it/NatiReggaeBrasil.S