Notificações Amigos pendentes

      Cifra Club News

      Pearl Jam

      3 de dezembro de 2005 Por Cifra Club

      Numa noite de paixão e emoção, Pearl Jam mostra como se faz um verdadeiro show de Rock

      Texto por Leonardo Leomil

      Contar o que aconteceu no fim de tarde e início de noite de sábado, 3 de dezembro, é difícil. Mas vamos lá. O show começou às 19h19. Com o dia ainda claro, o Pearl Jam subiu no palco e mandou “Breakerfall”. O Pacaembu inteiro pulou. A qualidade do som era perfeita. Logo de cara o público empolgou. A emoção estava só começando.

      O destaque no palco é para Eddie Vedder. Surpreendeu a galera com esforçadas palavras em português. Isso mesmo. Logo após a terceira música da noite, disse algo como: “Obrigado por nos esperarem todo esse tempo. O que nos estávamos pensando em não vir aqui antes?”.

      “Even Flow” foi o primeiro momento mágico do show. Quase quinze anos após o lançamento do Ten (primeiro álbum da banda), 40 mil pessoas cantaram o refrão desse clássico como se ele fosse um hit do momento. Parecia que aquele seria o auge da noite, mas “Daugther” e “Jeremy” mostraram logo em seguida que o Pearl Jam é uma banda de muitos clássicos.

      Um pequeno erro na introdução de “Eldery Woman Behind The Countering Small Town” foi levado com muito bom humor pelo vocalista. A balada foi acompanhada por celulares brilhando. Coisa linda de se ver.

      Vedder volta a surpreender a galera novamente quando em português falou: “A minha primeira vez em São Paulo foi há sete anos atrás, acompanhando os Ramones. Sentimos saudades. Sei que eles amavam o Brasil”. A galera em coro… “hey, ho… Let`s go”. Introdução perfeita para I Believe in Miracles (cover dos Ramones).

      “Do The Evolution” fechou a primeira parte do show. Quando o Pearl Jam saiu do palco eram 20h38. Nessa hora, o público lembrou – não de forma elogiosa – do prefeito de São Paulo, que permitiu a realização do show desde que acabasse antes das 22 horas. Antes cedo do que nunca.

      Enquanto isso, grandes letras surgiram nas cadeiras amarelas. Elas diziam “Black”. Mas Vedder voltou ao palco sozinho para tocar “You’ve Got to Hide Your Love Away”. Emocionado, mal conseguiu acabar a música. Logo em seguida, “Better Man” começa a tirar as primeiras lágrimas dos fãs mais apaixonados pela banda. O clássico e talvez a música mais aguardada da noite, “Black”, terminou de derreter os admiradores da banda. Todos já estavam rendidos a Vedder que, em uma interpretação perfeita, cantava tão empolgado como fosse sua primeira vez em um show como aquele. “Ontem a noite foi boa. Mas hoje está muita melhor”, disse em inglês no final da música.

      Dois integrantes do Mudhoney (banda de abertura da noite) voltam ao palco para tocar “Kick Out the Jams”, do MC5, com o Pearl Jam. No final da música, todos se despedem como se fosse o final. O público pede bis e começa a cantar “Alive” por conta própria. “Uma mais. Duas mais. Três mais. Quantas mais?”, provoca Vedder em português. Mas só na terceira música do bis que o Pacaembu voltou a vibrar. “Alive” foi cantada verso por verso. Nem os refletores do estádio acesos no meio da canção cortaram o clima eufórico da multidão.

      Uma versão genial de “Rockin in the Free World”, do Neil Young, fechou um show perfeito, cheio de emoções e grandes músicas. Tudo que os fãs esperaram nesses quinze anos. Tudo que um show de Rock ‘n Roll precisa ter estava lá. Nem a luz do final de tarde, nem as luzes acesas antes do tempo conseguiram ofuscar o brilho do Pearl Jam. As atitudes da banda, seu som cada vez mais maduro, sua performance apaixonada e o respeito pelos fãs, estava tudo no palco nesse dia 3 de dezembro. Qualidades que poucas bandas grandes vêm demonstrando nos últimos anos aqui no Brasil.

      Antes de partir, por volta das 21h30, Vedder agradece aos vizinhos por agüentarem o barulho e aos fãs, por serem barulhentos. Que é isso! Nós é que agradecemos.

      Pearl Jam: Set List (03/12/05)

      1. Breakerfall
      2. Corduroy
      3. Save You
      4. Animal
      5. Given to Fly
      6. Even Flow
      7. I Am Mine
      8. Lukin
      9. Sad
      10. Present Tense
      11. Daughter
      12. Not For You
      13. Jeremy
      14. Bleed For Me
      15. State of Love and Trust
      16. Elderly Woman Behind the Counter in a Small Town
      17. I Believe in Miracles
      18. Do the Evolution
      19. You’ve Got to Hide Your Love Away
      20. Better Man
      21. Black
      22. Kick Out the Jams
      23. Whipping
      24. Crazy Mary
      25. Alive
      26. Rockin in the Free World
      Comente à vontade, mas pegue leve com os palavrões e/ou ofensas senão seu comentário pode ser editado ou deletado. =)